2020 e em frente!
O ano de 2020 foi marcado pela necessidade de adaptações e mudanças em todo o mundo, mas foi também o ano em que o grupo Algar celebrou seus 90 anos.
Saiba como aconteceram as comemorações e confira como tem sido a década do grupo Algar.
Devido a pandemia da Covid-19 as comemorações tiveram que ser adaptadas, mas nesses 90 anos de história sempre buscamos a inovação e novamente soubemos como nos adaptar para celebrar essa data.
Começamos a comemorar os 90 anos logo no início de 2020, no primeiro dia do 35º Prodex. A festa, que contou com a presença de nossos executivos e acionistas, foi marcada por muitas homenagens, interação de bailarinos e a apresentação da banda do Wilson Sideral.
O lançamento do nosso Portal Memória Algar também marcou as comemorações do nonagésimo aniversário , e por aqui você pode conhecer os principais marcos da nossa história, a evolução das nossas empresas, enviar seu depoimento e deixar uma mensagem para o futuro, em nossa Cápsula do Tempo. Você também pode acompanhar um resumo da nossa história em um especial no Portal do G1, que apontou os principais marcos desses 90 anos.
No segundo semestre de 2020, as comemorações se intensificaram, acontecendo de forma virtual para todos os nossos associados.
Em setembro, o Dr. Luiz Alberto Garcia, nosso Presidente de Honra do Conselho de Administração, participou de uma live especial contando sobre a trajetória do Grupo e os desafios enfrentados por sua família ao longo desses 90 anos, inspirando milhares de pessoas com o seu propósito e as suas experiências de vida.
No mês de outubro, preparamos um live com todos os nossos associados. A condução do evento ficou por conta do humorista Maurício Meirelles, que também contou com a companhia dos viajantes do tempo, que durante toda a live visitaram a história do grupo Algar.
Para fechar as comemorações, os associados, que votaram no estilo musical Pop Rock para a atração musical, ganharam um show exclusivo do cantor Nando Reis.
Aproveitamos para agradecer a todos que fazem parte da história Algar, seja como associado, fornecedor ou cliente.
Uma década que começa com mais conquistas e inovações!
O início da década de 2020 foi marcado pela celebração dos nossos 90 anos de história, e para comemorar essa data tão especial criamos o site Memória Algar, um acervo digital que traz os detalhes de como as empresas Algar foram criadas e se destacaram ao longo das décadas. Durante o ano, nossos líderes contribuíram com sua experiência compartilhando cases de sucesso do Grupo.
E em 2022, lançamos uma campanha pra lá de especial de fim de ano, que nos fez refletir sobre os valores e ensinamentos que não podemos esquecer nunca. Uma das iniciativas atreladas à campanha foi convidar as pessoas a virem aqui no portal e gravar uma mensagem para o seu eu do futuro. Dê o play e se inspire com essa linda reflexão:
O grupo Algar optou por um novo modelo de gestão corporativa que entrou em vigor no ano de 2020. Decidimos que a estrutura terá maior foco no suporte ao Conselho de Administração da Algar S/A e na atuação direta nos conselhos das subsidiárias, deixando de existir o cargo de CEO do Grupo.
Essa mudança tem o intuito de trazer mais autonomia para as empresas do Grupo com a devida responsabilização, na qual os presidentes das empresas estarão mais fortes e independentes para tomar decisões.
Em 2020, foi criada a personagem “Algariana” que assumiu a comunicação interna do Grupo. Com os valores e cultura Algar enraizados nas suas falas e posicionamento, conquistou os associados e deixou as comunicações mais próximas e carismáticas.
Em 2021 2 2022 desenvolvemos um trabalho de consolidação da marca empregadora, também conhecida como Employer Branding, com o objetivo de aumentar a percepção positiva dos talentos perante a marca, para que estes se identifiquem com o Grupo e escolham fazer parte da organização. As ações vêm sendo trabalhadas de forma contínua e contribuem para a longevidade dos associados nas nossas empresas. Confira mais sobre o trabalho de marca empregadora no AlgarCast com a Carol Santini, aqui.
Um marco importante em 2022 foi a implementação da Cultura de Aprendizagem, onde criamos o “Manifesto de Aprendizagem”, uma forma que encontramos de materializar práticas e valores desejados do lifelong learning.
Em 2023, destacamos nosso compromisso com as temáticas que envolvem a Diversidade para toda a cidade de Uberlândia (MG), onde fica a nossa sede. No mês da visibilidade LGBTQIA+, iluminamos a torre da Algar Telecom na cidade, com propósito de fomentar a conscientização sobre a premissa que está entre os pilares do grupo Algar.
No mesmo ano, lançamos nossa Comunidade de Aprendizagem que irá impactar nossos mais de 20 mil associados. O projeto, idealizado pela UniAlgar – Universidade Corporativa do Grupo, tem o propósito de proporcionar troca de experiências, conteúdos exclusivos, informações em primeira mão e conexões para o desenvolvimento de nossos profissionais.
A pandemia do coronavírus em 2020 fez com que muitas empresas adotassem mudanças significativas, reforçando a necessidade de adaptações rápidas e inovadoras nos negócios. O grupo Algar reforçou seus valores e fez parte de diversas iniciativas de apoio ao meio empresarial.
Em comemoração ao Dia da Inovação, por meio de suas empresas Brain, Algar Telecom e Algar Tech, promoveu um evento online e gratuito trazendo conteúdos inspiradores sobre o tema, cujo objetivo principal foi colaborar com a atuação das empresas e profissionais em um mundo cada vez mais digital.
No início de 2021, o grupo Algar foi um dos integrantes do projeto Unidos pela Vacina, no qual empresas e entidades fizeram ações com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19 no país. Entre as ações propostas, estavam o apoio logístico, apoio na divulgação e a conscientização da população, para que a vacinação pudesse ser feita no menor tempo possível.
O grupo Algar se manteve como um dos patrocinadores da Equipe Paralímpica de Natação do Praia Clube de Uberlândia-MG, durante 2021 e 2022. A equipe patrocinada integrou em 2021 a Seleção Brasileira Paralímpica de Natação, e disputou o Campeonato Europeu de Paranatação em Portugal.
Em 2023, o grupo Algar teve uma de suas empresas, a Algar Telecom, eleita como a companhia mais sustentável do país, no setor de telecomunicações, pelo prêmio Melhores do ESG 2023 da EXAME. Essa é a décima vez consecutiva que a Algar Telecom ocupa essa posição.
Durante o ano de 2020 o grupo Algar deu continuidade ao processo de transformação cultural, superando diversos desafios, entre eles o avanço do coronavírus.
Para promover essas mudanças convidamos nossos associados a escolherem quatro figuras para simbolizar nossa transformação de processos e comportamentos, foram elas:
Esses símbolos reforçam o processo de transformação cultural em um cenário onde cada vez mais se faz necessário uma comunicação constante e dinâmica que promova engajamento e motivação.
Para encerrar o ano de 2020, o foi lançada a campanha “Conecte-se com o agora” com o objetivo de convidar as pessoas a valorizarem os momentos presentes e se prepararem para aproveitar o ano de 2021 da melhor forma possível.
A nossa Diretora de Gente, Eliane Garcia Melgaço, deixou uma mensagem para os nossos associados, reforçando a importância de seguir em frente perante os desafios e oportunidades encontradas no ano de 2020. Confira:
Em 2021, o Presidente do Conselho de Administração do grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, publicou um artigo pela KPMG Brasil compartilhando sua visão sobre o tema Governança Corporativa e perspectivas das empresas familiares brasileiras. Ele também participou de uma live promovida pela organização sobre a importância do legado das empresas familiares.
No mesmo ano, Luiz Alexandre Garcia também foi um dos convidados do painel TeleBrasil 2021, que reuniu os líderes das maiores operadoras de telecomunicações do país para debaterem sobre a conectividade e inovação no cenário brasileiro.
Ele também foi um dos destaques da Semana da Liderança de 2021, evento organizado pela Liga de Estágio da Unicamp. Ele participou do painel: Os pilares para a construção do novo profissional, e falou sobre as habilidades necessárias para os novos líderes do futuro.
Também em 2021, o Dr. Luiz Alberto Garcia, Presidente de Honra do Conselho de Administração do Grupo, foi um dos palestrantes do 1º Senac Hub, sobre o tema: “Inovação, Tecnologia e Novas Tendências: Como Promover Inovações em Tempos de Incerteza”. O evento gratuito foi promovido pelo Senac Minas promovendo conversas entre especialistas do mercado sobre o futuro pós-pandemia.
Em 2021, aconteceu o 26º Algar 2100, uma iniciativa da Unialgar que realiza encontros anuais com o intuito de pensar adiante e planejar o futuro, buscando a perenidade do Grupo. O evento aconteceu de forma totalmente remota e promoveu a troca de experiências entre os palestrantes convidados e nossos algarianos.
Em 2021, Eliane Garcia Melgaço, participou do evento SAB Human Resources, que reuniu diversos diretores de Recursos Humanos do Brasil. O evento promoveu um debate sobre propósito e práticas de gestão na pandemia, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da área de gestão de pessoas. Durante a palestra, Eliane falou sobre como foi o processo de evolução cultural do grupo Algar, e como essas práticas são fundamentais para garantir a longevidade do sucesso do Grupo.
Já no início de 2022, Luiz Alexandre Garcia participou do 3º episódio do podcast Lideranças Virtuosas, e falou sobre o impacto dos bons líderes dentro de uma organização, e quais são as características esperadas de uma boa liderança.
No mesmo ano, Luiz Alexandre Garcia também foi convidado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, para ser paraninfo da turma de julho de 2022, continuando o legado do pai, Dr. Luiz Alberto Garcia, e do avô, Alexandrino Garcia, que foram paraninfos de turmas anteriores.
Em outubro de 2022, o nosso Presidente de Honra do Conselho de Administração, Dr.Luiz Alberto Garcia, foi convidado para participar da Futurecom 2022 e compartilhar suas experiências pessoais e profissionais dentro do grupo Algar, falando sobre conectividade e segurança.
