De 1980 a 1989
Na década de 80, o grupo Algar e suas empresas tiveram sua história marcada pela estruturação de suas áreas de atuação.
No ano de 1982, foi constituído formalmente o Grupo ABC, com a criação da Holding que tinha como objetivo estruturar as áreas de controle, planejamento e administração das empresas:
ABC Sistemas (área de Eletrônica e Informática);
ABC A & P (agropecuária) – ABC INCO (Indústria e Comércio);
ABC V & A (Veículos e Aeronaves);
No mesmo ano, foi realizado o primeiro encontro Prodex, no Rio de Janeiro, que contou com a participação dos executivos do grupo Algar na época.
Em 1987, o Comendador Alexandrino Garcia repassou a liderança das empresas para seu filho, Luiz Alberto Garcia. Na época, o Grupo contava com 64 empresas diferentes, atuando em 40 ramos de atividade. Apesar do crescimento das empresas, o cenário era de estagnação econômica.
Por isso, em 1989, foi realizada a contratação do executivo italiano Mario Grossi como vice-presidente executivo da Holding, com o desafio de ajudar na reestruturação necessária para os negócios. Mario instituiu a filosofia Empresa Rede, que reagrupou empresas por setor de atividade. No ano, o número de empresas foi reduzido para 28.
Foi a partir de 1989 que o nome Algar passou a ser usado para nomear o grupo de empresas como ABC Algar, homenageando Alexandrino Garcia.
Ao longo de sua vida, o empresário Alexandrino Garcia recebeu diversas homenagens, sendo que as principais registradas na década de 80 foram:
Luiz Alberto Garcia também recebeu diferentes homenagens a partir da década de 80, quando passou a liderar as empresas do grupo:
Na década de 80, a CTBC expandiu a sua atuação para 20 cidades e 7 distritos, reforçando o seu compromisso em levar as telecomunicações a todas as localidades de sua área de atuação, independentemente do porte.
Algumas centrais telefônicas foram inauguradas na cidade de Uberlândia e Ituiutaba:
Com o avanço tecnológico, a CTBC ativou os serviços de DDD e DDI em diversas localidades, tornando a comunicação mais ágil nas cidades em que atuava.
Além dos serviços de voz, a CTBC trouxe algumas novidades no setor de telefonia, tais como:
Nos anos de 1980, a CTBC se destacou por seu pioneirismo em diversos serviços como:
No ano de 1983, a Algar Aviation expandiu sua possibilidade de negócios com a homologação pela Embraer para manutenção em Aeronaves com porte de até cinco toneladas.
A Algar Agro investiu em suinocultura para diversificar atividades e aproveitar sua infraestrutura em 1987.
O Rio Quente Resorts lançou a Rádio Pousada no ano de 1985. Já em 1986, construiu uma pista de Moto Cross, que foi inaugurada com o Campeonato Brasileiro da categoria.
Em 1986, a Algar Mídia se tornou a principal acionista do Jornal Correio de Uberlândia, assumindo a sua direção.
Na década de 80, o Grupo expandiu seus negócios de atuação e criou novas empresas, até a reestruturação em 1989.
Em 1981 e 1982, foi adquirido o controle acionário das empresas italianas, Telettra no Brasil Telecomunicações S/A e Auso Italtel.
Todas essas atividades foram descontinuadas na década de 90, quando foi definido um novo direcionamento estratégico para as empresas do Grupo.
Outras empresas criadas neste período foram vendidas ou desativadas mais tarde, por diferentes motivos: