De 2010 a 2019
A Algar passou por algumas mudanças durante a década e teve sua Governança Corporativa destacada diversas vezes como referência.
Na década de 2010, o grupo Algar criou o projeto Show de Bola Algar, que visava a exposição da marca por meio do patrocínio esportivo, como o patrocínio dos times do Santos e Ceará.
Em maio de 2018, o grupo Algar lançou, no Youtube, o canal Inspire Fundo, com o intuito de ajudar as pessoas a viverem de forma mais leve neste mundo em constante transformação. O canal trouxe, na prática, uma forma de aplicar o propósito do Grupo, que é Gente servindo Gente. Em 2019, foi iniciado um novo ciclo no canal Inspire Fundo, passando a contar com histórias marcantes e surpreendentes, num novo formato e linguagem, trazendo lições inspiradoras de gente que se supera, tem agilidade para mudar e inovar.
No começo da década, no ano de 2011, foi lançado o programa Algar Sustentável, em todas as empresas do grupo, com o tema Para a Vida Toda.
Em 2012, a Algar inaugurou um novo prédio em São Paulo, para agregar as operações das empresas do Grupo na capital paulista. Já em 2013, foi a vez de Belo Horizonte receber a nova sede da empresa, que recebeu o nome de Centro Administrativo Valdir Melgaço.
Luiz Alexandre Garcia passou a presidir o Campanies Circle do IBGC em 2012.
No ano de 2013, foi criado o programa Algar Incubadora, voltado para iniciativas empreendedoras dos próprios associados, e lançado o Banco de Talentos, para integrar processos de seleção de candidatos internos e externos.
Em 2015, com o intuito de incentivar a troca de experiências entre os associados e as empresas do grupo Algar, foi criado um portal gamificado promovendo a prática do propósito Gente servindo Gente.
Luiz Alexandre Garcia assumiu a presidência do sistema que representa o setor de telecomunicações no Brasil (Febratel, Sinditelebrasil, Telebrasil, Acel e Abrafix) para gestão 2015/2017.
Em 2016, o grupo Algar passou a utilizar a plataforma workplace do Facebook para conectar seus associados.
Em 2016, também foi implantado o Programa Transformação, que passou por todas as empresas do Grupo e promoveu uma revisão do portfólio de negócios da marca Algar. Com isso, foram realizadas algumas mudanças, como:
Em 2010, o grupo Algar patrocinou eventos da HSM, com conteúdos especializados em gestão, e participou do Fórum Gestão de Empresas Familiares, com a presença de Luiz Alberto Garcia. Também promoveu um workshop em parceria com IBM, sobre redes sociais.
Ainda em 2010, foi lançada uma campanha institucional chamada Do que é feita a Algar, na qual a história do Grupo foi contada por pessoas que fizeram parte dela.
A estratégia de Governança Corporativa usada pelo Grupo se destacou e, em 2011, resultou na participação do circuito de palestras do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, indicando a empresa como referência nacional no tema. No mesmo ano, a Algar promoveu o tour de clientes, com a participação de 37 empresários, de diferentes partes do país, para conhecer algumas empresas do Grupo.
Também em 2011, foi assinado o termo de cooperação para investimentos em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação com a Fapemig, agência de fomento à pesquisa em Minas Gerais.
Em 2014, a Algar patrocinou a Feira Anpei, maior evento de inovação do Brasil.
Já em 2015, o grupo Algar foi destaque como exemplo de empresas que investem na formação dos funcionários, por meio de cursos oferecidos pela UniAlgar. Também em 2015, o grupo Algar patrocinou o Fórum Uberlândia 2100, o evento tinha como objetivo debater e conscientizar todos os setores da sociedade em busca de um planejamento para o futuro da cidade em vários aspectos.
No final de 2016, em parceria com a Endeavor, a Algar iniciou seu programa de inovação e aceleração: Algar Ventures, com o objetivo de auxiliar empreendedores nos seus desafios e acelerar o crescimento de suas empresas.