No mês seguinte, estreamos o podcast AlgarCast, com um especial gravado no evento Algar 2100, onde recebemos 31 executivos do Grupo como convidados e para falar sobre temas relevantes para os negócios e para o mercado.
E no ano em que o grupo Algar comemorou 92 anos, retornamos às nossas origens com a inauguração do Brain em Lisboa, Portugal. A internacionalização do Centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, teve como objetivo ampliar o relacionamento com o ecossistema europeu e prospectar soluções baseadas em 5G, blockchain e Internet das Coisas (IoT).
Em 2023, comemoramos 93 anos do Grupo e também tivemos datas marcantes entre as nossas empresas: a UniAlgar, nossa universidade corporativa, completou 25 anos de existência.
O ano também foi marcado pela realização de um evento de inovação em direito e tecnologia: o HACKAJUR. Os quase 40 profissionais de Direito e Tecnologia selecionados para a ação, participaram da nossa maratona de inovação no fim de semana de 15 a 17 de setembro. O desafio proposto foi o desenvolvimento de uma ferramenta de automação com o objetivo de facilitar o dia a dia de um grupo de clientes da Algar, oferecendo boa visualização e negociação de débitos.
Em 2020, a tradicional homenagem ao fundador do grupo Algar, por meio da entrega da Comenda Alexandrino Garcia aconteceu de forma virtual no mês de agosto. A solenidade visa reconhecer cidadãos e empresas que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Uberlândia – MG.
No ano de 2021, o Comendador Alexandrino Garcia foi homenageado pelo Diário de Uberlândia, por sua contribuição no progresso da cidade de Uberlândia – MG, através do seu empreendedorismo, ajudou a atender os anseios da população.
E o Dr. Luiz Alberto Garcia recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Na Comenda Alexandrino Garcia de 2022 tivemos a honra de ver dois dos nossos executivos receberem a honraria do título de Comendadores, o Jean Borges, Presidente da Algar Telecom, e o Marlos Alves, Presidente da Algar Farming.
E ainda em 2022, o projeto de Marca Empregadora do grupo Algar foi reconhecido como uma das melhores Estratégias Cross de Employer Branding do Brasil pelo Prêmio Employer Branding Brasil, o principal prêmio de marca empregadora do país.
Já em 2023, nosso projeto Inspire Fundo, canal de histórias inspiradoras, foi premiado no FestVídeo da APP Ribeirão Preto. A iniciativa conquistou o ouro na categoria Conteúdo de Marca.
Pela contribuição no desenvolvimento do Triângulo Mineiro e de várias outras partes do país, o Dr. Luiz Alberto Garcia, presidente de Honra do nosso Conselho de Administração, foi homenageado na FEMEC – Feira do Agronegócio Mineiro.
Em 2022 criamos 6 vídeo-pílulas que ilustram, de forma resumida, os principais acontecimentos ao longo dos mais de 90 anos do Grupo. Vem conferir que está demais!
Vídeo 1:
Vídeo 2:
Vídeo 3:
Vídeo 4:
Vídeo 5:
Vídeo 6:
E você, quais são seus planos para essa década? Deixe um recado para seu eu do futuro em nossa cápsula do tempo, clique aqui!
A partir de 2020, uma nova década desafiadora se iniciou para todas as empresas. Com a pandemia do Coronavírus, muitos negócios precisaram ser adaptados e a Algar Telecom não poupou esforços para oferecer as melhores soluções para seus clientes, associados e fornecedores. Essa dedicação e a excelência nos serviços prestados foram reconhecidas por muitas premiações, em especial, a de Melhor Empresa do Ano do Melhores e Maiores 2020, promovida pela revista Exame. Mas, esse foi apenas o início do período que tem sido marcado por outras grandes conquistas, evoluções e bons resultados. Confira como tem sido a década para a Algar Telecom!
Um dos serviços que foi considerado essencial durante a pandemia foi o de telecomunicações. Para atuar em ações relacionadas ao novo coronavírus, a Algar Telecom criou um comitê que busca medidas que visam apoiar os associados da empresa, além de seus clientes e a sociedade para se manterem em segurança, priorizando a conectividade e o bem-estar.
A Algar Telecom intensificou seus trabalhos para aumentar a conectividade para seus clientes, garantindo acesso em tempo real a todas as informações dos órgãos oficiais sobre o novo coronavírus.
Para os clientes de internet em fibra com velocidade menor que 100 Mb houve um upgrade de velocidade auxiliando quem adotou o home office. Para os clientes empresariais foi aumentada de forma gradativa a capacidade de tráfego para empresas com link dedicado, especialmente os setores de saúde e educação.
Além das medidas implementadas por conta da pandemia do covid-19, a Algar Telecom está entre as empresas de telecomunicações que liberaram navegação gratuita para acesso ao aplicativo de Auxílio Emergencial. A empresa também liberou um bônus de 50Mb para que seus clientes de celular (pós e pré-pago) pudessem baixar e se cadastrar no aplicativo.
A área de transformação digital da Algar Telecom, em parceria com o Senai Paraná, incentivou startups em cinco áreas de negócios com apoio técnico e financeiro, em 2020. Esse incentivo faz parte das ações voltadas para propagação da inovação, que faz parte dos pilares da empresa.
Ao longo dos últimos anos a Algar Telecom tem intensificado seus esforços em prol de estar cada vez mais junto de seus clientes. Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, a Algar Telecom lançou uma plataforma digital que facilita o atendimento aos clientes empresariais e prospects, o Empresa Digital, que pode ser acessado pelo endereço empresadigital.algartelecom.com.br . A plataforma traz diversas opções para que o cliente entre em contato direto com os consultores por alguns canais como Whatsapp, Hangout ou, se preferir, também há uma opção para agendar uma conferência com eles.
Outra novidade do ano de 2020 foi o lançamento do programa de marketing de afiliados Algar Telecom. A plataforma pode ser usada tanto por empresas quanto pessoas físicas, e tem como público principal os empreendedores do mercado de tecnologia. Os produtos que serão comercializados nessa modalidade entregam vantagens competitivas que podem auxiliar os afiliados no momento de pandemia, mas a intenção é ampliar o portfólio conforme a estratégia for sendo desenvolvida.
A Algar Telecom é uma das operadoras que está investindo em experiências de serviços para tornar as cidades cada vez mais em ambientes inteligentes. A cidade escolhida pela Algar Telecom para iniciar seus testes em serviços para gerar tecnologias que economizem água e energia elétrica é Uberlândia – MG, no bairro planejado Granja Marileusa.
O Dia da Inovação é uma data de celebração na Algar Telecom. Em 2020, em parceria com o Brain e a Algar Tech, foi realizado um evento online e gratuito para compartilhar experiências e conteúdos inspiradores sobre o tema com associados e parceiros.
Outro trabalho promovido na frente de inovação, foi em parceria com o Brain, que criou uma ferramenta para auxiliar no rastreamento e monitoramento de ativos de alto valor dentro de hospitais, o Hospital Monitora. A solução foi criada com apoio da empresa Aruba e da Algar Telecom, que foi a responsável pela conectividade do sistema.
Para atender os novos modelos de trabalho, em 2020 a Algar Telecom desenvolveu, por meio da Estação, uma solução de atendimento e aquisição para seus clientes em um formato 100% digital, o Executivos FiGital. O intuito é fazer com que a Algar Telecom esteja cada vez mais junto de seus clientes, prestando um atendimento consultivo em TI e Telecom em diferentes canais digitais.
Em 2021, a empresa participou do leilão pelo 5G no Brasil, promovido pela Anatel, e foi uma das campeãs, levando o lote C8 para atender partes do Sudeste e Centro-Oeste do país. A Algar Telecom foi a primeira operadora do país a iniciar as operações da tecnologia 5G, nas cidades de Uberlândia – MG, Uberaba – MG e Franca – SP.
A Algar Telecom conquistou mais uma patente do INPI, com a ajuda dos associados que, por meio do programa “Shark Tank” organizado pelo Brain, desenvolveram um equipamento que rebobina drops/cabos de fibra óptica, permitindo recolher sobras de cabos de outros serviços, em metragens diferentes dos padrões encontrados no mercado.
O ano de 2021 foi marcado por diversas parcerias da Algar Telecom para oferecer soluções para seus clientes:
Já em 2022, a Algar Telecom lançou a Algar Telecom Venture Builder com a expectativa de captar sete startups no primeiro ano e 40 nos próximos cinco anos. A nova unidade de negócios tem a consultoria direta do Brain.
No mesmo ano, o Brain, instituto de tecnologia fundado pela Algar Telecom, em parceria com a startup U-Get, desenvolveu uma geladeira inteligente para bares e restaurantes que consegue fazer a venda por reconhecimento facial, além de avisar sobre a necessidade de reposição de estoque. Mais de 5 mil delas foram espalhadas pelo Brasil.
Em 2023, através do Brain, a Algar Telecom aliou-se à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para desenvolver soluções junto ao primeiro Open Lab 5G do Brasil. O projeto, que tem como foco o desenvolvimento de tecnologias 5G que potencializem o Internet of Things (IoT), é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), tem a coordenação do Centro de Informática (CIn) da UFPE e a participação do Instituto Nacional para Engenharia de Software (INES).
A Microsoft e Logicalis também se tornaram parceiras da Algar Telecom em 2023. Elas se juntaram à Telecom em um laboratório de redes privativas para testes dos sinais de 4G e 5G para desenvolver serviços de conectividade para empresas.
Em 2019, a Algar Telecom incorporou a provedora pernambucana de banda larga Smart Telecomunicações e Serviços, com isso, ela aumentou mais de 1.000km de fibra óptica na sua rede, bem como internalizou a carteira de clientes corporativos.
Em 2020, a Algar Telecom tomou uma decisão estratégica para sua linha de negócios de cabo e DTH. A operadora decidiu descontinuar suas operações no mercado de TV por assinatura.
