De 1960 a 1969

História das empresas Algar na década de 60

Luiz Alberto Garcia, filho mais novo de Alexandrino, ingressou na CTBC em 1960 como o primeiro engenheiro da empresa. 

Walter Garcia, Alexandrino Garcia, Renato de Freitas e Luiz Alberto Garcia na inauguração do sistema de microo-ondas na CTBC em Uberlândia-MG em 1967.

No mesmo ano, foi lançado o sistema de micro-ondas pela CTBC, que ligava a cidade ao Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O feito consolidou Uberlândia como a primeira cidade do interior do Brasil a utilizar esse sistema e a primeira a fazer uma ligação para Brasília. O sistema foi implantado de maneira definitiva em 1967.

Em 1967, a CTBC incorporou as empresas: Companhia Telefônica de Carmo do Paranaíba, Empresa Telefônica Frutal/Barretos S/A, Telefônica de Ituverava S/A, Telefônica de Patos de Minas S/A. Já em 1968, incorporou também as empresas paulistas Companhia Telefônica Alta Mogiana de Orlândia, Companhia Telefônica Intermunicipal de Batatais e Sociedade Telefônica de Franca Ltda. e assumiu o controle acionário da Companhia Telefônica de Pará de Minas.

Alexandrino Garcia durante assinatura de contrato com a Ericsson para aquisição de uma central ARF em Patos de Minas-MG, 1967.

Alexandrino Garcia colocou em prática o projeto de expansão da CTBC, que terminou os anos 60 oferecendo seus serviços para 26 cidades nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Depois de 48 anos da sua chegada ao Brasil, Alexandrino recebeu o título de cidadão Uberlandense em 1967.

Luiz Alberto Garcia e o prefeito de Uberlândia, Renato de Freitas, durante a primeira ligação direta para São Paulo em 1967.

Em 1969, uma nova empresa foi fundada pela família Garcia em Uberlândia (MG), a Gráfica Sabe – Sociedade Administradora Brasileira de Empreendimentos Ltda., com o objetivo de imprimir as listas telefônicas das cidades atendidas pela CTBC.

Demonstração de uso de aparelhos telefônicos num estande da CTBC em São Joaquim da Barra-SP em 1969.
De 1950 a 1959 De 1970 a 1979