De 1970 a 1979
A capacidade de inovar e de buscar novas oportunidades fez com que os filhos de Alexandrino Garcia seguissem os passos do pai. Além de trabalhar no crescimento das empresas já existentes, Alexandrino e seus filhos diversificaram os negócios da família para novas áreas de atuação na década de 70.
A década de 70 foi marcada por uma forte expansão e crescimento da CTBC, que adquiriu controle acionário e administração de diversas empresas do setor em Minas Gerais e São Paulo, expandindo seus serviços para várias cidades no interior mineiro e paulista.
Em 1971, a CTBC assumiu o controle acionário e a administração da Empresa Telefônica de Uberaba S/A, Etusa, e da Cia Telefônica Alta Mogiana (MG).
Um novo desafio surgiu para a CTBC com a criação da Telebrás, que estatizou diversas empresas de telecomunicações no país.
Como a CTBC fugia do modelo, começou a sofrer pressão do governo para ser estatizada a partir de 1976.
A CTBC também fechou parcerias com algumas empresas, como TV Paranaíba e a Empresa de Correios e Telégrafos. Entre seus serviços se destacaram a oferta de serviços de DDD e DDI para diversas cidades, Hora Certa – 130, telegrama fonado, instalação de telefones públicos “orelhões” e telefones rurais.
Em 1974, criou 10 gerências regionais para cobrir toda sua área de concessão, que já abrangia quatro Estados da Federação, e investiu na modernização de seus aparelhos.
Seus investimentos garantiram à CTBC pioneirismo em diversos aspectos. A empresa foi pioneira a retransmitir sinais de TV no Brasil e foi a primeira concessionária de serviços telefônicos do país a fornecer sistemas de Multiacesso para Radiofonia Rural.
O falecimento de Walter Garcia, filho mais velho de Alexandrino, em 1974 mobilizou toda a família. Luiz Alberto Garcia foi o escolhido para assumir a Vice-Presidência da CTBC, cargo que estava sendo exercido pelo irmão.
Em 1971, a SABE iniciou a sua expansão por meio de contrato com a Companhia Telefônica de Governador Valadares (MG) para editar a lista telefônica da cidade, marcando o início de sua prestação de serviços gráficos para terceiros.
Em 25 de setembro de 1974 faleceu Walter Garcia, filho mais velho do Presidente da CTBC, Comendador Alexandrino Garcia. Walter foi quem percebeu a necessidade de locomoção rápida dos executivos do Grupo e por isso adquiriu a primeira aeronave para auxiliar nesse transporte. Em seguida, idealizou o primeiro hangar de Uberlândia. Por isso, no mês seguinte a sua morte, o local foi inaugurado com seu nome como forma de homenageá-lo.
Dois anos depois, em 1976, foi criada a empresa Táxi Aéreo Brasil Central ou ABC Táxi-Aéreo, que se tornaria a Algar Aviation. A criação da empresa tinha o intuito de aproveitar a existência de frota própria e o tempo ocioso das aeronaves para prestar serviços para outras empresas. Além de fretamento, as atividades incluíam a comercialização e venda de aeronaves, manutenção e escola de pilotagem.
Por isso, ainda em 1976, a empresa se tornou representante de aeronaves novas e usadas da Embraer, que na época era uma empresa estatal.
Com a aquisição de uma fazenda em Paranaíba (MS), a Fazenda Lapa do Lobo, em 1977 foi criada a empresa ABC – Agropecuária Brasil Central S/A, que veio a se tornar a Algar Agro.
No ano seguinte, a ABC Agropecuária Brasil Central adquiriu a fábrica de óleo e derivados da Fujiwara Hisato, passando a produzir os óleos de soja ABC e Colorado.
Alexandrino Garcia, Luiz Alberto Garcia e Francisco Hiczy da Costa adquiriram o controle do complexo turístico Pousada do Rio Quente no ano de 1979.
Em maio de 1973, foi criada uma nova empresa, a Sucotrisa: Sucos e Conservas do Triângulo S/A, para produção e comercialização de sementes de milho, jince e conserva de frutas tropicais; além de atuar na destilação de álcool e aguardente.
A empresa foi criada em julho de 1975 como uma nova representação dos Irmãos Garcia, que comercializava a linha de motocicletas Yamaha, motores e geradores de força.
Em 1979, foi realizada a aquisição da empresa Candia, concessionária Chevrolet em Cuiabá, que teve seu nome modificado para Automaq.