Para garantir a proteção de seus associados, a Algar Telecom adotou o trabalho remoto para sua equipe durante o período de pandemia. Após avaliação do funcionamento do trabalho home office, e de uma pesquisa interna que identificou que 93% dos associados apoiaram a adoção desse formato de trabalho, a empresa decidiu adotar o home office de forma definitiva, em que cada setor tem uma escala diferenciada. A decisão também levou em consideração a melhoria nos índices de desempenho interno.
Logo no início de 2021, a Algar Telecom assumiu o 0800, que pertencia à operadora Claro, para contato com o Ministério da Economia, que registra elogios, denúncias, reclamações, solicitações e sugestões.
No mesmo ano, a Algar Telecom comprou a Vogel Telecom, empresa de Telecomunicações que era totalmente dedicada ao mercado de empresas e atacado, oferecendo serviços de conectividade de alta capacidade. A aquisição reforçou a estratégia de crescimento da empresa, que vem abrangendo sua expansão geográfica por meio da oferta de soluções integradas de telecom e TI com foco no segmento B2B.
Ainda em 2021, a empresa lançou um clube de benefícios para seus clientes do varejo e MPE, que foi batizado de Algar Sempre. A novidade trouxe acesso a uma plataforma de serviços digitais gratuitos, como e-books, músicas e conteúdo infantil, além de sorteios com participação automática de todos os clientes.
O ano de 2022 marcou a retomada de muitas atividades ao modelo presencial e uma delas foi a programação do Cine Família na Praça, projeto itinerante patrocinado pela Algar Telecom, que levou muita diversão aos moradores de Passos, Poços de Caldas, Patrocínio e Patos de Minas, em Minas Gerais.
A Algar Telecom aproveitou o ano de 2020 para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade.
A empresa conta com uma frota de 1300 veículos e procura encontrar fontes renováveis de consumo de combustível para reduzir os impactos no meio ambiente. Além disso, a Algar Telecom busca parceiros que estejam engajados em buscar sempre melhorias em suas práticas sustentáveis. Por isso, a Algar Telecom fechou uma parceria com a empresa Movida para garantir maior eficiência operacional no uso da frota e engajamento com práticas voltadas à sustentabilidade.
Em parceria com o Projeto Sinhá Recicla, também foram disponibilizados os uniformes da equipe de campo da Algar Telecom, que não estavam em uso, para a confecção de máscaras de proteção contra a Covid-19.
Para dar prosseguimento às ações do programa Algar Sem Barreiras, que traz mais voz e diversidade para a empresa, a Algar Telecom criou um Comitê Gestor da Diversidade. O comitê é formado por associados da empresa que possuem vivência e propriedade para tratar os assuntos propostos nas frentes de LGBTI+, PCD e Gênero.
Já em 2021, no mês de julho, a empresa realizou a 1ª Semana da Diversidade e Inclusão, com um evento interno que promoveu diálogos com públicos estratégicos: associados, TH, líderes e fornecedores. O intuito foi ouvir, debater, refletir, aprender e praticar a diversidade e inclusão para cada um dos pilares do Algar sem Barreiras.
Em 2022, a Algar Telecom foi eleita como a companhia mais sustentável do país no setor de telecomunicações, pelo prêmio Melhores do ESG 2022 da EXAME. Essa é a nona vez consecutiva que ocupamos essa posição.
Em 2023, a empresa aderiu ao Science Based Targets Iniciative (SBTi), criada pelo Pacto Global das Nações Unidas, Carbon Disclosure Project (CDP), World Resources Institute (WRI) e World Wine Fund for Nature (WWF). A iniciativa é uma das mais relevantes para a mobilização do setor privado na liderança de ações climáticas urgentes, e com a adesão, a Algar Telecom faz o compromisso de minimizar ainda mais as emissões de gases de efeito estufa até 2030 nos processos e operações.
A Algar Telecom também ficou em 6º lugar no prêmio 100 Best Fleets, etapa Brasil do Instituto PARAR, que avalia projetos de departamento de frotas de centenas de empresas, levando em consideração soluções sustentáveis e inovadoras.
Completando o marco de 10 anos consecutivos como a Telecom mais sustentável do país, a Algar Telecom foi vencedora na categoria Telecomunicações, Tecnologia e Mídia no prêmio Melhores do ESG 2023, promovido pela EXAME.
Em 2020, a Algar Telecom lançou uma nova solução para garantir a segurança digital de micro e pequenas empresas, o Proteção Web. A novidade foi criada por seu Centro de Inovação, o Brain, e tem o objetivo de proteger os clientes de ataques cibernéticos, além de bloquear o acesso a conteúdos suspeitos. A solução vem auxiliando empresas que viram seus processos e produtividade ameaçados no cenário de trabalho remoto e mudanças de mercado ocasionadas pela pandemia do coronavírus.
Uma aplicação que traz conectividade a veículos comuns foi um dos lançamentos da Algar Telecom em 2020. Em parceria com a Drive On, a Algar Telecom desenvolveu o Next Move Car, um aplicativo que pode ser utilizado em carros, caminhões e motos. A novidade permite que os usuários acessem várias informações em tempo real como: localização, consumo de combustível, manutenção de peças, controles, medições e alertas de velocidade, dentre outros recursos.
Outro lançamento do ano foi o Omni Connect, que reúne em uma única plataforma todos os canais de comunicação utilizados para entrar em contato com as empresas: Messenger, Telegram, Whatsapp, SMS, Web Chat, e-mail e voz. Com essa nova solução as empresas poderão gerenciar de forma integrada seus processos de atendimento ao cliente e usar a inteligência artificial por meio de bots que automatizam o atendimento.
O Omni Connect foi desenvolvido pelo Brain, com o objetivo inicial de atender médias e grandes empresas em diversos segmentos. A novidade fez a Algar Telecom se tornar a primeira empresa do setor de telecomunicações a oferecer esse tipo de serviço, que oferece aos clientes a possibilidade de contratar uma empresa full service.
O ano de 2020 também foi marcado pelo início do oferecimento do Cloud Phone Pro para empresas, solução formada por um PABX em nuvem que abrange todas as funcionalidades para comunicação interna e atendimento aos clientes. O objetivo da solução é agilizar a comunicação das marcas com seus clientes, fornecedores e colaboradores. Além disso, o Cloud Phone Pro é flexível podendo ser customizado de acordo com as necessidades de cada negócio. Além disso, o Cloud Phone Pro é flexível podendo ser customizado de acordo com as necessidades de cada negócio.
A Algar Telecom, em 2020, passou a oferecer o Algar Ilimitado um pacote de serviços que permite que seus clientes empresariais possam combinar soluções de forma personalizada para seu negócio.
Em 2021 foi a vez de lançar o serviço de Voz na Nuvem para ISPs, que foi desenvolvido pelo Brain. A tecnologia permite que o cliente tenha serviços de voz conectados à internet com segurança e flexibilidade por meio de telefonia fixa digital. Após o lançamento, foi criada uma unidade de negócio voltada para a pós-consolidação de ISPs.
No mesmo ano, a Algar Telecom ampliou a cobertura 4G para novas cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Além disso, a operadora ampliou a conectividade de clientes de fibra óptica com velocidade menor que 100 Mega para um aumento gradativo até os 100MB. O intuito dessas ampliações é garantir o acesso a serviços de comunicação e informações.
Ainda em 2021, a Algar Telecom alcançou a marca de 1,5 milhão de chips M2M, solução de comunicação máquina a máquina com chips para IoT que são vendidos para o segmento corporativo.
Em 2022, a parceria com a TIM tornou a Algar Telecom uma nova MVNO autorizada a oferecer serviços móveis no Brasil.
No mesmo ano, a Algar Telecom em parceria com a American Tower passou a ofertar Internet das Coisas (IoT) por meio da rede neutra LoRaWAN no Brasil. A parceria permitiu a ampliação da atuação da Algar Telecom no ecossistema de IoT/LoRaWAN, com uma solução inovadora e em constante evolução.
Outro serviço lançado foi o Utilities Control, criado pelo Brain em parceria com a HEPHAENERGY e Green Domus. O sistema de eficiência energética baseado em Internet das Coisas (IoT) é capaz de controlar e monitorar climatização, refrigeração e quadros de energia em empresas.
A Algar Telecom também apresentou ao mercado um serviço de gestão de Simcard para machine-to-machine (M2M). Ele foi feito em parceria com a V.eye, que cuidou da parte tecnológica do projeto. O serviço traz um painel com informações e gerenciamento automatizado de consumo e custos de conectividade.
Em 2023, a Algar Telecom se tornou a primeira companhia do setor de telecomunicações no Brasil a oferecer o serviço de jogos na nuvem. A entrada no mercado de jogos eletrônicos aconteceu com o lançamento da plataforma GameX Play, desenvolvida em parceria com a empresa francesa, Digital Virgo.
Também foram lançadas novas soluções para o público B2B. O Internet Essence passou a fazer parte do portfólio de internet dedicada da Algar Telecom em 2023, e oferece conectividade de alta performance, com preços mais acessíveis para atender as necessidades de grandes e médias empresas.
Ao longo de 2020, a Algar Telecom promoveu ações de transformação tecnológica, por meio de seu programa NEXT, visando atingir a meta de que as tomadas de decisões sejam baseadas 100% em dados. Diante disso, o NEXT foi estabelecido para promover ações que simplifiquem redes e sistemas, com adoção de virtualização e cloud, visando uma jornada com mais análises.
Além disso, a empresa já trabalha com o sistema de compartilhamento de informações entre as áreas, o que permite o cruzamento de dados com foco em melhorias para os clientes e processos.
Apesar do cenário de incertezas causado pela pandemia do coronavírus, a Algar Telecom soube como se adaptar para levar as melhores opções para seus clientes e crescer. No terceiro trimestres de 2020 sua receita líquida cresceu 9,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em 2021, a Algar Telecom completou 67 anos e para marcar mais um ano de crescimento seu foco de atuação tem sido na expansão nacional, abrangendo seu atendimento para 350 cidades em 16 estados.