Em 2017, a Algar criou o projeto “Links Perdidos”, para fortalecer a ação da ONG Mães da Sé na busca por pessoas desaparecidas. Por meio do projeto, quando os clientes da Algar Telecom digitam algum site por engano no navegador, são direcionados para uma página com fotos de pessoas desaparecidas no lugar da tradicional página de erro.
O grupo Algar lançou o projeto Algar Sem Barreiras, que tem como objetivo trazer para as equipes a mesma diversidade em que estão inseridos os clientes do Grupo e melhorar as suas experiências, para construir, cada vez mais, uma Algar inclusiva, diversa e que não tolera a discriminação.
No final do ano de 2019, foi lançado o Projeto Diversidade+, uma iniciativa do grupo Algar e mais 15 empresas privadas para viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho de Uberlândia – MG.
Grupo Algar
Alexandrino Garcia
Luiz Alberto Garcia
Luiz Alexandre Garcia
Em 2018, o grupo ADM, uma das maiores empresas de agronegócios do mundo e com expressiva participação no mercado brasileiro, adquiriu a empresa Algar Agro, que deixou de fazer parte do grupo Algar. Veja como foi a década da Algar Agro:
Em 2010, a Algar Agro desenvolveu um novo rótulo para o azeite ABC de Minas, importado diretamente de Portugal, e iniciou um projeto com agricultura de precisão nas fazendas da empresa, com mapeamento via satélite.
As novidades do braço agrícola do grupo Algar continuaram em 2012 com:
Em 2015, foi realizada a primeira exportação de milho, o grão havia acabado de ser incluído no portfólio da Algar Agro. No mesmo ano, foram inaugurados dois armazéns da Algar Agro no Triângulo Mineiro, nos municípios de Capinópolis e Tupaciguara.
Em 2016, a Algar Agro desenvolveu um aplicativo para agendamento de carga e descarga em sua sede, o AgendAgro. No mesmo ano, em parceria com a startup Aimirim, desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial aplicado à operação de caldeira na planta industrial de Uberlândia – MG.
Foi realizado um embarque de 70 mil toneladas de soja para a Holanda, a partir de Porto Franco, no Maranhão, no ano de 2010.
Em 2012, a Algar Agro obteve a execução do Protocolo de Intenções pelo Governo de Minas Gerais.
Em 2015, algumas ações marcaram o desenvolvimento da Algar Agro:
Em 2016, foi lançado o Desafio Regional Algar Agro de Inovação, cujo objetivo era estimular o desenvolvimento de novas soluções para potencializar a produtividade da agroindústria. Além disso, uma parceria da Algar Agro com a empresa Refrigerantes do Triângulo foi fechada para o fornecimento de pré-forma (base para a produção de embalagens). No mesmo ano, outra parceria foi fechada, com a empresa de inovação em biotecnologia, Geociclo, para oferecer aos produtores fertilizantes minerais ou organominerais.
Também em 2016, a Algar Agro fechou parceria com a Sidel para iniciar a produção da garrafa PET mais leve do mundo.
Em 2015, a empresa lançou um projeto de coleta de resíduos, como óleo vegetal, papelão, embalagens PET entre outros.
No ano de 2010, a Algar Aviation foi escolhida para manutenção dos aviões da Força Aérea Brasileira e da Força Aérea Uruguaia. No mesmo ano, venceu licitação para transporte de valores e entrega dos malotes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Em 2011, a Algar Aviation inaugurou sua sala VIP no aeroporto de Belo Horizonte, conquistou licença ambiental para ampliação de seu hangar, em Uberlândia, e passou a ser representante da empresa italiana Piaggio Aero, passando a comercializar as aeronaves da empresa no Brasil.
Em 2017, a Algar Aviation foi adquirida pela empresa Voar Taxi Aéreo deixando de fazer parte do grupo Algar.
Entre as Melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, pela premição Great Place to Work (2015).
