2020 e em frente!
O ano de 2020 foi marcado pela necessidade de adaptações e mudanças em todo o mundo, mas foi também o ano em que o grupo Algar celebrou seus 90 anos.
Devido a pandemia do Covid-19 nossas comemorações tiveram que ser adaptadas, mas nesses 90 anos de história sempre buscou a inovação e novamente soube como se adaptar para celebrar essa data.
Iniciamos a comemoração dos 90 anos logo no início de 2020, no primeiro dia do 35º Prodex. A festa, que contou com a presença de nossos executivos e acionistas, foi marcada por muitas homenagens, interação de bailarinos e a apresentação da banda do Wilson Sideral.
O lançamento do nosso Portal Memória Algar também marcou as comemorações do nonagésimo aniversário , e por aqui você pode conhecer os principais marcos da nossa história, a evolução das nossas empresas, enviar seu depoimento e deixar uma mensagem para o futuro, em nossa Cápsula do Tempo. Você também pode acompanhar um resumo da nossa história em um especial no Portal do G1, que apontou os principais marcos desses 90 anos.
A partir do segundo semestre de 2020, as comemorações se intensificaram, acontecendo de forma virtual para todos os nossos associados.
Em setembro, o Dr. Luiz Alberto Garcia, nosso Presidente de Honra do Conselho de Administração, participou de uma live especial contando sobre a trajetória do Grupo e os desafios enfrentados por sua família ao longo desses 90 anos, inspirando milhares de pessoas com o seu propósito e as suas experiências de vida.
No mês de outubro, preparamos um live com todos os nossos associados. A condução do evento ficou por conta do humorista Maurício Meirelles, que também contou com a companhia dos viajantes do tempo, que durante toda a live visitaram a história do grupo Algar.
Para fechar as comemorações, os associados, que votaram no estilo musical Pop Rock para a atração musical, ganharam um show exclusivo do cantor Nando Reis.
Agradecemos a todos que fazem parte da história Algar, seja como associado, fornecedor ou cliente.
Uma década que começa com mais conquistas e inovações!
Logo no início da década de 2020 o grupo Algar completou 90 anos de história, e para celebrar essa data tão especial criamos o site Memória Algar, um acervo digital que traz os detalhes de como as empresas Algar foram criadas e se destacaram ao longo das décadas. Durante a década nossos líderes contribuíram com sua experiência compartilhando cases de sucesso do Grupo.
E em 2022, lançamos uma campanha pra lá de especial de fim de ano, que nos fez refletir sobre os valores e ensinamentos que não podemos esquecer nunca. Uma das iniciativas atreladas à campanha foi convidar as pessoas a virem aqui no portal e gravarem uma mensagem para o seu eu do futuro. Dê o play e se inspire com essa linda reflexão:
O grupo Algar optou por um novo modelo de gestão corporativa que entrou em vigor no ano de 2020. Decidimos que a estrutura terá maior foco no suporte ao Conselho de Administração da Algar S/A e na atuação direta nos conselhos das subsidiárias, deixando de existir o cargo de CEO do Grupo.
Essa mudança tem o intuito de trazer mais autonomia para as empresas do Grupo com a devida responsabilização, na qual os presidentes das empresas estarão mais fortes e independentes para tomar decisões.
Em 2020, foi criada a personagem “Algariana” que assumiu a comunicação interna do Grupo. Com os valores e cultura Algar enraizados nas suas falas e posicionamento, conquistou os associados e deixou as comunicações mais próximas e carismáticas. Confiram o vídeo da Algariana contando sobre as comemorações dos 90 anos.
Em 2021 2 2022 desenvolvemos um trabalho de consolidação da marca empregadora, também conhecida como Employer Branding, com o objetivo de aumentar a percepção positiva dos talentos perante a marca, para que estes se identifiquem com o Grupo e escolham fazer parte da organização. As ações vêm sendo trabalhadas de forma contínua e contribuem para a longevidade dos associados nas nossas empresas. Confira mais sobre o trabalho de marca empregadora no Algarcast com a Carol Santini, aqui.
Um marco importante em 2022 foi a implementação da Cultura de Aprendizagem, onde criamos o “Manifesto de Aprendizagem”, uma forma que encontramos de materializar práticas e valores desejados do lifelong learning.
A pandemia do coronavírus em 2020 fez com que muitas empresas adotassem mudanças significativas, reforçando a necessidade de adaptações rápidas e inovadoras nos negócios. O grupo Algar reforçou seus valores e fez parte de diversas iniciativas de apoio ao meio empresarial.