Com o crescimento da demanda por internet durante a pandemia, em 2021, o progresso da Algar Telecom continuou, e no 3º trimestre registrou alta de 236% em seu lucro, resultados das novas soluções apresentadas para seus clientes e das parcerias estratégicas firmadas pela marca.
Em 2023 a Algar Telecom realizou mais avanços na sua modernização tecnológica, retirando totalmente a rede da operadora que utilizava cabos metálicos. O material retirado das ruas teve a destinação ambiental correta e os recursos obtidos foram empregados para manter a modernização constante da rede.
No mesmo ano, a rede 5G da Algar Telecom foi expandida para mais 29 cidades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Os municípios que receberam o sinal se somam às cidades de Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Franca (SP), que contam com a tecnologia desde 2021. Com essa expansão, até o fim do ano, ao todo 32 municípios possuíam o 5G da operadora.
Em 2020, a Algar Telecom ganhou o título de “Empresa do Ano” da premiação MAIORES E MELHORES 2020, promovida pela revista EXAME. Foram analisadas mais de 3000 empresas que atuam no Brasil, levando em consideração critérios como saúde financeira, produtividade dos colaboradores, crescimento, rentabilidade, e participação de mercado.
Para comemorar essa conquista tão especial, a Algar Telecom promoveu a live #GenteDeFibra, reunindo, mesmo à distância, todos aqueles que colaboraram para que 2020 entrasse para a história da empresa. A apresentação do evento foi feita pela jornalista Fernanda Viola, e a celebração virtual teve direito a um show incrível do cantor Alexandre Pires.
A Algar Telecom ainda esteve mais uma vez esteve entre os recertificados do Great Place to Work (GPTW), ocupando a 4ª posição entre as empresas de grande porte, no ranking de 2020.
Além de conquistar a recertificação do selo, em 2020, a empresa ainda esteve em outros rankings que reconhecem os esforços da empresa para proporcionar um ambiente de trabalho no qual segue o propósito de Gente Servindo Gente. A Algar Telecom foi considerada uma das 25 melhores empresas para trabalhar no Brasil, do site de seleção profissional Indeed, e ainda figurou no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, ficando em 11º lugar.
No mesmo ano, a Algar Telecom ficou em 1º lugar na lista das 100+ Inovadoras no Uso de TI 2020. A premiação contempla projetos de TI que apresentaram impactos nos negócios de empresas brasileiras.
A empresa ainda esteve no Anuário de Inovação do Valor Econômico de 2020, que reconhece as organizações que mais valorizam a inovação em suas estratégias de negócio.
A Algar Telecom fez parte da lista de ganhadores do 24º Prêmio Anefac – Fipecafi, “Transparência que gera valor” de 2020.
Ainda em 2020, a Algar Telecom por meio da Algar Fibra assumiu a liderança do Ranking Netflix, que aponta as melhores conexões no streaming.
Já em 2021, a Algar Telecom foi a campeã do XXII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, nas categorias Telecomunicações, Telefone e Telecomunicações Banda Larga. No mesmo ano, a empresa ainda voltou a figurar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, ficando em 12º lugar.
A Algar Telecom também esteve presente na lista das 500 melhores empresas da Revista Época Negócios 360º no ano de 2021. No mesmo ano, também esteve no ranking das 150 Empresas Mais Inovadoras da Revista Valor. Além disso, a operadora foi a empresa brasileira melhor colocada no ranking global de sistemas autônomos (AS) do CAIDA (Center for Applied Internet Data Analysis), ocupando a colocação geral de 29º lugar.
A Algar Telecom conquistou a renovação da certificação na NBR ISO 140011, selo que comprova a adoção de uma política de melhorias contínuas no sistema de gestão ambiental nos quesitos saúde, segurança e meio ambiente pela empresa.
Foi eleita a terceira empresa mais inovadora no setor de Telecomunicações, e esteve entre as 150 empresas mais inovadoras do país, no Prêmio Valor Inovação 2021 do Jornal Valor Econômico.
A 24ª edição da premiação Top of Mind de 2021 elegeu a Algar Telecom como a marca mais lembrada na Categoria Internet Banda Larga.
A Algar Telecom foi prata no Prêmio ClienteSA 2021, na categoria Líder em Operação B2B.
Em 2022 a Algar Telecom também conquistou muitos reconhecimentos. Um deles foi o prêmio Valor Inovação Brasil 2022. Além disso, na 8ª edição do anuário do jornal Valor Econômico, ficou entre as 3 empresas mais inovadoras do Brasil no segmento de telecom.
Na 23ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente foi vencedora na categoria “Telefonia Banda Larga”, um reconhecimento ao amplo investimento em novos formatos digitais de relacionamento com o cliente e na modernização de processos internos.
Pelo 14º ano, a Algar Telecom também está entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. Mais uma vez receberam a certificação Great Place To Work (GPTW), que reconhece globalmente as melhores empresas, na perspectiva dos colaboradores, para trabalhar. Além disso, também receberam o selo GPTW como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no estado de Minas Gerais.
A Algar Telecom foi condecorada, em 2023, com o Selo de Excelência em Franchising oferecido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O reconhecimento é dado a marcas que se destacam pelo apoio dado ao franqueado, o que envolve suporte, treinamento, custo-benefício e retorno sobre investimentos.
Em mais um ano, a Algar Telecom ficou entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, ocupando o 7º lugar no ranking da consultoria global Great Place to Work.
2023 também foi o ano em que a Telecom recebeu destaque no Prêmio de Intraempreendedorismo, promovido pela AEVO. A empresa ocupou a 7ª colocação na categoria Inovação Aberta e a 10ª colocação na categoria Inovação ESG, através do Brain.
A prática de inovação aberta com startups, promovida pela Algar Telecom, foi reconhecida no TOP Open Corps 2023, tradicional ranking que reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta no ano.
E por mais uma vez a Algar Telecom foi eleita uma das empresas mais inovadoras do país, segundo o Prêmio Valor Inovação 2023.
No 2º Prêmio Melhor RH Brasil, promovido pelo Centro de Estudos da Comunicação (CECOM) e pela Plataforma Melhor RH, a Algar Telecom marcou presença. A premiação valorizou os líderes de RH e a vice-presidente de Gente, Ana Paula Rodrigues, que ficou entre as 3 lideranças destacadas no setor de Telecomunicações.
E ainda, mais uma vez, a empresa foi reconhecida no prêmio Top of Mind Uberlândia, na categoria Internet Banda Larga/Telefonia Celular.
Outro reconhecimento conquistado no ano de 2023, dessa vez pela Algar Telecom Venture Builder, foi o prêmio de Corporate do Ano, no Startup Awards. A premiação é voltada para empresas destaques no mercado do empreendedorismo nacional, incentivando o desenvolvimento do ecossistema e das startups brasileiras.
O ano de 2020 trouxe muitos desafios para a Algar Tech, mas o dinamismo das mudanças e a capacidade para inovar da empresa mostrou como é possível se adaptar para atender seus associados, clientes e stakeholders. Confira como começou a década de 2020 para a Algar Tech.
Com o início do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, a Algar Tech adotou diversas medidas para assegurar a segurança de seus associados.
Em 2020, uma das primeiras medidas adotadas pela Algar Tech foi a adoção do home office a partir de março para a maioria de seus colaboradores. No ano seguinte, foi decidido que 43 % das posições de atendimento da Algar Tech ficariam permanentemente em home office, mesmo após o fim da pandemia.
Para auxiliar os associados em confinamento, foram disponibilizados atendimentos médicos e psicológicos, 24h por dia, por meio das ferramentas Dr+ Saúde e Psicologia Viva. A procura pelos serviços aumentaram exponencialmente e todos os colaboradores da Algar Tech receberam atendimentos gratuitos.
Em 2020, a Algar Tech iniciou seus investimentos em um novo modelo de pré-venda, com a Metodologia CXI para Backoffice Digital. O formato estabelece a realização de um diagnóstico completo da empresa para a construção de um plano de ação detalhado antes mesmo da contratação. Com essa nova metodologia a Algar Tech vai além do padrão tradicional do mercado e se posiciona como uma consultora de transformação digital.
Em meio a pandemia do coronavírus, a Algar Tech precisou atender um aumento nas demandas por soluções digitais de atendimento. A empresa quebrou recordes para desenvolver ferramentas que facilitassem os processos de atendimento para seus clientes e associados:
Em março de 2021, a Algar Tech buscou parcerias com startups com competência em Analytics e Decision Science, Customer Experience, Jornadas e Vendas Digitais. Objetivo era buscar inovações e trabalhar em conjunto com novos parceiros.
Em abril de 2023, a Algar Tech anunciou o lançamento da Maya, a assistente virtual que faz tradução para libras, promovendo acessibilidade ao site da empresa através da IA e da novação. Para acionar a Maya basta acessar o site da Algar Tech, clicar no canto superior direito da tela na opção: acessível em libras.
Em 2020, a Algar Tech lançou o programa “Dê asas à sua carreira” para auxiliar seus associados a desenvolverem novas competências operacionais nas carreiras do futuro. O programa oferece conteúdos em diversas áreas de atuação e conta com eventos para informar sobre cada carreira antes de abrir as inscrições para novas turmas.
Após a adoção do trabalho remoto como medida preventiva ao contágio do covid-19, a Algar Tech anunciou que mais de 600 associados não voltarão ao trabalho presencial após o fim da pandemia. Algumas áreas atuarão na modalidade Anywhere Office, formato definido após pesquisa entre os associados da Algar Tech mostrar a preferência pelo modelo. A Algar Tech elaborou um plano para apoiar seus associados durante a transição e materiais, como cadeiras e um quadro Kanban, para ajudar na adaptação.
Em junho de 2021, a Algar Tech promoveu a Feira de Carreira para PcD, via Zoom, tendo como foco as pessoas com deficiência, a feira apresentou vagas abertas para quem tivesse interesse em atuar na área de atendimento ou de tecnologia.
