De 1990 a 1999

História das empresas do grupo Algar na década de 90

A década de 90 trouxe várias mudanças para o grupo Algar, como a adoção do nome Algar, dispensando o uso da sigla ABC e a saída do grupo dos setores de veículos e industrial. O período marcou uma forte reestruturação nos negócios do grupo, segmentando as empresas em quatro grandes áreas: Telecom, Agrobusiness, Entretenimento Serviços.

No ano de 1993, faleceu o Comendador Alexandrino Garcia, fundador do grupo Algar, que deixou um legado que segue presente até os dias de hoje em todas as ações das empresas do Grupo.

Marca

Acompanhando as mudanças do mercado, em 1995 o grupo Algar criou uma nova logomarca com o intuito de transmitir a evolução que acompanhava seus negócios. Em 1999, foi acrescentada em sua marca uma seta apontada para a frente e para o alto, além da adoção das cores verde e amarelo.

Anúncio sobre mudança da logomarca do grupo Algar no final da década de 90.

Novidades

Em 1993, foi lançada a Algarnet, com o objetivo de agilizar a comunicação do Grupo ABC Algar colocando em funcionamento no mês de fevereiro sua rede de comunicação corporativa. A Algarnet mesclou toda a comunicação de dados entre as empresas do Grupo, oferecendo serviços de videotexto e correio eletrônico.

Progresso

Dando continuidade a seu ciclo de inovação e investimento em boas oportunidades de negócios, o grupo Algar investiu na criação de novas empresas e promoveu algumas fusões entre suas unidades nos anos 90: 

  • 1994 – CTBC extinguiu a coordenação de Telefonia Móvel Celular e criou a CTBC Celular, uma empresa independente, para atender o crescimento acelerado da demanda por telefones celulares. 
  • 1995 – Grupo Algar e o grupo francês Bull consolidam uma parceria de longa data, através da Joint-venture ABC Bull Computers & Communications, atuando também na Argentina, Chile e Uruguai;
  • 1996 – Aquisição da Image TV, operadora de TV a cabo em Uberlândia e Araguari (antiga Cabo Total); 
  • 1998 – Início das atividades da Universidade Algar, com o objetivo de preparar e desenvolver os Talentos Humanos em processos de educação continuada; 
  • 1998 – Criação da Agrisat Soluções Integradas, consórcio em parceria com empresas Du Pont, Manah e Case, voltada para oferecer serviços de agricultura de precisão; 
  • 1998 – Criação da Algar Call Center Service (ACS, atual Algar Tech), voltada para a prestação de serviços de relacionamento com o consumidor.

O grupo Algar finalizou a década com uma reformulação financeira, culminando na troca de gestão e Reestruturação do Conselho de Administração da Algar.

No final dos anos 90, a configuração do grupo Algar por setor era formada pelas seguintes empresas: 

Tecnologia da Informação: 

  • CTBC Cia de Telecomunicações do Brasil Central; 
  • CTBC Celular
  • Engeset – Engenharia e Serviços de Telemática S/A
  • Engeredes – Engenharia de Redes S/A
  • Image TV – TV Vídeo Cabo de Minas Gerais
  • Xtal Fibras Ópticas S/A
  • ANK – ALGAR NK Integração óptica
  • ACS
  • ATL
  • TESS 

Setor Agroalimentar:

  • ABC A&P – Agricultura e Pecuária S/A
  • Algar Agro
  • Agrisat Soluções Integradas
  • Fresh to GO
  • ABC Inco – ABC Indústria e Comércio S/A 

Setor Apoio:

  • ABC Táxi Aéreo S/A
  • Consórcio Nacional ABC S/C LTDA
  • Pousada do Rio Quente Resorts
  • Comtec
  • ABC Propaganda
  • Sabe S/A Brasileira de Empreendimentos

Propaganda dos serviços oferecidos pelas empresas do Grupo Algar. Uberlândia, MG, 1998.

Reconhecimentos da Década

  • A Revista Teleco, publicação corporativa da Algar, recebeu prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, que se repetiria ao longo de vários anos.
  • Grupo Algar entrou pela primeira vez na relação das “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, reconhecimento que se repetiu nos anos seguintes. 