Em 2010, a Algar Mídia iniciou a veiculação de campanhas publicitárias em painéis no aeroporto de Uberlândia. No ano seguinte, lançou o vídeo wall no Terminal Central da cidade.
Também em 2010, em parceria com a TV Integração, a Algar Mídia lançou o jornal Tudo Já.
Em função da revisão do portfólio de negócios do grupo Algar, no final de 2016, foi definido o encerramento do Jornal Correio de Uberlândia. Em função da descontinuidade do jornal e como novo posicionamento estratégico, a Algar Mídia teve suas atividades encerradas, as listas e guias passaram a fazer parte do portfólio de serviços da Algar Telecom.
Em 2012, a Algar Segurança lançou o Manual Padrão de Normas e Procedimentos da Segurança Eletrônica, para empresas cadastradas, renovou o contrato com a Vale Fertilizantes e com a MRS Logística S/A. No mesmo ano, foi lançado o Chat Online, para melhorar os processos de relacionamento com o cliente
No final do ano 2018, a Algar Segurança foi vendida para o grupo GPS, deixando de fazer parte do grupo Algar.
Na década, a Algar Tech fechou diversas parcerias e se destacou no mercado pela sua atuação inovadora e pelo investimento em ações voltadas para seus associados.
Logo no início da década, a Algar Tecnologia anunciou uma mudança no posicionamento de mercado, apresentando-se como criadora de soluções de TI.
Em 2013, a Algar Tecnologia e a Engeset, que já vinham operando conjuntamente, se unificaram e adotaram a denominação de Algar Tech.
No ano seguinte, em função da sua comemoração de 15 anos de atuação, a Algar Tech alterou sua marca para se adequar ao projeto de internacionalização da empresa. E, em 2015, adotou um novo slogan para refletir sua busca para ser vista como um dos principais players do mercado de TIC e BPO: “Algar Tech. Vai além.”
Após as mudanças e pesquisas de mercado, no ano de 2017, a Algar Tech trabalhou o reposicionamento estratégico de sua comunicação, com a campanha: “Algar Tech. Repense possibilidades”, convidando o público a conhecer as opções inovadoras oferecidas pela empresa.
Em 2010, a até então ENGESET lançou o projeto Diferenciar, programa desenvolvido para aumentar o desempenho da empresa. No ano seguinte, assinou contrato com a Telefônica.
Em 2012, a ENGESET foi gestora do projeto de implantação do posto do Futuro, da BR Distribuidora.
A ENGESET fechou algumas parcerias na década, como:
A Algar Tecnologia, em 2010, fez a aquisição da empresa Synos Tecnologia, de Belo Horizonte, com filiais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Alguns contratos fechados pela Algar Tecnologia no início da década:
Em 2011, a Algar Tecnologia iniciou três novas operações em Campinas: GBD, General Motors e Mercedes Benz, e inaugurou um novo contact center em Ituiutaba. No ano seguinte, foi realizada a inauguração do seu novo centro administrativo em Uberlândia – MG.
Em 2012, a Algar Tecnologia lançou o programa Caminhos do Conhecimento, com cursos e formato EAD que incentivavam o desenvolvimento de carreiro dentro da própria empresa.
Em 2013, a Algar Tecnologia e Engeset anunciaram a junção de suas operações, sendo nomeadas como Algar Tech.
A Algar Tech conquistou novos clientes e renovou contratos na década de 2010:
A Algar Tech ampliou sua atuação na década de 2010:
Em 2014, aconteceu a aquisição da empresa Lince, para reforçar inteligência do negócio da Algar Tech. No mesmo ano, a Algar Tech implantou mais uma tecnologia que enfatizava a multicanalidade em suas operações de contact center: o atendimento por agente virtual para interações via chat e redes sociais – inteligência artificial.
Em 2015, a Algar Tech adquiriu a empresa Cerrado Serviços, que passou a atuar no mercado de call center atendendo as empresas Bradesco, que até então era proprietária da empresa.
A Algar Tech investiu em parcerias que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da empresa na década de 2010, como:
Em 2018, a Algar Tech laçou o Lab Talks, um evento mensal aberto para associados e comunidade local discutirem temas voltados para o ser humano, como: autoconhecimento, qualidade de vida, liderança, propósito e mensagens que possam impactar positivamente a vida das pessoas.
Para se manter competitiva e antecipar as tendências do mercado, ao longo dos anos de 2010, a Algar Tech criou e modernizou produtos e serviços:
A Algar Tech investe constantemente em ações de incentivo, reconhecimento e motivação de seus talentos humanos. Algumas ações se destacaram durante a década:
Em 2015, a Algar Tech alcançou 82% de satisfação entre seus associados por meio de uma ação que promovia melhorias no clima organizacional, com o Programa Microclima.
Além disso, na década de 2010, a Algar Tech desenvolveu uma metodologia exclusiva de transformação digital, a CXI – Customer Experience Improvement (Aperfeiçoamento da experiência do cliente) para melhorar a experiência do cliente com a empresa.
Em 2017, a Algar Tech implantou um Programa de Ética e Compliance, com o objetivo de reforçar a transparência, a integridade e o compromisso com a sociedade e seus stakeholders.
Já em 2018, a Algar Tech redesenhou sua metodologia de avaliação de qualidade do atendimento em algumas operações de contact center.
Em 2019, a Algar Tech lançou o projeto Cool Company, para trazer um novo ambiente físico e uma nova filosofia de Talentos Humanos para a empresa.
Em 2015, a Algar Tech criou uma solução SMS para ajudar na prevenção de fraudes bancárias. O projeto consistia no envio de uma mensagem SMS para o cliente antes de aprovar uma compra, em que o usuário podia validar ou não a compra.
Em 2011, a ENGESTE desenvolveu o projeto Engenho do Campo, para despertar o público jovem para a importância das questões ambientais.
Em 2011, foi iniciado o projeto de coleta seletiva de lixo, que orientava sobre a separação do lixo nas empresas. No mesmo ano, foi realizado o Programa Elos do Conhecimento, oferecendo qualificação gratuita para alunos do ensino médio.
Já em 2012, foram realizadas adequações para tornar os call centers mais eficientes do ponto de vista ambiental, com aquisição de equipamentos mais preocupados com o uso dos recursos naturais.
No ano de 2015, a Algar Tech inaugurou uma estrutura para alimentação de energia por meio de usina solar, que foi construída em parceria com a Alsol. A estratégia visava um desenvolvimento sustentável da empresa.
Em comemoração ao Dia do Voluntariado, em 2015, associados das empresas Algar Telecom e Algar Tech se mobilizaram para arrecadar leite, que beneficiou instituições de Ituiutaba. Foram arrecadados mais de 2 mil litros de leite por associados que faziam parte do Comitê de Voluntariado, coordenado pelo Instituto Algar.
Durante a década, a Algar Tech participou diversas vezes do Teleton, evento de arrecadação de recursos para a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. Nas edições, os associados trabalharam de forma voluntária para colaborar com a causa.
Em 2016, a Algar Tech repassou mais de R$ 18 mil ao Fundo da Infância e Adolescência de Indaiatuba (SP), por meio do Imposto de Renda devido.
A conscientização da Algar Tech sobre o desenvolvimento sustentável inspirou seus associados a criarem um projeto de reuso de água. A iniciativa foi criada por associados de Campinas e tem como ideia principal reutilizar a água gerado pelo ar condicionado para atividades não potáveis.
Em 2018, a Algar Tech participou da ação promovida pela WWF, a Hora do Planeta, apagando as luzes durante uma hora.
ENGESET
ALGAR TECNOLOGIA
ALGAR TECH
Os anos de 2010 marcaram a história da Algar Telecom, mantendo seu ritmo de crescimento e desenvolvimento acelerado. Um dos destaques foi o reconhecimento por suas ações sustentáveis no decorrer da década.
Logo no início da década, no ano de 2010, a Algar Telecom anunciou mudança de posicionamento, com foco no atendimento eficaz aos seus clientes.
A marca esteve em evidência por meio de alguns patrocínios como:
A Algar Telecom fechou diversas parcerias ao longo da década de 2010, sempre em busca das melhores soluções para seus clientes e para a sociedade. Veja quais foram as parcerias da Algar Telecom na década de 2010:
A Algar Telecom fez importantes aquisições na década de 2010. Com a incorporação de empresas, expandiu sua atuação no mercado de telecomunicações. Em 2015, adquiriu a empresa Optitel Redes, dona de infraestrutura de fibra óptica nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No começo de 2016, a Algar Telecom anunciou a incorporação da empresa Image Telecom TV Vídeo Cabo.
Como parte de sua estratégia de crescimento na região Nordeste, a Algar Telecom concluiu em 2019 a compra da Smart Networks, empresa de Telecomunicações com sede em Recife, que permitirá a incorporação de mais de 1.000 quilômetros de rede na capital de Pernambuco e em direção ao interior do estado, consolidando a chegada da empresa na região Nordeste do País.
A Algar Telecom inaugurou novos espaços e expandiu sua área de atuação durante a década, veja:
Para a Algar Telecom, a inovação é uma questão estratégica que já faz parte da cultura da empresa. A década de 2010 foi marcada pela intensificação dos investimentos em ideias inovadoras.
A comunicação direta com seus clientes é uma constante preocupação da Algar Telecom, por isso foram adotados alguns canais de contato e informação na década de 2010:
Uma novidade da empresa no período foi o início das vendas de produtos da marca Apple no ano de 2015.
Em 2018, foi lançado o Algar Franquias, para aproveitar melhor o potencial das localidades onde a Algar Telecom atua e proporcionar mais proximidade e presença da marca.
A preocupação da Algar Telecom com seus talentos humanos e a busca para oferecer o melhor aos seus clientes resultou em algumas ações como um treinamento feito na linguagem de sinais (Libras) para profissionais de atendimento, em 2011. Em 2012, foi criado um grupo com 25 associados de diferentes áreas focados em inovação, com o intuito de pensar novos produtos e serviços. Além disso, a Algar Telecom investiu na criação de um aplicativo para a sua força de vendas do segmento corporativo, em 2018.
A Algar Telecom se antecipou diversas vezes às tendências do mercado e lançou para seus clientes novos produtos, como:
Em 2011, uma pesquisa realizada indicou mais de 80% de satisfação entre clientes corporativos. No mesmo ano, foram realizados novos investimentos na rede 3G e GSM, com instalação de novos equipamentos e na expansão do segmento do varejo com o projeto Algar Minas.
Buscando melhorias nas tomadas de decisões e de governança corporativa na empresa, no ano de 2012 foi criado o Programa Gestão de Riscos.
Em 2015, a Algar Telecom começou a implantar micro usinas de geração de energia solar em 13 data centers da operadora, sites de estações rádio base para retransmitir sinal de telefonia móvel, fixa e de internet no estado de Minas Gerais.
Após implantar algumas ações, em 2018, a Algar Telecom teve um salto em seu índice de resolução no primeiro contato dos clientes de banda largar com sua central de relacionamento.
Um dos grandes marcos de 2018 da Algar Telecom foi atingir a marca de 100.000 usuários da Algar Fibra. Além disso, a Algar Telecom atingiu 94% de satisfação dos clientes corporativos com a empresa, na pesquisa realizada pelo Instituto Expertise, em 2018, e também alcançou 100% de satisfação em soluções de TI.
Em 2012, a Algar Telecom lançou pioneiramente o serviço Câmera Virtual, que permitia ao cliente acompanhar via câmeras o que acontecia em sua casa ou empresa.
Em 2010, buscando incentivar os seus clientes a optarem pela conta telefônica via e-mail, a Algar Telecom lançou o programa Natureza em Conta.
Em 2011, a Algar Telecom promove entre seus associados o Dia Mundial Sem Carro.