Em setembro de 2022, a Algar Tech anunciou Carlos Maurício Ferreira como seu novo presidente, o executivo está no grupo Algar há 22 anos e acumulou, ao longo da carreira, vasta experiência em serviços de tecnologia. O momento marcou o encerramento do ciclo estratégico de 2018 a 2022.
Outro marco de 2022 foi a inauguração do novo prédio em Hortolândia-SP, com capacidade para 750 posições de trabalho. A abertura marcou mais uma etapa do novo ciclo estratégico da Algar Tech focado no crescimento das nossas duas unidades de negócios.
2022 também foi marcado pelo crescimento do número de associados da Algar Tech. Foram mais de 8 mil novos contratados ao longo do ano.
E em 2022 a empresa realizou o primeiro Programa de Intercâmbio, onde 11 associados trabalharam temporariamente na sua área de atuação em uma das filiais da América Central.
Em 2023 a Algar Tech lançou seu novo posicionamento focado em crescimento, eficiência e gestão operacional, evolução e transparência. O mote: A Algar Tech Faz Acontecer, passou a traduzir as ações e os direcionamentos da empresa.
No mesmo ano, a Algar Tech lançou o PRO TECH, um programa voltado para a valorização e reconhecimento dos associados da torre de CX com o melhor desempenho mediante o cumprimento das metas. O PRO TECH visa motivar os associados e aumentar a eficiência e produtividade da torre como um todo.
E em novembro de 2023, iniciou-se a 3ª edição do Programa de Intercâmbio, com 20 associados do Brasil, Colômbia e México selecionados para explorar e compartilhar experiências entre si. Com duração de 9 meses, os participantes puderam conhecer a cultura de outros países, aprender um novo idioma, desenvolver um projeto e concorrer a uma premiação.
No final de 2020 a Algar Tech lançou os serviços gerenciados na nuvem com a oferta de Cloud MSP. O objetivo da solução é colaborar com médias e grandes empresas, tendo como nuvens públicas parceiras a Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft Azure. A Algar Tech trabalha com o modelo (Business Unit), contando com equipes com atuação 100% dedicadas, divididas em dois núcleos: Planejamento e Operação e Otimização.
Em agosto de 2020, a Omnify, nova unidade de negócios incubada pela Algar Tech, iniciou suas operações. A novidade tem como foco a transformação digital dos contact centers inhouse, oferecendo soluções omnichannel, know-how, gestão e otimização de jornadas do cliente e do atendente.
Em maio de 2021, Algar Tech criou uma célula de atendimento a clientes do Banco BV, com atendentes de mais de 65 anos. O objetivo foi oferecer cuidado e atendimento diferenciado para o público sênior, e também aumentar a diversidade de gerações na companhia. No mesmo mês, a empresa lançou um programa de investimentos de R$20 milhões, visando compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Do total de investimentos, 10 milhões foram destinados para infraestrutura, licenças e realizações de treinamento e os outros 10 milhões para adequações tecnológicas.
Já em agosto de 2021, a Algar Tech conseguiu recuperar mais de R$73 milhões em dívidas, para um dos maiores grupos financeiros do Brasil. A operação teve sucesso através do uso da Duda, assistente virtual cognitiva de renegociação de dívidas, que é capaz de dialogar com todos os clientes ao mesmo tempo, otimizando a operação.
Chegando ao fim do primeiro semestre de 2021, a Algar Tech conquistou 23 novos clientes, registrando um crescimento de 92% no comparativo com o mesmo período de 2020. Os segmentos que mais prevaleceram nestes novos clientes foram Mídia e Tecnologia, representando 22%, Financeiro também 22% e Utilities, Gás e Petróleo com 13%.
Ainda em 2021, a Algar Tech lançou um podcast que falava sobre tecnologia CX e UX, com profissionais reconhecidos no mercado e também da própria Algar Tech, contando sempre com a participação especial da Sara, brand persona que é a Analista Virtual de Negócios da companhia.
No final do ano, a Algar Tech levou chatbots para a maratona latino-americana de programação, a Behind the Code. Essa maratona trouxe desafios do mundo real para os desenvolvedores, com participação dos residentes da Argentina ( exceto a província de Mendoza) , Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México , Peru, Uruguai e Venezuela. Outra novidade do período, foi o lançamento do programa de intercâmbio online, que promoveu a troca de cadeiras entre profissionais com a mesma função em países distintos, como: Brasil, Colômbia, Argentina e México.
Em 2022, a assistente virtual da Algar Tech, a Duda, voltou a conquistar grandes resultados. Ao longo do ano ela fechou 262 mil acordos de renegociação, sendo responsável por recuperar R$ 290 milhões. A assistente realizou mais de 2,9 milhões de atendimentos e negociou cerca de R$ 1 bilhão pelo período.
A Algar Tech foi apontada, pelo GPTW Mulher de 2020, como uma das melhores empresas do Brasil para mulheres trabalharem. A empresa do grupo Algar tem mais de 56% dos seus cargos de liderança preenchidos por mulheres.
No mesmo ano, a Algar Tech também esteve entre as melhores empresas para profissionais de TI trabalharem no Brasil, na 15ª edição do GPTW TI.
A Algar Tech ficou em segundo lugar entre as empresas mais inovadoras do Brasil na categoria de Serviços pelo prêmio Valor Inovação Brasil 2020.
Em 2022, a Algar Tech foi destaque no Prêmio Executivo de TI do Ano, com a participação de Riemann César, CIO da empresa, que esteve entre os principais executivos indicados. Riemann concorreu na categoria Cibersegurança, com o projeto de adequação à LGPD realizado pela empresa.
Mais uma vez a empresa recebeu o selo GPTW Brasil e foi certificada como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no país, em 2022. Além dele, no mesmo ano, também recebeu o selo GPTW Minas, ocupando a 12ª posição como Melhor Empresa para Trabalhar em Minas Gerais.
Outras premiações também chegaram para a Algar Tech em 2022, como o ouro no Prêmio ClienteSA 2022, como a melhor estratégia em gestão de clientes do mercado brasileiro. A conquista foi na categoria Líder em Projetos com Concepção de BPO, com o case “Operação Remote-First: Transformando o atendimento da maior especialista em foodtech”.
A Algar Tech também ocupou a 1ª posição do ranking divulgado pelo anuário Valor Inovação Brasil, como a empresa mais inovadora do Brasil no setor de serviços.
Na 20ª edição do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (CONAREC), em 2022, a Algar Tech foi vencedora de CPOs nas categorias Atendimento Digital e Atendimento Multicanal – Pequenas e Médias Operações.
Em 2023, a Algar Tech foi eleita a Melhor Empresa de BPO (Business Process Outsoutcing) e o Melhor Contact Center no Prêmio Reclame Aqui.
A lista Innovative Workplaces 2023, da MIT Technology Brasil, apontou a Algar Tech como uma das 20 empresas mais inovadoras do país, com destaque na categoria Locais Inovadores para Trabalhar em 2023.
A empresa foi reconhecida como Líder de Mercado em Serviços de Digital Workplace, na premiação do ISG Provider Lens, em 2023. Com o prêmio é comprovada a excelência nas soluções oferecidas pela Algar Tech.
Neste ano também teve case de sucesso sendo premiado! A Algar Tech conquistou o troféu de bronze no Best Performance, categoria: “Atendimento ao cliente – Excelência em Atração, Fidelização e Retenção de Clientes”, pelo trabalho realizado ajudando um grande player do setor de linha branca no desafio de aumentar a retenção de clientes após a compra.
Na edição do CONAREC 2023, a Algar Tech recebeu mais um prêmio na categoria Cobrança e Recuperação.
Outro case de sucesso, este em parceria com a Bayer, recebeu o troféu de ouro na categoria “Inovação em relacionamento” no Prêmio Smart Customer 2023. Nele, a Algar Tech demonstrou como foi o desenvolvimento e a escala em qualidade do contato da marca do segmento de agronegócios com o público final, por meio de uma experiência única e personalizada.
Em 2023, a Algar Tech esteve entre as Melhores Empresas para Trabalhar por mais um ano consecutivo, sendo uma das empresas certificadas no Great Place To Work (GPTW).
Com a pandemia do novo coronavírus, em 2020, um dos setores mais afetados foi o do turismo, mas a Aviva, uma das empresas do grupo Algar, mostrou que a adaptação também faz parte do seu dia a dia.
Em todo o mundo, os parques temáticos e hotéis tiveram que suspender as suas atividades por um longo período, uma ação necessária para o controle da COVID19.
Antes da reabertura dos resorts da Aviva no Rio Quente e na Costa do Sauípe, a Aviva adotou e intensificou diversas ações como check-in online, uso de máscaras, testes de temperatura, protocolos de higienização intensificados, pulseiras com tecnologia de aproximação (que já eram usadas desde 2019), entre outros.
Apesar de um início desafiador, a década ainda tem sido marcada por grandes resultados e conquistas. Confira como tem sido o período para a Aviva:
Entendendo que o impacto causado pela pandemia do COVID19 também afeta a população de cidades turísticas, a Aviva lançou a ação “Juntos pela Comunidade”. Que consistia na venda de ingressos para o Hot Park em que 100% da arrecadação foi revertida para causas sociais imediatas e de amparo à crise, em especial das localidades de Rio Quente (GO) e Mata de São João (BA).
Em abril de 2021, a Aviva se uniu ao projeto “Unidos Pela Vacina” contribuindo com doações para alguns municípios de Goiás e da Bahia, e auxiliando nas campanhas de vacinação pelo SUS em complemento aos Governos Estaduais e Municipais do Brasil.
No final de agosto, a Aviva entregou câmaras refrigeradoras para armazenamento de vacinas no Pronto Atendimento (PA) da Praia do Forte em Mata de São João, a pouco mais de 60 km de Salvador, e também uma para o município de Rio Quente. Os equipamentos foram responsáveis pelo armazenamento dos imunizantes que foram distribuídos nos municípios.