Alexandrino Garcia

Após a morte do Comendador Alexandrino Garcia, a Prefeitura de Uberlândia homenageou o pioneiro das telecomunicações em dois momentos distintos: 

  • Em 1994, o viaduto da Praça Sérgio Pacheco que passa sobre a avenida Afonso Pena, no centro da cidade, passou a ser denominado Comendador Alexandrino Garcia;

Viaduto Alexandrino Garcia, sobre a avenida Afonso Pena, Uberlândia – MG em 1994.

  • Em 1997, a Avenida Industrial tem seu nome alterado para Avenida Comendador Alexandrino Garcia, em homenagem aos benefícios oferecidos pelo empresário ao bairro Distrito Industrial. Ele disponibilizou serviços telefônicos para atender as empresas e forneceu água de sua própria fazenda para as primeiras indústrias instaladas.
  • O Ministro da Educação, Carlos Chiarelli, ressaltou a importância da contribuição do grupo ABC Algar na conclusão da primeira etapa do Hospital de Clínicas da UFU. O diretor do Hospital, Gladstone Rodrigues da Cunha, também destacou “a sensibilidade e o anseio de contribuir” demonstrado pelo Grupo, especialmente pelo seu presidente de honra, Alexandrino Garcia.

Luiz Alberto Garcia

Luiz Alberto Garcia assumiu a presidência do Conselho de Administração do grupo Algar em 1993, após o falecimento de seu pai. Sua gestão trouxe grandes resultados para o Grupo na década de 90. Ele presidiu importantes associações nacionais ligadas às telecomunicações, bem como recebeu homenagens pelo seu trabalho: 

Participação em associações: 

  • Presidente do Comitê Executivo do Grupo de Operadoras Ericsson da América Latina (Goeal, em 1993); 
  • Presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag, em 1996);
  • Presidente da Associação Nacional dos Prestadores de Serviço Móvel Celular (Acel, em 1998).

Homenagens: 

  • “Empresário do Ano” na área de informática, concedido pela SUCESU – UDIA/VAP (Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de Uberlândia e Vale do Paranaíba, em 1992);
  • “Empresário do Ano” pela Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agrícolas e de serviços de Minas Gerais e pela ACIUB (1998); 
  • “Homem das Telecomunicações do Ano”, pelo jornal Gazeta Mercantil.

CTBC

O setor de telecomunicações passou por diversas mudanças nos anos 90, como forte desregulamentação, entrada de novos operadores no mercado, privatização e incentivo à concorrência.  Esses fatos fizeram com que a CTBC, atual Algar Telecom, se adaptasse para acompanhar o cenário de mudanças do mercado.

Novidades

Em dezembro de 1994, a CTBC extinguiu a coordenação de Telefonia Móvel Celular e criou a CTBC Celular, uma empresa independente, para atender o crescimento acelerado da demanda de telefones celulares.

Em 1996, a CTBC promoveu o primeiro Tour Mercadológico Internacional, com a participação dos associados da CTBC, Engeset, Algar e ABC Propaganda, que visitaram as cidades de Atlanta e Orlando (EUA) para conhecer empresas de telecomunicações, com o objetivo de ter contato com a realidade de um mercado competitivo.

A CTBC aumentou o número de canais de TV a cabo e se atualizou para atender às demandas dos clientes em 1998.

Também foi criado o cartão Image Club, que podia ser usado em uma rede de mais de 200 estabelecimentos credenciados pela Policard de Uberlândia.

Em 1999, foram criados os códigos de acesso para ligações telefônicas de longa distância, que permitiam aos consumidores escolher através de qual empresa de telecomunicações eles preferiam fazer suas chamadas (nacionais e internacionais). O código da CTBC é o 12, que passou a ser estampado em todas as comunicações da empresa. 

Capa da publicação Viva Voz com o lançamento do 12. Uberlândia – MG em 1999.

No mesmo ano, a CTBC Celular e Telemig Celular unificaram a cobertura para telefonia celular no estado de Minas Gerais.

Produtos e Serviços

Em sua permanente busca pela inovação, a CTBC lançou novos e diversificados serviços para seus clientes na década: 

  • Disk-Par, exclusivo para a região de Franca (SP), uma espécie de sala de bate papo pelo telefone (1994);
  • Serviço Público de Mensagens (SPM), com a instalação de 10 mil caixas postais de voz, que permitiam desde o serviço de armazenamento de mensagens até atendimento automático e fax (1994); 
  • Videoconferência (1995); 

Lançamento do serviço de Videoconferência em Uberlândia – MG em 1995.

  • Correio de voz no telefone celular, caixa postal que atende as chamadas e armazena recados (1995); 
  • Happy Hour, plano de tarifa diferenciado para o celular, com minutos mais baratos para ligações noturnas e aos finais de semana (1998); 
  • Cartão Pré-pago Internacional, que possibilita a realização de chamadas telefônicas no exterior (1998); 
  • CTBCNet, que integra o uso da internet ao celular (1999); 
  • Conselho de Clientes, criado para estreitar o relacionamento com os diferentes segmentos da sociedade (1999).

O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, cumprimenta Luiz Alberto Garcia pelo lançamento do Conselho do Cliente. Uberlândia, MG, 1999.

Progresso

Em 1990, a CTBC implantou um cabo óptico interligando a Central telefônica 336, situada no centro urbano de Uberaba (MG), ao Distrito Industrial III, numa extensão de 27 Km. Foram utilizados 180 Km de fibras ópticas fabricado pela ABC Xtal, empresa do Grupo Algar, que multiplicou a sua capacidade em quatro vezes.

Em 1991, buscando defender a renovação da concessão da CTBC, aconteceu o movimento “Caravana de Clientes a favor da CTBC”.

Foram disponibilizadas unidades móveis para manutenção nas redes de fibras ópticas, inicialmente nas regiões de Uberlândia, Uberaba e Franca, em 1995.

Mapa da área de cobertura CTBC Celular, 1996.

Em 1997, por meio de um acordo com o DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), foi implantada uma rede de fibras ópticas ao longo dos leitos das rodovias federais que cruzavam a área de concessão da CTBC.

O Consórcio Algar, liderado pela Lightel (subholding do grupo para o segmento Telecomunicações e Informática), venceu a disputa pela área 3 da Banda B de telefonia celular nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, em 1998.

Em 1999, a CTBC assinou o maior contrato de sua história, até então, com Siemens e Ericsson, nas áreas de expansão de comutação e transmissão. O objetivo era universalizar o atendimento da população na área de telefonia fixa. 

Sustentabilidade

O comendador Alexandrino Garcia sempre buscou encontrar soluções que pudessem contribuir com a sociedade de diversas formas. A década de 90 marcou ao início de ações que visavam ajudar a comunidade. 

A CTBC apoiou diferentes projetos por meio de recursos próprios ou leis de incentivo, com forte orientação para aqueles voltados para educação e cultura. 

Cartão Telefônico da Série ‘CTBC Telecom na Comunidade’ em 1998.

Na área da educação, a CTBC apoiou projetos que consistiam em apoio estrutural com pintura de prédios, compra de equipamentos, assinatura de jornal e assistência especializada para professores de algumas escolas da sua área de atuação. 

No quesito cultural, a CTBC teve uma forte presença no incentivo às artes, por meio de patrocínio de diferentes projetos culturais, como: peças de teatro, o Festival de Dança do Triângulo, publicação de livros e de grupos ligados à cultura regional. 

Em 1996, foi criado o Telefone Verde, que consistia em um serviço de informações criado pela CTBC com o objetivo de despertar a consciência ecológica, buscar informações ou fazer denúncias sobre a destruição da natureza. O trabalho foi estendido para a comunidade, com a criação do personagem que visitou escolas públicas, reforçando o discurso de preservação do meio ambiente.

Foi criado também o Programa de coleta de baterias de celular, lançado pela CTBC em 30 cidades de sua área de atuação em 1999. 

Pioneirismo

Cartão telefônico da Série ‘Pioneirismo da CTBC’,1998.

Além de novos serviços alinhados às necessidades do mercado, a CTBC sempre procurou manter-se um passo à frente, tornando-se reconhecida pelo pioneirismo e vanguarda tecnológicos. Alguns destaques dos anos 90:

  • Sistema de telefonia móvel celular nas principais cidades de sua área de atuação, antes mesmo que ele estivesse disponível em várias capitais brasileiras (1992); 
  • Ativação do serviço celular rural fixo, com a maior planta do país (1993); 

Lançamento do celular rural fixo no Sindicato Rural de Uberlândia, MG, 1993.

  • Telefones públicos com cartões indutivos, que dispensam o uso de fichas, pois cada cartão tem um número específico de créditos que vão caindo na medida das utilizações (1993); 

Telefone público a cartão instalado no terminal rodoviário de Uberlândia – MG em 1993.