No ano de 2012, a regional de Franca da Algar Telecom doou recursos para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No mesmo ano, a regional recebeu, da Prefeitura Municipal de Franca, um reconhecimento formal relativo às ações de sustentabilidade realizadas na cidade e região. Ainda em 2012, houve ações sustentáveis que se destacaram, como:
Já em 2013, foi reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil em Gestão Ambiental, de acordo com a Revista Época, que confere o prêmio Época Empresa Verde, fato que já havia ocorrido em 2011. No mesmo ano, a Algar Telecom começou a patrocinar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto Cine Família na Praça, que levou até as cidades do interior mineiro uma experiência de cinema a céu aberto de forma gratuita.
O ano de 2014 foi marcado pela parceria com Sesi e Sindtelebrasil, em que passou a oferecer cursos técnicos de telecomunicações por meio do Pronatec, programa de formação do Governo Federal. No mesmo ano, em parceria com o SENAI, a Algar Telecom iniciou o programa Jovem Aprendiz, com cursos técnicos na área de Telecom.
Em 2015, a Algar Telecom, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, disponibilizou em lojas coletores de materiais recicláveis, eletrônicos, pilhas, baterias e óleo. Os coletores estavam disponíveis no Centro Administrativo da empresa, em lojas próprias e em locais parceiros. No mesmo ano, realizou a revitalização na biblioteca e laboratório de informática na Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto em Uberlândia-MG, por meio do projeto “Livros e Links”.
Em comemoração ao Dia do Voluntariado, em 2015, associados das empresas Algar Telecom e Algar Tech se mobilizaram para arrecadar leite, que beneficiou instituições de Ituiutaba. Foram arrecadados mais de 2 mil litros de leite. Os associados faziam parte do Comitê de Voluntariado, coordenado pelo Instituto Algar.
A Algar Telecom foi uma das parceiras em um projeto que tinha como objetivos recompor parte da mata ciliar da região do São Lourenço em Ituiutaba-MG. Em 2015, foram doadas mais de 500 mudas de plantas brasileiras e algumas típicas do cerrado.
Ainda em 2015, promoveu o Desafio de Inovação, com o intuito de identificar boas ideias, que utilizassem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para promover melhorias para as cidades
No ano de 2016, a Algar Telecom, o Instituto Algar e o Granja Marileusa fizeram uma parceria para trazer pra Uberlândia – MG um projeto de bicicletas compartilhadas, o Udi Bike. Objetivo era oferecer mobilidade urbana sustentável e alternativa, além de esporte e lazer.
Em parceria com a Acopppmar, Associção de Coletores, a Algar Telecom faz o processo de coleta seletiva em seus prédios na cidade de Uberlândia – MG.
O ano de 2017 marca o início das operações do centro de inovação digital que foi criado pela Algar Telecom, o Brain.
O Brain foi fundado com o intuito de criar novos produtos e novos modelos de negócios, atuando em quatro frentes:
O Brain criou uma nova solução para a Algar Telecom em 2018, o SmartFi Pro, que possibilita às empresas terem uma rede Wi-Fi inteligente, unindo segurança, ferramentas de marketing e suporte técnico.
Em 2019, o Brain iniciou seu projeto de expansão, inaugurando um braço em São Paulo com o objetivo de se aproximar do ecossistema de inovação paulista e buscar novas parcerias com foco no desenvolvimento de soluções. No mesmo ano, o Brain marcou presença em um dos maiores encontros nacionais de inovação, tecnologia e empreendedorismo, a Gramado Summit 2019. Ainda em 2019, o Centro de Inovação inaugurou uma filial em Recife.
O Brain lançou, em 2019, o primeiro Hub de Inovação de Indústria 4.0 de Uberlândia, em parceria com o Granja Marileusa, BRF, UFU, Eureka Coworking, Eurobras, Senai/Fiemg, Startadora e VLI Logística.