No mesmo mês, a Aviva incentivou o turismo para as pessoas completamente vacinadas, fazendo com que as pessoas continuassem se conscientizando e seguindo os protocolos divulgados, como distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos.
Em 2021, foi instalada uma usina fotovoltaica no Rio Quente Resorts, em Goiás, visando atender a demanda de energia dos hotéis no local. A instalação ocupa uma área de 18 mil m², contando com 3,6 mil placas que captam o calor e transformam em energia.
No início de 2020, o Rio Quente lançou uma opção para quem quer aproveitar o tempo livre em suas instalações, o In Casa Residence Club, residências de férias com serviço de resorts no modelo de timeshare, em que o proprietário paga apenas pelo período de uso.
No mesmo ano, a Costa do Sauípe apresentou um novo conceito de hotel para seus clientes, o Sauípe Premium Brisa que une uma experiência completa de all inclusive e entretenimento. Além de contar com diversas atrações para adultos, a variedade de programas exclusivos para crianças é um dos grandes diferenciais do hotel.
No começo de 2021, a Aviva anunciou Rubens Oliveira, como novo Gerente Nacional de vendas da Aviva Vacation Club. O executivo entrou na empresa em 2018 como Coordenador de Vendas Nacional e acumula passagens por grandes empresas como Groupon, Pestana e Jardim Atlântico Beach Resort.
Em junho de 2021, o Rio Quente Resorts anunciou um novo serviço: vôo panorâmico em um balão, onde os hóspedes podem apreciar as belezas naturais a 50 metros de altura. O passeio tem duração de 15 minutos e capacidade máxima de quatro pessoas.
A Aviva, durante o Remexa Esporte e Dança, recebeu o Campeão Olímpico de Vôlei e Tricampeão Mundial, Dante Amaral. Ele ministrou clínicas de vôlei na Arena da Praia do Cerrado, no Hot Park. Ainda teve a presença do Jonathan Feio, que comandou o Momento Dance to Dance, momento exclusivo para hóspedes do Rio Quente, e também Thalita Rodrigues, atleta PCD com mais de 50 troféus nacionais e internacionais, que comandou a Clínica de Tênis.
Já em setembro de 2021, foi exibida a websérie “Descubra”, com 4 episódios que divulgaram as paisagens exuberantes da Costa do Sauípe, na Bahia, e de Rio Quente, em Goiás, ambos destinos da Aviva. Ao longo dos episódios, disponíveis nos perfis do Instagram e canais do Youtube dos destinos, foi mostrada toda a beleza natural de cada região e também as histórias sobre os cenários e a natureza dos entornos.
Em outubro de 2021, Alessandro Cunha foi escolhido como novo CEO da Aviva, prata da casa. A decisão por um profissional de dentro da empresa, representa o estilo de gestão Aviva, que há 10 anos consecutivos vem ganhando destaque no prêmio Great Place to Work – GPTW Brasil.
Em abril de 2022, a Aviva anunciou a chegada de seu novo Diretor de Operações, o executivo Paulo Schneider, que passou a responder por todas as áreas de operações da Aviva de forma corporativa, incluindo Rio Quente, Costa do Sauípe e Hot Park.
Em comemoração aos 25 anos de existência, o Hot Park lançou um novo serviço de assinatura, o Hot Park Play, que oferece acesso ao parque aquático todos os dias, em qualquer período do ano, e permite a inclusão de até 8 pessoas.
Em 2023, a Aviva anunciou o investimento de R$170 milhões para a reforma de hotéis na Costa do Sauípe e para a construção de um parque aquático dentro do complexo baiano: o Hot Park Baía das Tartarugas.
No mesmo ano, o primeiro restaurante temático da Praia do Cerrado, no Hot Park, em Goiás, foi inaugurado. A nova estrutura, chamada de Maraé, foi montada em um espaço de aproximadamente 1.500m² em formato de um barco, e teve um investimento de R$ 6 milhões. O espaço possui decoração repleta de elementos praianos e tem capacidade para receber 274 pessoas.
Ainda em 2023, a Aviva lançou uma parceria com o Instituto Algar, promovendo o ‘Ingresso do Bem’. A iniciativa destinou a arrecadação com a venda de ingressos para o Hot Park em determinada data, para oficinas de reforço escolar promovidas com crianças e adolescentes em organizações sociais.
Uma nova atração entrou em operação no Hot Park em 2023: o Turbilhados. São dois toboáguas com boias para quatro pessoas, com manobras radicais e inéditas no Brasil e um espaço instagramável integrado à natureza. Foram investidos R$ 31 milhões, desde a estrutura até a tematização, para construir a atração.
Em 2020, o Hot Park foi apontado entre os “Top 10 Parques Aquáticos da América Latina”, ocupando a 3ª posição no ranking, além de também estar entre os “Top 20 Parques Aquáticos do Mundo” na 9ª posição, segundo pesquisa “Theme Index and Museum Index 2019”.
O Rio Quente Resorts ganhou o prêmio Ozires Silva na modalidade Médio-Grande e Grande Porte, com o Projeto Corredor Ecológico.
Na premiação Traveller’s Choice 2020, do Tripadvisor, o Hot Park ficou em 3º lugar na categoria de “Melhores parques aquáticos e atrações América do Sul”. Já a Costa do Sauípe foi premiada em duas categorias com o hotel Pousadas: All inclusive (América do Sul) em 8º lugar, e no quesito “Para Famílias (Brasil)” na 17ª colocação no ranking.
Logo no início de 2021, o Rio Quente Resorts foi citado pelo extranet na lista dos 10 lugares até 400 km de Goiânia perfeitos para viajar com crianças. A escolha reforça a dedicação de estar entre as melhores escolhas para a diversão dos pequenos, contando com a ajuda de uma equipe preparada para entreter as crianças com diversas atividades educativas e brincadeiras.
A Revista Viajar S/A, no meio de 2021, indicou o Rio Quente Resorts entre os quatro resorts para conhecer no Brasil, destacando as fontes de águas quentes que são uma delícia para curtir nas piscinas e parques.
Também em 2021, o Rio Quente Resorts ficou presente na lista divulgada pela extranet entre os cinco projetos de piscinas de ondas surpreendentes no Brasil, representada pela sua praia do cerrado, que é considerada a maior praia artificial de águas quentes do nosso país.
Em junho de 2021, o Rio Quente Resorts recebeu a “ Honraria de Mérito” da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), sendo reconhecido pelo auxílio e contribuição aos serviços prestados ao Estado e ao povo goiano no combate a incêndios florestais.
Em agosto do mesmo ano, o Rio Quente Resorts recebeu o Selo de Turismo Responsável, criado pelo Ministério do Turismo. Onde foi reconhecido como uns dos quatro destinos seguros para se conhecer no pós-pandemia, mantendo sempre com respeito os protocolos de higiene e garantindo uma experiência mais segura para todos os visitantes.
No final do ano de 2021, a Aviva fez parte da lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Great Place to Work-GPTW Brasil, na categoria empresas de 1.000 a 9.999 funcionários. A empresa conquistou a segunda colocação como uma das melhores empresas para se trabalhar na categoria Hotelaria e a quarta colocação no Centro-Oeste na categoria Grandes Empresas.
Em 2022, o Hot Park foi reconhecido pelo Tripadvisor Traveler’s Choice 2022 como o 6º melhor parque de diversão do mundo. Ele foi o único parque aquático brasileiro a aparecer na lista.
O parque também ocupou pela sétima vez consecutiva, a terceira posição do ranking “Top 10 Parques Aquáticos da América Latina”, a lista dos parques aquáticos mais visitados da América Latina, segundo pesquisa “Theme Index and Musem Index 2021”.
Mais um reconhecimento, conquistado em 2022, foi o Prêmio Reclame Aqui, em que o Hot Park foi vencedor na Categoria Turismo e Lazer.
Em 2023, a Aviva conquistou mais uma vez o 5º lugar no ranking GPTW do Centro-Oeste, na categoria Grandes Empresas, sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar na região.
Na lista dos parques aquáticos mais visitados da América Latina, divulgada pelo grupo de pesquisas Themed Entertainment Association, em 2023, o Hot Park apareceu na 3ª posição, estando 8 vezes consecutivas na lista.
Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o Hot Park foi eleito um dos melhores parques de diversões do mundo pelo prêmio Travellers’ Choice 2023, do Tripadvisor.
Cinco hotéis da rede da Aviva também estiveram entre os melhores da Travellers’ Choice 2023. Os vencedores estão nos complexos Rio Quente Resorts: Hotéis Cristal, Turismo, Pousada e Luupi); e na Costa do Sauípe: Grand Premium Brisa.
Em 2020, a Algar Farming realizou o evento Farming Show, com o intuito de promover ações que trouxessem mais rentabilidade para os produtores. O evento precisou ser reformulado para acontecer no formato virtual, devido a pandemia do novo coronavírus, com uma grade completa com oportunidades de negócios, aprendizados e vários operadores agrícolas, além dos conteúdos ricos que ajudaram os produtores a se prepararem para a nova safra. Ao longo dos três dias de evento foram cerca de 30 palestras com renomados profissionais e empresas do mercado.
A empresa ampliou o número de pivôs de irrigação durante o ano de 2020, ampliando de 6 para 45 pivôs, totalizando uma área de 4.500 hectares irrigados.
Ainda em 2020, o agronegócio seguiu sua produção em ritmo acelerado, e para atender a demanda do mercado, a Algar Farming adotou medidas como antecipação da compra de insumos e da venda de sua próxima safra. A empresa também se preparou para ampliação de sua capacidade de armazenamento de soja, garantindo o abastecimento de seus clientes ao longo do ano de 2020.
Em 2021, a Algar Farming em parceria com a Maqnelson Agrícola, realizou o Produtech na Fazenda Canadá, em Uberlândia/MG. Evento que promoveu um treinamento para qualificação da força comercial da Maqnelson, com a participação de 120 colaboradores que puderam acompanhar em campo o trabalho dos equipamentos John Deere.
