Buscamos a evolução contínua do nosso Modelo de Governança por meio da implementação de princípios e práticas reconhecidos internacionalmente, para garantir a perenidade do grupo Algar, a prática do Propósito e dos Valores e o compromisso de servir com agilidade. O objetivo é o desenvolvimento de soluções inovadoras capazes de gerar prosperidade a todos os stakeholders.
Fomos membros do Latin American Companies Circle of Corporate Governance, fórum criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela International Financial Corporation (IFC), do Banco Mundial, formado por 14 empresas líderes latino-americanas, que atuou de 2010 a 2021 a fim de fornecer contribuições do setor privado para o desenvolvimento regional de governança corporativa e compartilhar suas experiências.
Confira a linha do tempo dos principais fatos desde sua constituição e implementação na década de 80:
1985 – 1º Relatório Anual
1988 – Auditoria Externa (BIG 5) e Auditoria Interna
1989 – Profissionalização da Gestão Executiva, com CEO profissional
1991 – Formação do Conselho Consultivo
1996 – IFC – Acionista Minoritário
1999 – Formação do Conselho de Administração, com Conselho Profissional
2001 – Formação dos Comitês do Conselho
2005 – Avaliação Anual do Conselho
2010 – Gestão de Riscos
2012 – Relatório Anual de Sustentabilidade em GRI
2014 – Programa de Compliance e Canal de Denúncias
2016 – Diretrizes da Governança Algar
2018 – Evolução estrutura de Governança
2020 – Novo modelo de gestão corporativa da Holding, sem CEO e com suporte ao Conselho de Administração e acionistas
2021 e 2022 – Revisão dos documentos normativos corporativos e de governança corporativa da Algar S/A
2024 – Atuação de conselheiros especialistas nos setores
Reconhecimentos:
– Prêmio IBGC de Governança em 2009;
– Prêmio OEB de Governança em 2010;
– Latin American Companies Circle (membro) em 2010;
– Hoft Família Brasileira em 2011;
– Livro IBGC Case Algar em 2011;
– IFC case de website Algar em 2013;
– Prêmio Abrasca de Melhor Relatório Anual Algar Telecom e Algar Agro em 2013.
O Conselho visa a criação sustentável de valor e a perenidade do grupo Algar, e desenvolve suas atribuições com base na cultura do Grupo. É responsável pelas decisões estratégicas sobre alocação e retorno de capital, performance, gestão de riscos e pessoas, bem como por ser o Guardião do Propósito, dos Valores, do Código de Conduta, do objeto social e do sistema de Governança Corporativa da Algar S/A.
Prezando pela diversidade de perfis, conta com seis integrantes, sendo dois independentes, sem vínculo com a Companhia ou com a família controladora. Nosso Estatuto estabelece a vedação do acúmulo de cargos executivos e de Conselheiros.
Uma vez a cada mandato, o órgão é avaliado em quatro dimensões: enquanto colegiado, os conselheiros individualmente, o Presidente do Conselho e avaliação pela Gestão das empresas. O funcionamento do Conselho, bem como suas responsabilidades e relacionamentos, está definido em Regimento Interno, conforme recomendações do Código de Boas Práticas de Governança Corporativa (IBGC).
Desde 2002, os membros da Família Garcia contam com um fórum de discussão sobre temas relacionados aos seus três papéis fundamentais: Família, Trabalhadora e Proprietária. Atualmente, o Conselho de Sócios é composto por 9 membros entre acionistas e descendentes diretos e baseia sua atuação na Constituição da Família Garcia.
1991 – Holding Familiares e assinatura do 1º Acordo de Acionistas (irmãos).
2000 – Participação familiares em curso no IMD/Lausanne. Workshop da Família com o professor Alden Lank do IMD.
2001 – Constituição da Família Garcia.
2002 – Criação do Conselho de Família. 1º Encontro Anual da Família Garcia.
2008 – Revisão do Acordo de Acionistas (primos). Fundo de Formação. Fundo de Liquidez.
2009 – Programa de Trainee.
2011 – Implementação do PDI, Carreira e Vida.
2016 – Criação do Conselho de Sócios.
2017 – Estruturação da Academia de Acionistas
2018 – Criação do Comitê de Educação e Desenvolvimento.
2019 – Revisão da Constituição da Família Garcia pela 4ª geração.
2020 – Programa de Ouvintes da 4ª geração.
2021 – Evolução da Governança Familiar com a unificação das discussões no Conselho de Sócios e assessoramento pelos Comitês de Família, de Empreendedorismo e de Educação e Desenvolvimento.
Eliane Garcia Melgaço ( 2016 – 2020) – 3ª geração da Família Garcia – é graduada em Administração de Empresas pela PUC/MG e Master in Business Administration (MBA) pela Catholic University (Washington DC – USA). Também participou do PGA (Programa de Gestão Avançada) da Fundação Dom Cabral e do curso Leading the Family Business do Insead em Lausanne. Trabalhou em empresas como Banco Nacional, Cartão Unibanco e ATL nas áreas de marketing e de relacionamento e comercial. Foi representante do Brasil no Conselho do FBN International de 2014 a 2015. Atualmente Eliane é membro do Conselho de Administração da Algar Telecom, Diretora de Gente do Grupo Algar e Coordenadora dos Comitês de Gente da Algar e da Algar Telecom.
Tassio Alexandre Garcia (2021 – 2022) – 4ª geração da Família Garcia – é graduado em Administração pelo INSPER. Participou do curso de Family Business pela Harvard Business School e do EY NextGen Academy Advanced Program pelo Insead.
Caio Augusto Garcia (2023 – atualmente) – 4ª geração da Família Garcia – é graduado em Matemática e Filosofia pela Fordham University. Participou do curso de Family Business pela Harvard Business School e do PDA (Programa de Desenvolvimento do Acionista) da Fundação Dom Cabral.
Eleusa Maria Garcia Melgaço (2002 a 2013) – 3ª geração da Família Garcia – é formada em Administração de Empresas pela Faculdade Milton Campos e em Arquitetura de Interiores pela Fundação Mineira de Artes – FUMA em Belo Horizonte, MG. Dirigiu por 13 anos a ABC Turismo, operadora em Minas Gerais representante do Rio Quente Resorts e foi membro do Comitê de Governança Corporativa da AMCHAM – MG. Ex-presidente do FBN – Family Business Network Brasil, participou da Comissão de Empresas Familiares do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e do Grupo de Mulheres do Brasil. Atualmente é Conselheira do Grupo Algar e do Granja Marileusa, e Chairwoman do Instituto Algar.
Mariella Florentino Garcia (2014 a 2017) – 4ª geração da Família Garcia – é bacharel em Psicologia pela UNITRI – Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia, MG. Participou de um programa de trainee na empresa Bettys and Taylors of Harrogate, na Inglaterra. Esteve à frente da área de comunicação do Instituto Algar, planejando ações de comunicação e marketing com os vários públicos de relacionamento do Instituto, além do monitoramento de dois projetos sociais da empresa. Possui certificação Master Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) pelo Instituto VOCÊ. Sócia-proprietária das empresas do grupo Irmãos Garcia, que atuam no ramo automotivo com oficinas multimarcas. Especialista em Family Business pela Harvard Business School e Kellog Northwestern.
Ana Marta Garcia (2018 a 2021) – 3ª geração da Família Garcia – é formada em Comércio Exterior com foco em importação e exportação na Escola Prealpina de Lausane na Suíça. Cursou por três anos a faculdade de Hotelaria e Turismo na Uniube em Uberlândia. Fez curso de especialização no Ensead na França. Trabalhou no setor de marketing na Algar Telecom. Foi conselheira por dois anos no Rio Quente Resorts.
O grupo Algar é reconhecido também como referência em governança familiar, buscando sempre evoluir as melhores práticas.
A Família Garcia conta com a Academia de Acionistas, que assessora o Comitê de Educação e Desenvolvimento na missão de garantir o desenvolvimento contínuo dos acionistas e herdeiros.
A Academia de Acionistas acredita que a evolução em formação e desenvolvimento da família é contínua, e os desafios também. Pensando nisto, tem o grande propósito de estruturar ações educacionais individualizadas e coletivas, alinhadas aos desafios da família empresária e negócios.
Esses são os valores da Família, definidos pela 4ª geração:
ADAPTABILIDADE
Estar aberto ao novo, se adaptando às mudanças da sociedade, da família e dos negócios.
COMPROMETIMENTO
Dar prioridade, com responsabilidade, aos objetivos acordados entre nós.
INTEGRIDADE
Viver e praticar com coerência os nossos valores.
PERSISTÊNCIA
Não desistir de um objetivo mesmo ao enfrentar obstáculos.
CORAGEM
Enfrentar os medos mensurando os riscos.
SENSO DE COLETIVIDADE
Adaptação em relação às diferenças e desigualdades. As vontades coletivas são mais importantes que as individuais.
RESPEITO
Demonstrar um sentimento construtivo por uma pessoa por meio de suas ações. Entender as diferenças de cada um e não julgar.
Confira o manifesto da Família, escrito pela quarta geração, quando revisou a Constituição:
“Somos fruto de muitas histórias.
Histórias feitas de trabalho, garra e coragem.
De pessoas que deram o exemplo,
que lutaram e melhoraram a vida dos outros.
Elas são nosso orgulho e nossa admiração.
Somos uma família de gente que serve gente.
Queremos impactar os outros positivamente.
Temos consciência da responsabilidade
e das oportunidades que se apresentam.
Nós prezamos pelas relações familiares
e honramos o nosso passado.
E assim como o que nos trouxe até aqui,
desejamos deixar um legado positivo
para os que virão.
Só assim poderemos construir um futuro
com união, portas abertas e transparência.
Nossas diferenças nos unem.
Nossa igualdade nos impulsiona.
Mas é a paixão, o orgulho e o respeito
que nos fazem existir e seguir adiante.
Por isso, nos comprometemos com esse legado.
Seremos propagadores desse propósito.
Uma família de Gente que serve Gente.”