De 1970 a 1979

História das empresas Algar na década de 70

A capacidade de inovar e de buscar novas oportunidades fez com que os filhos de Alexandrino Garcia seguissem os passos do pai. Além de trabalhar no crescimento das empresas já existentes, Alexandrino e seus filhos diversificaram os negócios da família para novas áreas de atuação na década de 70.

Comendador Alexandrino Garcia (2º da esq. para dir.) ao lado de Vigílio Galassi, que assina contrato para expansão da telefonia rural em Uberlândia-MG, no final da década de 70.

 

.

Luiz Alberto Garcia recebendo o diploma Destaque das mãos do representante da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, MG (Aciub). Uberlândia-MG no ano de 1978.

Reconhecimentos da Década 1970

  • Em 1972, Alexandrino Garcia foi condecorado com as insígnias da Ordem do Infante Dom Henrique pelo governo de Portugal, passando, a partir de então, a usar o título de Comendador. 
  • No mesmo ano, também recebeu do ministro Iberê Gilson, presidente da Embratel, a Medalha e Diploma Comemorativo da Integração do Brasil pelas Telecomunicações, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela CTBC.
  • Já no ano de 1979, o Comendador Alexandrino Garcia recebeu uma homenagem da comunidade de Pitangui (MG), com o título de “Cidadão de Pitangui” e com a “Medalha de Pitangui”.

CTBC

A década de 70 foi marcada por uma forte expansão e crescimento da CTBC, que adquiriu controle acionário e administração de diversas empresas do setor em Minas Gerais e São Paulo, expandindo seus serviços para várias cidades no interior mineiro e paulista.  

Torre de transmissão de micro-ondas da CTBC em Ituiutaba-MG em 1979.

Em 1971, a CTBC assumiu o controle acionário e a administração da Empresa Telefônica de Uberaba S/A, Etusa, e da Cia Telefônica Alta Mogiana (MG).

Alexandrino Garcia entre telefonistas e técnicos. S.l, c. 1973. Acervo Cedoc/Space.

Um novo desafio surgiu para a CTBC com a criação da Telebrás, que estatizou diversas empresas de telecomunicações no país.

Central telefônica de atendimento interurbano da CTBC em Uberlândia-MG, na década de 70.

Como a CTBC fugia do modelo, começou a sofrer pressão do governo para ser estatizada a partir de 1976.

Luiz Alberto Garcia apresenta a central telefônica ao ministro das Comunicações, Quandt de Oliveira em visita à CTBC, Uberaba-MG, 1975.

A CTBC também fechou parcerias com algumas empresas, como TV Paranaíba e a Empresa de Correios e Telégrafos.  Entre seus serviços se destacaram a oferta de serviços de DDD e DDI para diversas cidades, Hora Certa – 130, telegrama fonado, instalação de telefones públicos “orelhões” e telefones rurais. 

Luiz Alberto Garcia apresenta planta de ampliação da central telefônica da CTBC em Franca-SP, década de 1970.

Em 1974, criou 10 gerências regionais para cobrir toda sua área de concessão, que já abrangia quatro Estados da Federação, e investiu na modernização de seus aparelhos.

Seus investimentos garantiram à CTBC pioneirismo em diversos aspectos. A empresa foi pioneira a retransmitir sinais de TV no Brasil e foi a primeira concessionária de serviços telefônicos do país a fornecer sistemas de Multiacesso para Radiofonia Rural.

O falecimento de Walter Garcia, filho mais velho de Alexandrino, em 1974 mobilizou toda a família. Luiz Alberto Garcia foi o escolhido para assumir a Vice-Presidência da CTBC, cargo que estava sendo exercido pelo irmão.

SABE

Em 1971, a SABE iniciou a sua expansão por meio de contrato com a Companhia Telefônica de Governador Valadares (MG) para editar a lista telefônica da cidade, marcando o início de sua prestação de serviços gráficos para terceiros.

ALGAR AVIATION

Em 25 de setembro de 1974 faleceu Walter Garcia, filho mais velho do Presidente da CTBC, Comendador Alexandrino Garcia.  Walter foi quem percebeu a necessidade de locomoção rápida dos executivos do Grupo e por isso adquiriu a primeira aeronave para auxiliar nesse transporte. Em seguida, idealizou o primeiro hangar de Uberlândia. Por isso, no mês seguinte a sua morte, o local foi inaugurado com seu nome como forma de homenageá-lo.

Hangar “Walter Garcia” da Táxi Aéreo Brasil Central em Uberlândia – MG, 1978.

Dois anos depois, em 1976, foi criada a empresa Táxi Aéreo Brasil Central ou ABC Táxi-Aéreo, que se tornaria a Algar Aviation. A criação da empresa tinha o intuito de aproveitar a existência de frota própria e o tempo ocioso das aeronaves para prestar serviços para outras empresas. Além de fretamento, as atividades incluíam a comercialização e venda de aeronaves, manutenção e escola de pilotagem.

Por isso, ainda em 1976, a empresa se tornou representante de aeronaves novas e usadas da Embraer, que na época era uma empresa estatal.

Primeiro avião da empresa Taxi Aéreo Brasil Central em Uberlândia – MG, 1977.

ALGAR AGRO

Com a aquisição de uma fazenda em Paranaíba (MS), a Fazenda Lapa do Lobo, em 1977 foi criada a empresa ABC – Agropecuária Brasil Central S/A, que veio a se tornar a Algar Agro.

No ano seguinte, a ABC Agropecuária Brasil Central adquiriu a fábrica de óleo e derivados da Fujiwara Hisato, passando a produzir os óleos de soja ABC e Colorado.

POUSADA RIO QUENTE

Área de banho da Pousada do Rio Quente. Caldas Novas, GO, c.1979.

Alexandrino Garcia, Luiz Alberto Garcia e Francisco Hiczy da Costa adquiriram o controle do complexo turístico Pousada do Rio Quente no ano de 1979.

Comemoração da aquisição do controle acionário da Pousada do Rio Quente em Caldas Novas – GO, em 1979.

OUTRAS EMPRESAS

SUCOTRISA 

Embalagem da empresa Sucotrisa na década de 70.

Em maio de 1973, foi criada uma nova empresa, a Sucotrisa: Sucos e Conservas do Triângulo S/A, para produção e comercialização de sementes de milho, jince e conserva de frutas tropicais; além de atuar na destilação de álcool e aguardente.

MOTO TYLL 

A empresa foi criada em julho de 1975 como uma nova representação dos Irmãos Garcia, que comercializava a linha de motocicletas Yamaha, motores e geradores de força. 

AUTOMAG 

Em 1979, foi realizada a aquisição da empresa Candia, concessionária Chevrolet em Cuiabá, que teve seu nome modificado para Automaq.

De 1960 a 1969 De 1980 a 1989