No mesmo ano, foi incluído um novo produto no portfólio da Algar Farming, o milho doce. Inicialmente o cultivo começou a ser realizado em uma área de 348 hectares, mas devido ao excelente retorno foi ampliado para 1.082,65 hectares. A empresa também decidiu investir na produção dos insumos para a ração dos bovinos confinados, na própria fazenda de confinamento, com um sistema de integração lavoura-pecuária.
Ainda em 2021, a Algar Farming investiu na produção de cana-de-açúcar contribuindo com a produção de energia limpa e biocombustíveis. Por isso, foi uma das convidadas para o Megacana Tech Show 2021, maior evento do setor sucroalcooleiro do Brasil.
2022 marcou o retorno das atividades presenciais. Neste ano, a Farming Show, que é promovida pela Algar Farming, foi realizada presencialmente na Fazenda Canadá, em Uberlândia (MG). O evento contou com uma estrutura robusta, além de grandes expositores com as mais recentes tecnologias para o campo.
O ano também foi marcado por uma parceria firmada entre a Tracan Case IH e a Algar Farming.
Em maio de 2022 também aconteceu a 1ª Pescaria Algar Farming, que reuniu parceiros da Farming Show e associados da Algar Farming para confraternizar e gerar relacionamento durante uma pescaria no Pantanal-MS.
Em 2023, a Algar Farming estreou o Farming Cast, podcast para produtores que conta com a participação de grandes nomes do agronegócio, compartilhando informações e trocando experiências. Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.
No mesmo ano, pela primeira vez, diversas gerações da família Garcia, fundadora do grupo Algar, estiveram juntas na Fazenda Pacajá, da Algar Farming, em Portel (PA). A visita aconteceu por meio do projeto PacajáXperience, que promove uma imersão no trabalho realizado na fazenda.
2023 também foi marcado pelo lançamento do novo posicionamento, com o mote: Algar Farming, servindo ao planeta.
O Centro de Inovação em Negócios Digitais do grupo Algar, o Brain, aproveitou o processo de aceleração digital, que aconteceu no ano de 2020 em todo o mundo, para trazer soluções inovadoras ao mercado e aproveitou a oportunidade para fazer parte de grandes eventos da área.
Com essa premissa, esteve presente na Campus Party Digital Edition, a versão online de um dos maiores eventos voltados para inovação e criatividade. A então presidente do Brain, Zaima Milazzo fez parte do quadro: “Smartcities – desafios e paradigmas para o sucesso da implantação”.
Ainda em 2020, foi realizada a 2ª edição do “Brain Summer Job” em formato totalmente digital. A iniciativa é um curso que identifica talentos e prepara profissionais para o mercado de trabalho do futuro, desenvolvendo suas soft skills e colaborando com a propagação da cultura de inovação.
Já no início de 2021, o Brain participou do evento HR Connect, que discutiu sobre o papel estratégico do RH e a agilidade como ferramenta para inovar e alavancar os resultados.
Em outubro do mesmo ano, o Brain realizou o webinar: “A influência da Inovação e Produtividade no Mercado Imobiliário”, em seu 4º evento promovido em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) de Inovação da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). O encontro foi marcado pela presença de profissionais de grandes marcas do segmento imobiliário e de construção civil, que apresentaram cases e ações de sucesso desenvolvidas nos últimos anos.
Ainda em outubro, o centro de inovação em negócios digitais da Algar Telecom promoveu o Brain Innovation Summit, evento gratuito e 100% digital, que abordou o tema “Conexão e pessoas: o futuro da inovação”.
2022 ficará sempre marcado como um ano importante na história do Brain. Afinal, em março foi inaugurado o Brain Portugal, filial no continente europeu, em Lisboa. A internacionalização do Centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, teve como objetivo ampliar o relacionamento com o ecossistema europeu e prospectar soluções baseadas em 5G, blockchain e Internet das Coisas (IoT).
Aproveitando a internacionalização, o Brain marcou presença na 11ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa e pôde conferir conteúdos relevantes e experiências enriquecedoras sobre o Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Lisboa.
Em abril de 2022, o centro de inovação em negócios digitais da Algar Telecom promoveu o 1º Talk das Tribos, evento gratuito e 100% digital, que abordou o tema “Economia Digital impulsionando o futuro”.
Já em maio, o Brain realizou o webinar: “Gestão da Inovação através de programas de Intraempreendedorismo”, e convidou alguns dos seus especialistas para falar sobre o assunto, contando cases de sucesso sobre o tema.
Em julho de 2022 aconteceu a 6ª edição do Brain Open, onde startups de soluções de tecnologias omnichannel e data driven foram selecionadas e tiveram a oportunidade de receber investimento e terem o negócio acelerado pela Algar Telecom e pela Algar Telecom Venture Builder.
Em 2023, com a filial em Portugal, o Brain promoveu Missão Brain Portugal e marcou presença na maior conferência da Europa em tecnologias, o Web Summit Portugal 2023, que aconteceu em Lisboa, no mês de novembro. Onze executivos participaram e conheceram a sede do Brain no país e outras empresas que são destaques em inovação.
No mesmo ano aonteceu mais uma edição do Brain Innovation Summit, evento que reúne grandes expoentes do ecossistema de inovação, apresentando as tendências que estão moldando o mundo da tecnologia e impactando as pessoas. O encontro aconteceu no CDL Uberlândia entre os dias 16 e 20 de outubro.
O Brain se juntou à Skin Innovation para desenvolver um game de inovação presencial pela primeira vez em Uberlândia (MG), sede do Brain. O evento também aconteceu em outubro e contou com palestras, workshops e painéis com gigantes do ecossistema de inovação, em que os participantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e desbloquear possibilidades como em um grande jogo.
Um dos primeiros desafios do Brain foi na capacitação de seus talentos para um mindset de agilidade e transformação digital. Depois de avaliar que não havia nenhum tipo de serviço nesse sentido no mercado, a empresa desenvolveu seus próprios projetos de capacitação que foram repassados para seus associados. Em 2020, o Brain decidiu aproveitar sua experiência e compartilhar seu projeto de capacitação para profissionais de outras empresas, com a criação do Brain Innovation Academy.
Em parceria com o Grupo Seidor, multinacional espanhola parceira da SAP, o Brain promoveu o desafio Open Innovation com foco nos três pilares ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). O objetivo foi prospectar grandes corporações que pretendem suas dificuldades de atuação dentro dos pilares do ESG, e co-criar com startups em fase de tração soluções para as dores apontadas.
Em 2021, o Brain realizou o desafio Open Maker Challenge 2021, em parceria com o Sebrae, para selecionar startups para apresentar soluções tecnológicas para problemas de grandes indústrias referências no mercado.
Ainda em 2021, foi realizado o Brain Open Edição Internacional, que selecionou 4 startups para colaborar com o Brain na construção de soluções voltadas para Smart Home/Office e Espaços de Uso Coletivo. Foram escolhidas 1 startup brasileira, 2 startups da Itália e 1 de Portugal.
Em 2022, o Brain firmou uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto de Telecomunicações de Portugal para ampliar as pesquisas relacionadas à serviços digitais desenvolvidas em colaboração pelas instituições.
Em 2023, Zaima Milazzo, deixou o cargo de Presidente do Brain para assumir um novo desafio na Algar Telecom, e com isso, Osvaldo Carrijo assumiu a presidência.
No mesmo ano, o Brain renovou o Brain Sessions, podcast desenvolvido para discutir o mercado de tecnologia e inovação com alguns dos maiores especialistas que atuam nos melhores players do mercado. Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.
Uma nova parceria também marcou o ano de 2023 do Brain. O Centro de Inovações iniciou uma colaboração com o Microsoft for Startups Founders Hub, programa que capacita e apoia startups no mundo todo. A parceria visa reforçar o objetivo do Brain de impulsionar a inovação e fortalecer a comunidade empreendedora de startups próximas.
Além dessa parceria, o ano também marcou o início de uma colaboração entre a Algar Telecom, o Brain e a Multivision, empresa portuguesa do segmento de TIC (Tecnologia da informação e Comunicação). A parceria tem como propósito utilizar a análise de dados e a Inteligência Artificial para atuação preditiva em problemas de rede, além da construção de ofertas, produtos e serviços para os clientes finais.
O Brain foi reconhecido na premiação Think Work Flash Innovations 2023, com o certificado de RH Inovador, no case Main Brain, que tratou a reestruturação das entregas e metas das equipes internas com OKRs.
O Brain e a Algar Telecom, em parceria com a empresa francesa Digital Virgo, lançaram o GameX Play, em 2023. A iniciativa é uma plataforma de games, com um cloud gaming e um portal de notícias e dicas sobre os principais jogos da atualidade.
O Brain foi o responsável por elaborar o Proteção Web, a nova solução de segurança digital lançada pela Algar Telecom. A solução, lançada em 2020, tem como intuito oferecer proteção para micro e pequenas empresas que encontraram dificuldades relativas à segurança digital e produtividade, especialmente com a transição para o regime de trabalho remoto no período da pandemia do coronavírus.
Outra solução desenvolvida pelo Brain foi o Hospital Monitora, uma inovação que possibilita a localização de objetos e equipamentos hospitalares de forma ágil. Essa novidade otimizou os processos dentro de hospitais e ajuda no dia a dia de profissionais da área da saúde.
Em 2022, a Algar Telecom lançou o Utilities Control, criado pelo Brain em parceria com a HEPHAENERGY e Green Domus. O sistema de eficiência energética baseado em Internet das Coisas (IoT) é capaz de controlar e monitorar climatização, refrigeração e quadros de energia em empresas.
No mesmo ano, o Brain em parceria com a startup U-Get, desenvolveu uma geladeira inteligente para bares e restaurantes que consegue fazer a venda por reconhecimento facial, além de avisar sobre a necessidade de reposição de estoque. Mais de 5 mil delas foram espalhadas pelo Brasil.
