De 1900 a 1929

História do nascimento de Alexandrino Garcia

No dia 03 de abril de 1907, em Portugal, José Alves Garcia e Josefina Agostinho Garcia comemoram a chegada de seu filho Alexandrino Garcia. Eles ainda não sabiam, mas seu nascimento marcava o começo da história do grupo Algar.

 Casa onde nasceu Alexandrino Garcia na Lapa do Lobo em Portugal. Foto tirada em 1984.

Na mesma década, no ano de 1909, é criada uma empresa para a exploração dos serviços telefônicos em São Pedro do Uberabinha (MG), a Irmãos Teixeira.
O encontro dessas histórias será o marco para a construção de um Grupo de sucesso, que faz parte da memória de Uberlândia – MG.

Chegada de Alexandrino Garcia ao Brasil

Em 1914, José Alves Garcia saiu de Portugal, onde deixou sua família, para vir ao Brasil em busca de novas oportunidades, quando se tornou funcionário da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro em São Pedro do Uberabinha (atual Uberlândia – MG).

Estação ferroviária Mogiana em São Pedro do Uberabinha (atual Uberlândia – MG)

No ano seguinte, em Portugal, seu filho Alexandrino começou a trabalhar, aos oito anos de idade, em uma fábrica de carbureto próxima à sua casa, para auxiliar sua família.

Após alguns anos de trabalho, em 1919, José Alves Garcia finalmente conseguiu retornar à Portugal e buscar sua família para viver no Brasil, na cidade de São Pedro de Uberabinha, atual Uberlândia-MG.

No mesmo ano, a firma Irmãos Teixeira recebeu a concessão para exploração dos serviços de comunicações telefônicas no município de São Pedro de Uberabinha.

História de Alexandrino Garcia e a telefonia em Uberlândia

Em 24 de fevereiro de 1926, a Câmara Municipal de São Pedro do Uberabinha aprovou a renovação do contrato de concessão da Companhia Irmãos Teixeira, para a exploração dos serviços telefônicos.

No dia 26 de novembro de 1929, Alexandrino Garcia casou-se com Maria Silva Garcia.

Alexandrino Garcia e Maria Silva Garcia em seu casamento.
Chegada de trem na estação Mogiana em Uberlândia – MG em 1929.
De 1930 a 1939