  • Telefone Público Grátis, ativado em Batatais (SP), onde depois de ouvir uma mensagem publicitária, era possível fazer ligações telefônicas com duração de até três minutos (1994); 
  • Instalação de telefone público a cartão com tecnologia celular dentro de um ônibus, em Uberlândia-MG (1995);

Anúncio do ‘Orelhão celular’, em ônibus do transporte coletivo de Uberlândia – MG, 1995.

  • Sistema celular digital, mais seguro que o analógico (1996); 

Lançamento do celular digital em Uberlândia – MG, no ano de 1996.

  • Em 1996, a CTBC Celular lançou o One Way, um serviço que permitia apenas o recebimento de chamadas, a empresa foi a primeira a disponibilizar o serviço no Brasil; 
  • Telefone celular pré-pago, pioneiro no Brasil e que posteriormente iria predominar no sistema de telefonia celular nacional (1998). No mesmo ano, foi disponibilizado no mercado o Kit Pré-Pago CTBC Celular, em parceria com a Nec do Brasil e Gradiente. O cliente já saía da loja com o telefone ativado; 

Kit Pré- pago exposto em estande da CTBC em Uberlândia, MG, 1998.

  • Lançamento de telefone público adaptado para pessoas com dificuldades de fala e audição (1999); 

Telefone para pessoas com problemas de fala e audição. Uberlândia, MG, 1999

  • Internet Plus, liberava a linha telefônica para chamadas ao mesmo tempo em que o usuário acessava a Internet em alta velocidade (1999); 
  • Primeira Estação de Rádio Base suspensa do país (1999); 
  • FONEMED, em parceria com o Instituto do Coração do Triângulo Mineiro e a Card Guard Brasil. Tratava-se da utilização das telecomunicações para o monitoramento de doenças crônicas (cardíacas, respiratórias e gravidez de alto risco) a longa distância. A Engeredes participou do projeto com sua infraestrutura de rede. 

Em 25 de novembro de 1998, foi inaugurada uma nova sede da CTBC em Uberlândia, para abrigar o Centro Administrativo da empresa. A sede foi o primeiro prédio inteligente do estado de Minas Gerais, com uma estrutura operacional que permitia uma visão integral da rede telefônica, evitando paralisação, prevenindo e corrigindo eventuais problemas em qualquer ponto da rede.

Prédio “inteligente” da CTBC, que abriga o Centro Administrativo da empresa em Uberlândia – MG em 1998.

Reconhecimentos da Década

  • A CTBC foi homenageada, em 10 de março, pela Câmara Municipal de Uberlândia (MG), com o Diploma de Honra ao Mérito pelos 40 anos de atividades (1994).
  • CTBC “Prêmio Qualidade Minas 94”, categoria Comunicações, promovido pelo jornal Debate e pela Exitus Eventos e Promoções, ambos de Belo Horizonte (MG, 1994); 
  • “Empresa Amiga da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (1996);
  • Regional da CTBC em Itumbiara (GO): “Prêmio Nacional Qualidade no Trabalho”, promovido pelo Sesi (1996);
  • “Empresa Construtora de Pessoas e Cidadãs”, conferido pelo Instituto Pró-Criança, de Franca (SP, 1997);
  • Operadora do Ano do Setor de Telecomunicações”, conferido pela Revista Nacional das Telecomunicações (1998);
  • Diploma de Parceria Escola Pública, do Prêmio Fiemg Nansem Araújo, pela adoção de escola em Ituiutaba (1998);
  • CTBC (ISO 9002), primeira empresa de telecomunicações da América Latina a conquistar a certificação (1996).

Associados comemoram a nova logomarca da CTBC em Uberlândia – MG em 1999.

ALGAR MÍDIA

Na década de 90, a Algar Mídia investiu em melhorias no Jornal Correio nos aspectos editoriais e de distribuição, além de parcerias para diversificar sua forma de apresentar os conteúdos.

Novidades

Em 1996, em parceria com a Image TV, veiculou o programa Correio na TV. Além disso, no mesmo ano, inovou e disponibilizou seu conteúdo por meio da internet.

A Algar Mídia lançou a NetSabe, uma lista classificada na Internet, na qual o usuário conseguia achar o endereço, site da empresa ou serviço que procurava. 

Sustentabilidade

Em 1996, lançou projeto Reciclagem de lixo, que foi desenvolvido pela Algar Mídia e Engeset, com foco na redução de desperdícios.

Em 1994, o Jornal Correio desenvolveu o projeto “Correio Educação”. Diariamente, o jornal era distribuído a mais de 1.500 alunos de seis escolas municipais de Uberlândia, passando a atuar como uma importante peça de apoio pedagógico.