O Centro de Soluções Corporativas do grupo Algar foi consolidado em 2016, com foco em processos administrativos, suporte de tecnologia e ganhos de escala.
O Instituto Algar intensificou suas atividades durante os anos 2010. Foram fechadas novas parcerias e desenvolvidas ações em conjunto com as empresas do grupo Algar.
O Instituto Algar iniciou a década de 2010 com o lançamento do prêmio Alexandrino Garcia, voltado para projetos desenvolvidos por professores em sala de aula. Em 2014, lançou o programa Talentos de Futuro, voltado para jovens do ensino médio, e realizou o primeiro Encontro Anual de Voluntários.
Em 2018, o Instituto Algar lançou o Programa Conectados, com o objetivo de aprimorar o ensino por meio da formação de educadores e alunos da rede pública de ensino de Uberaba.
O Instituto Algar assinou parceria com as Secretarias de Ensino de Balsas e Porto Franco, no Maranhão, para programa Algar Educa em 2011.
Em 2012, ampliou sua atuação para as cidades de Araguari, Araxá, Divinópolis e Patrocínio, que faziam parte do projeto de expansão da Algar Telecom.
No período, contribuiu por meio de doação de um caminhão para o trabalho da Cooperativa de Catadores de Uberlândia (CORU).
Em 2014, realizou uma exibição do programa História nas Escolas, voltada para professores e depoentes entrevistados.
No ano de 2016, o Programa de Voluntariado Algar beneficiou mais de 40 mil pessoas.
Em 2017, foi realizada uma doação ao Hospital de Clínicas de Curitiba, por meio do Imposto de Renda devido, via Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência).
Também em 2017, o Instituto Algar investiu na ampliação do Programa Transforma, que promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da educação e da cultura. Com a criação de um novo espaço multiuso, localizado no setor oeste de Uberlândia.
Na última década, o Instituto Algar desenvolveu o Programa Talentos do Futuro, cujo objetivo é ajudar os alunos do Ensino Médio, entre 14 e 17 anos, a desenvolverem suas habilidades e competências, para que possam concorrer às vagas de jovem aprendiz nas empresas da cidade.
Em 2019, o Instituto Algar assinou o termo de cooperação para promover a formação de jovens por meio do Talentos de Futuro, juntamente com o Ministério Público do Trabalho e a Promotoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que prevê a formação de jovens que estejam em situação de risco ou vulnerabilidade social.
Em 2012, o programa Algar Sustentável divulgou um balanço indicando que empresas do grupo reduziram em 17% a emissão de gases nocivos, por meio de mudanças na forma de trabalhar.
Em 2015, o Instituto Algar lançou o Desafio Algar Energia, que mobilizou os associados de todas as empresas do Grupo para o uso consciente da energia elétrica.
Em comemoração ao Dia do Voluntariado, em 2015, associados das empresas Algar Telecom e Algar Tech se mobilizaram para arrecadar leite, que beneficiou instituições de Ituiutaba. Foram arrecadados mais de 2 mil litros de leite. Os associados faziam parte do Comitê de Voluntariado, coordenado pelo Instituto Algar.
Também em 2015, o Instituto Algar realizou uma doação ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos de Minas, via FIA – Funda da Infância e Adolescência. Além de Patos de Minas, outras 11 cidades também foram beneficiadas pela doação. O repasse foi uma extensão do investimento do grupo Algar em projetos que estimulam o desenvolvimento infanto-juvenil. No mesmo ano, foi feito um repasse, por meio do uso dos incentivos fiscais disponibilizados pelo governo, à AACD Uberlândia e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberlândia e Uberaba via FIA – Fundo da Infância e Adolescência.
Em 2018, os programas educacionais do Instituto Algar beneficiaram quase 17 mil estudantes.
Em 2012, foi inaugurado o hotel Rio Quente Cristal Resorts, oferecendo serviços premium e decoração diferenciada para seus clientes. No mesmo ano, o Rio Quente Resorts lançou uma revista com dicas sobre como aproveitar ao máximo a estadia no resort. Também lançou a atração Xpirado, um novo tobogã inspirado em histórias de suspense. Outra novidade do ano de 2012 foi o início das vendas dos ingressos para o Hotpark, que passou a ser feita também pela internet.