Em 2023, o Brain, junto com a Algar Telecom, anunciou a criação da plataforma Facilita, um hub de soluções para gestão de micro e pequenas empresas (MPEs). A ferramenta reúne serviços digitais agnósticos voltados ao segmento a preços acessíveis, como recursos de gestão de vendas, redes sociais, segurança digital e controle de ponto.
Outra solução criada no ano foi o Utilities Water, solução IoT para apoiar clientes na eficiência hídrica, desenvolvida através do Brain. Com essa ferramenta é possível ter informações precisas sobre o consumo, vazamento, qualidade e pressão da água, aumentando, assim, a eficiência do controle do uso de sistemas hídricos.
2023 também ficou marcado pelo lançamento da plataforma EAD do Brain, o Brain Training EAD, que oferece cursos exclusivos para quem quer impulsionar a carreira, mudar de área, empreendedores, líderes e gestores de diversos segmentos. Nela, são disponibilizados cursos gratuitos e pagos e webinars sobre imersão ágil, práticas de CX, UI e Design de experiência, Scrum Master, Varejo, MPE, Economia Digital e muito mais.
Em 2020, o Instituto Algar celebrou 18 anos de existência e desde sua criação colocou em prática da forma mais literal o propósito “Gente servindo Gente”. Durante o ano, o isolamento social causado devido a pandemia da Covid-19, fez parte da rotina de muitos estudantes e profissionais, e os projetos sociais do Instituto Algar se adaptaram para atender as demandas dessa nova realidade.
Saiba mais sobre esse processo e como tem sido a década para o Instituto.
O programa Talentos do Futuro, que prepara os jovens com foco no mercado de trabalho, não parou. Com uma remodelagem em seus processos, as atividades do programa foram mantidas, mas em um novo formato. Com lives semanais o Talentos do Futuro tirou dúvidas dos jovens e realizou orientações à distância. Os acompanhamentos das turmas que fazem parte do programa foram realizados de forma remota em todas as cidades que contam com a presença do Instituto Algar.
Os projetos do Programa Transforma, do Instituto Algar, também tiveram que se adaptar em 2020. Como o caso do projeto EMCANTAR, que lançou o livro “Pedagogia do Encantamento” em meio à pandemia por meio de um evento online. O grupo EMCANTAR também apresentou o espetáculo “A Lua por Testemunha” através de uma transmissão ao vivo.
O Instituto Algar também preparou conteúdo exclusivo em lives no seu Instagram para crianças e adolescentes, com o objetivo de dar continuidade aos aprendizados, que em 2020 foram feitos de forma domiciliar.
O Instituto Algar promove todos os anos o Encontro de Voluntários do grupo Algar. Em 2020, os trabalhos do Programa de Voluntariado não pararam, dando início a um voluntariado mais digital. Com isso, o encontro de voluntários aconteceu, pela primeira vez, em formato 100% remoto.
O Programa de Voluntariado uniu associados do grupo Algar em prol do projeto Juntos por Uberlândia, em 2020, com a contribuição de voluntários para realizar a montagem de kits de higiene que foram destinados para organizações sociais.
Um segmento afetado pela pandemia do COVID19 foi o artístico, e para ajudar os artistas independentes que tiveram suas apresentações canceladas, o Instituto Algar, em parceria com outras instituições, conseguiu arrecadar cestas básicas para 350 famílias. A ação foi em prol do Movimento Cultura Luta, coordenado por agentes independentes do segmento artístico-cultural de Uberlândia.
Em 2021, o Instituto Algar criou o Jornada para o Futuro, em parceria com 18 empresas. Um programa para desenvolver nos jovens profissionais alguns pontos que ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
Acompanhando todo o impacto causado pela COVID-19, o Instituto Algar em parceria com Empreende Aí, criou “Empreendedores que Transformam”, um programa virtual e gratuito, com o objetivo de capacitar as pessoas nas diferentes áreas do empreendedorismo.
Aproveitando o sucesso dos programas sociais iniciados em 2021, o Instituto Algar junto com a Algar Tech, lançou o programa Oportunidades que Transformam, uma iniciativa que ofereceu uma trilha de formação gratuita para a comunidade em várias áreas, contribuindo com a evolução pessoal e profissional dos participantes.
Também em 2021, o Instituto Algar e o Doar Futuro criaram o Programa Super Talentos, que foi destinado a jovens entre 17 e 21 anos, com grande habilidade em matemática, focado aos que foram medalhistas ou receberam menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A empresa também patrocinou um evento da Trupe de Truões, grupo de teatro de Uberlândia, onde foi adaptado um programa de rádio em espetáculo teatro-musical transmitido direto no canal da Trupe no Youtube.
O projeto “Dedo de Verso”, patrocinado pelo Instituto Algar, lançou um disco com canções e poemas criados por crianças durante a pandemia, que contou com a direção do músico e escritor Enzo Banco e a participação do Grupo EMCANTAR. Devido ao sucesso do projeto, no final de 2021 foi divulgado um segundo disco que será lançado pelo “Dedo de Verso”, o que incentivou outros alunos a ingressarem em Workshops para realizar as escritas criativas.
No final de 2021, o Instituto Algar lançou uma Campanha de Destinação de Imposto de Renda para ações sociais, permitindo que contribuintes que façam sua declaração de renda no modo completo possam transformar o imposto a ser pago em doações. Em 2023, esse processo foi facilitado com a plataforma abraceumacausa.com.br que ajuda os doadores a tirarem dúvidas sobre a destinação e até calcular o potencial de doação.
2023 marcou a celebração de 20 anos do Programa de Voluntariado, iniciativa que incentiva e cria oportunidades para que os associados do grupo Algar participem de ações sociais. As duas décadas do programa foram comemoradas durante o Encontro de Voluntários, evento que também fez história no mesmo ano, com a sua 10ª edição. Os 10 anos do evento também foram celebrados durante o café promovido no Brain, no mês de setembro. O momento que já era especial, foi ainda mais marcante, por ser o primeiro evento do Instituto realizado com emissão de carbono compensada. O crédito foi usado para apoiar o projeto de redução de emissões de CO2 desenvolvido na Fazenda Pacajá. Além disso, durante o Encontro, foi gravado uma edição especial do AlgarCast, o podcast do grupo Algar, falando sobre voluntariado, em que a Carol Santini e a Malu Mamede, do Time de Marca da Holding, entrevistaram associados, voluntários e palestrantes. Os episódios estão disponíveis no Youtube do grupo Algar e também nas principais plataformas de áudio.
O Instituto Algar lançou em 2020 a plataforma “Ações que transformam”, com o objetivo de propagar as boas ações que acontecem no Brasil em diversas frentes como: comunidade, escolas, animais, meio ambiente e muito mais.
Em 2021, o Instituto Algar lançou seu portal de Memórias, que relembra os projetos e as ações que marcaram a sua trajetória.
2022 foi um ano marcante para o Instituto Algar, afinal chegaram aos 20 anos de atuação e retomaram as atividades presenciais.
Por meio de programas sociais estruturados, com foco em educação, cultura, esporte e voluntariado, chegaram ao marco de mais de meio milhão de vidas transformadas por meio das oportunidades que geram.
Em 2022, a rede de Organizações Parceiras do Programa Transforma foi expandida e o Instituto Algar teve a chance de participar de eventos importantes do terceiro setor, como o FIFE, da Rede Filantropia, e a Conferência Ethos.
Em comemoração aos 20 anos de atuação, em 2022, foi lançado o clipe da música Fazer o Bem e alguns muros comemorativos do Instituto foram espalhados nas empresas do grupo Algar e nas Organizações Sociais parceiras.
Além disso, com a força de mais de 2.700 associados voluntários, em 2022, foram desenvolvidas várias ações para beneficiar centenas de pessoas da comunidade, incluindo mentorias de jovens em parceria com o projeto Talentos de Futuro e a aceleração de organizações sociais parceiras.
Atentos às transformações e tendências no mercado de trabalho, em 2022, o Instituto aprimorou o programa Talentos de Futuro, que oferece formações que visam colaborar com o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais e técnicas para jovens a partir de 15 anos. A inovação foi a criação de turmas de formação em TI com o propósito que jovens entre 18 e 24 anos, em vulnerabilidade social, conquistem oportunidades de trabalho no setor que é um dos mais promissores do momento. Desde então, centenas de participantes tiveram a oportunidade de desenvolver conhecimentos na área gratuitamente por meio da iniciativa do Instituto. Além de oferecer a formação sem custos, parcerias com empresas permitiram oferecer bolsas para que estes alunos se dedicassem aos estudos em tecnologia.
Em 2023, o Instituto Algar deu início ao programa Educador do Amanhã, que tem como propósito desenvolver os educadores para que eles possam se adaptar aos cenários de mudança na educação e manter o interesse das crianças e jovens na escola. A iniciativa acontece em parceria com o Instituto Alair Martins (IAMAR) e leva formação em metodologias ativas de aprendizagem para professores e educadores de todo o Brasil.
Em 2020, o Instituto conquistou o Prêmio VOL, sendo reconhecido como “Melhor gestão de programas de voluntariado em empresas”, e ainda foi finalista nos prêmios Aplaude e CMVC – Conexões que Inspiram. As premiações mostram cada vez mais o poder dessa rede do bem que foi criada dentro das empresas do grupo Algar.
Em 2022, mais uma vez o Instituto esteve entre os vencedores da categoria “Melhor gestão de programas de voluntariado em empresas” do prêmio VOL e, além disso, novamente foi finalista do Aplaude, ficando entre as melhores ações de voluntariado empresarial de 2023.
Já em 2023, o Programa Talentos de Futuro foi reconhecido no Prêmio Sesi ODS, que reconhece práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
E mais uma vez, o Programa de Voluntariado foi um dos finalistas do Prêmio Aplaude e o Instituto Algar também foi homenageado pelo Instituto Ethos pela parceria de mais de 20 anos.