Reconhecimentos da Década

  • Algar Mídia: “Prêmio Sino”, conferido pelo Sindicato dos Jornais de Minas Gerais (1998).
ALGAR AGRO

Em 1998, a Algar Agro e Sementes Agroceres, do grupo Monsanto, fecharam um acordo comercial com o objetivo de aumentar a participação das duas empresas do mercado mineiro de sementes de soja. 

Reconhecimentos da década

  • A Algar Agro foi a primeira empresa brasileira da área de produção de sementes a alcançar a certificação ISO 9002. Foi uma das poucas do setor de alimentação da América Latina a conquistar esse certificado em todos os processos: administração, industrial e comercial.
ALGAR AVIATION

A Algar Aviation venceu uma licitação da Infraero para concessão de um Box no terminal aero rodoviário do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e faz acordo comercial para fretamento de voos com a Táxi Aéreo Campinas, de Juiz de Fora, no ano de 1993. 

Reconhecimentos da década

  • Algar Aviation (ISO 9002), foi primeira empresa da América do Sul nos segmentos de fretamento e manutenção de aeronaves executivas a ser indicada para a certificação.
RIO QUENTE RESORTS

 Rio Quente Resorts, em 1993, lançou um cartão inteligente que possibilitava aos hóspedes a realização de todos os tipos de operações nos hotéis, em substituição ao uso do dinheiro em espécie.

Reconhecimentos da década

  • Rio Quente Resorts recebeu certificação ISO 9002.
UNIALGAR

O início das atividades da Universidade Algar, com o objetivo de preparar e desenvolver os Talentos Humanos em processos de educação continuada, aconteceu em 1998.

Placa de fundação da Universidade Algar e Uberlândia – MG, 1998.

ACS

Em 1998, foi criada a Algar Call Center Service (ACS, atual Algar Tecnologia), voltada para a prestação de serviços de relacionamento com o consumidor.

O prefeito de Uberlândia, Virgílio Galassi, (à esquerda) cumprimenta Luiz Alberto Garcia pela inauguração do Call Center em Uberlândia, MG, 1999.

ENGESET

Em 1991, a Engeset fundiu-se com a Engeredes, que nasceu da terceirização dos serviços da CTBC, com o objetivo de prestar serviços de construção e manutenção de redes urbanas.

Pioneirismo

Com apenas quatro anos de atividade, a Engeset atingiu um recorde no Brasil. A empresa implantou 1200 quilômetros de cabos de fibra ótica diretamente enterrados em 10 meses. Foi pioneira no processo de implantação de cabos óticos e se ajustou como uma grande integradora no serviço de telecomunicações.

 

Técnico da Engeset repara redes telefônicas. S.l, dec 1990.

Reconhecimentos da Década

  • Conquistou “Prêmio Beija Flor de Ecologia”, concedido pela Prefeitura de Uberlândia (1998);
  • Empresa destaque do ano em manutenção e instalação de redes, pelo Anuário Telecom (1999);
  • Engeset foi a primeira empreiteira de telecomunicações do Brasil a obter a certificação ISO 9001 em todos os segmentos de atuação;
  • Engeset recebeu certificação ISO 14001. 
OUTRAS EMPRESAS

Em outubro de 1991, a ABC Autrônica foi construída para projetar, produzir e comercializar a tecnologia da Magnetti Marelli e dos circuitos híbridos desenvolvida pela ABC Xtal.

ABC Construtora participou da construção, manutenção e operação do Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade de Uberlândia, por meio de consórcio envolvendo a construtora Andrade Gutierrez e o grupo Algar: o resultado é a criação da Comtec (1995).

ABC XTAL Microeletrônica S/A – empresa do grupo ABC Algar, inicia no mês de setembro de 1991 a exportação de seus cristais osciladores, da linha profissional, para os Estados Unidos da América.

A ATL iniciou os serviços de Banda B da telefonia celular nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, por meio do sistema digital TDMA (1998).

A Engeredes fechou contrato de fornecimento de redes de telecomunicações para a Vésper. Em 1999, inaugurou o primeiro trecho de seu projeto de backbone óptico.

Em 1998, foi criada a Agrisat Soluções Integradas, consórcio em parceria com empresas Du Pont, Manah e Case, voltada para oferecer serviços de agricultura de precisão.

De 1980 a 1989 De 2000 a 2009