No final de 2017, o Rio Quente Resorts comprou o controle do complexo turístico Costa do Sauípe, na Bahia, e, no ano seguinte, o grupo de empresas passou a se chamar Aviva.
Em 2018, a parceria do grupo Algar com o Santos Futebol Clube possibilitou uma cordo com uma nova empresa do Grupo, o Rio Quente Resorts. Os sócios torcedores e funcionários do clube contaram com descontos no resort.
Em 2010, a UniAlgar lançou o programa Potenciais Sucessores com desenvolvimento para futuros líderes e o treinamento Jeito de Ser Algar, com objetivo de valorizar a cultura corporativa.
No mesmo ano, disponibilizou o programa de Educação à Distância com materiais da HSM, voltados para desenvolvimento de lideranças.
Já em 2011, foi criado um hotsite falando sobre a Cultura Algar, também foi realizada a 7ª Caminhada Ecológica, com plantio de árvores pelos associados da Algar Telecom.
Em 2015, a Unialgar estendeu seus serviços ao público externo, oferecendo treinamento para outras organizações e para profissionais que buscavam se qualificar. No mesmo ano, o grupo Algar foi destaque por diversas vezes, como exemplo de empresas que investe na formação dos funcionários, por meio de cursos oferecidos pela UniAlgar.
A Algar Farming foi fundada em 2014 como reestruturação da atividade de agricultura e pecuário do grupo Algar. A empresa atua nas frentes de negócio de produção de commodities agrícolas e investe no confinamento e criação de gado de corte.
Em 2018, a Algar Farming realizou a primeira edição do Rally, um grande evento que reúne produtores rurais e empresas do ramo agro para promover ambientes de discussão, difusão de tecnologias e inovação.
A Algar Farming criou, em 2019, a CIA (Central de Inteligência Agronômica), um novo departamento com o objetivo de consolidar todas as ferramentas tecnológicas.
A Alsol foi fundada em 2012, com o nome de Malagoli Engenharia. Acompanhando a evolução da marca, em 2015, o grupo Algar decidiu acelerar a empresa, que passou a se chamar Alsol Energias Renováveis.
Em 2015, alguns alunos do MBA da renomada Universidade de Cabridge, do Reino Unido, estiveram na Alsol para estudá-la como case e propor soluções de consultoria.
A Alsol venceu a licitação para criação de usina fotovoltaica no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) em 2017. No mesmo ano, a empresa desenvolveu um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com a Cemig, e fechou parceria com o Tribanco para instalação de placas fotovoltaicas.
Em 2017, a Alsol lançou seu programa social, batizado como Alsocial, com o objetivo de reunir iniciativas voltadas ao meio ambiente, inclusão e responsabilidade social.
Ainda em 2017, a Alsol, em parceria com a MRV Engenharia e a Sunew, implantou a primeira árvore de energia solar em Belo Horizonte que permite recarga de baterias e acesso Wi-Fi. No ano seguinte, instalou uma usina solar na empresa Uberlândia Refrescos, centro de distribuição da Coca-Cola em Uberlândia.
Em 2018, a Alsol lançou, em Uberlândia – MG, uma usina solar combinada com baterias, uma proposta inovadora capaz de abastecer a rede de distribuição durante o dia e a noite. Foi a primeira usina fotovoltaica do Brasil com sistema de armazenamento de 1MW. Ainda em 2018, realizou a instalação do primeiro Empreendimento de Múltiplas Unidades Consumidoras de grande porte do Brasil, em um condomínio residencial em Belo Horizonte – MG.
Em 2019, o grupo Algar fechou contrato com a Energisa, um dos principais grupos privados do setor elétrico do Brasil e uma empresa 100% nacional, que adquiriu o controle da Alsol Energia.