De 1940 a 1949

História do grupo Algar na década de 40

Irmãos Garcia & Companhia Ltda

A década foi marcada pelo desafio de José Alves Garcia e Alexandrino de desenvolverem soluções que trariam empregos para toda a família.

Divulgação da empresa Irmãos Garcia na década de 1940

Uma parceria entre Alexandrino Garcia, João Naves de Ávila e Nicomedes Alves dos Santos resultou na aquisição do Jornal Correio de Uberlândia no ano de 1940. O jornal havia sido fundado dois anos antes.

Em 1940 o Jornal Correio foi adquirido por Alexandrino Garcia, João Naves de Ávila e Nicomedes Alves dos Santos.

Alexandrino Garcia montou sua primeira empresa em 1941, a Alexandrino Garcia e Irmãos, que começou como um posto de gasolina e serviços. Sua dedicação e trabalho conquistaram a confiança do mercado. Por isso, em 1943, a General Motors concedeu liberação para que a empresa Alexandrino Garcia e Irmãos distribuísse seus produtos, por meio de uma revendedora Chevrolet.

Em 1945, a família Garcia decidiu unificar suas empresas, José Alves Garcia e Filhos e Alexandrino Garcia e Irmãos, para se tornarem a Irmãos Garcia e Companhia Ltda., que funcionou durante mais de 50 anos como revenda da General Motors.  

 Inauguração da loja Irmãos Garcia em Uberlândia, MG, 1947.

Em 1949, Walter Garcia, filho mais velho de Alexandrino Garcia, e Gabriel Isaac Tomé fundaram a Intermáquinas Ltda., concessionária internacional Harvester, que posteriormente se transformou em uma revenda Willys e depois Ford.

Em paralelo aos acontecimentos com a Família Garcia, a década de 40 marcou um período de expansão para a Empresa Telefônica Teixeirinha, que ampliou sua rede em várias cidades do interior mineiro. No início da década, a Empresa Telefônica Teixerinha inaugurou a primeira central telefônica automática de Uberlândia (MG), com capacidade inicial para 500 números, em um prédio próprio na Avenida João Pinheiro.

Prédio da Empresa Telefônica Teixeirinha, na Rua Vigário Dantas em Uberlândia-MG, em 1941.
De 1930 a 1939 De 1950 a 1959