Em comemoração ao Dia da Inovação, por meio de suas empresas Brain, Algar Telecom e Algar Tech, promoveu um evento online e gratuito trazendo conteúdos inspiradores sobre o tema, cujo objetivo principal foi colaborar com a atuação das empresas e profissionais em um mundo cada vez mais digital.
No início de 2021, o grupo Algar foi um dos integrantes do projeto Unidos pela Vacina, no qual empresas e entidades fizeram ações com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19 no país. Entre as ações propostas, estavam o apoio logístico, apoio na divulgação e a conscientização da população, para que a vacinação pudesse ser feita no menor tempo possível.
O grupo Algar se mantém como um dos patrocinadores da Equipe Paralímpica de Natação do Praia Clube de Uberlândia-MG, durante 2021 e 2022. A equipe patrocinada integrou em 2021 a Seleção Brasileira Paralímpica de Natação, e disputou o Campeonato Europeu de Paranatação em Portugal.
Em 2022, o grupo Algar teve uma de suas empresas, a Algar Telecom, eleita como a companhia mais sustentável do país, no setor de telecomunicações, pelo prêmio Melhores do ESG 2022 da EXAME. Essa é a nona vez consecutiva que a Algar Telecom ocupa essa posição.
Durante o ano de 2020 o grupo Algar deu continuidade ao processo de transformação cultural, superando diversos desafios, entre eles o avanço do coronavírus.
Para promover essas mudanças convidamos nossos associados a escolherem quatro figuras para simbolizar nossa transformação de processos e comportamentos, foram elas:
Esses símbolos reforçam o processo de transformação cultural em um cenário onde cada vez mais se faz necessário uma comunicação constante e dinâmica que promova engajamento e motivação.
Para encerrar o ano de 2020, o foi lançada a campanha “Conecte-se com o agora” com o objetivo de convidar as pessoas a valorizarem os momentos presentes e se prepararem para aproveitar o ano de 2021 da melhor forma possível.
A nossa Vice Presidente de Gente do grupo Algar, Eliane Garcia Melgaço, deixou uma mensagem para os nossos associados, reforçando a importância de seguir em frente perante os desafios e oportunidades encontradas no ano de 2020. Confira:
Em 2021, o Presidente do Conselho de Administração do grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, publicou um artigo pela KPMG Brasil compartilhando sua visão sobre o tema Governança Corporativa e perspectivas das empresas familiares brasileiras. Ele também participou de uma live promovida pela organização sobre a importância do legado das empresas familiares.
No mesmo ano, Luiz Alexandre Garcia também foi um dos convidados do painel TeleBrasil 2021, que reuniu os líderes das maiores operadoras de telecomunicações do país para debaterem sobre a conectividade e inovação no cenário brasileiro.
O Presidente do Conselho de Administração do grupo Algar, também foi um dos destaques da Semana da Liderança de 2021, evento organizado pela Liga de Estágio da Unicamp. Ele participou do painel: Os pilares para a construção do novo profissional, e falou sobre as habilidades necessárias para os novos líderes do futuro.
Também em 2021, o Dr. Luiz Alberto Garcia foi um dos palestrantes do 1º Senac Hub, sobre o tema: “Inovação, Tecnologia e Novas Tendências: Como Promover Inovações em Tempos de Incerteza”.O evento gratuito foi promovido pelo Senac Minas promovendo conversas entre especialistas do mercado sobre o futuro pós-pandemia.
Em 2021, aconteceu o 26º Algar 2100, uma iniciativa da Unialgar que realiza encontros anuais com o intuito de pensar adiante e planejar o futuro, buscando a perenidade do Grupo. O evento aconteceu de forma totalmente remota e promoveu a troca de experiências entre os palestrantes convidados e nossos algarianos.
Em 2021, a VP de Gente do grupo Algar, Eliane Garcia Melgaço, participou do evento SAB Human Resources, que reuniu diversos diretores de Recursos Humanos do Brasil. O evento promoveu um debate sobre propósito e práticas de gestão na pandemia, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da área de gestão de pessoas. Durante a palestra, Eliane falou sobre como foi o processo de evolução cultural do grupo Algar, e como essas práticas são fundamentais para garantir a longevidade do sucesso do Grupo.
Já no início de 2022, Luiz Alexandre Garcia participou do 3º episódio do podcast Lideranças Virtuosas, e falou sobre o impacto dos bons líderes dentro de uma organização, e quais são as características esperadas de uma boa liderança.
No mesmo ano, Luiz Alexandre Garcia também foi convidado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, para ser paraninfo da turma de julho de 2022, continuando o legado do pai, Dr. Luiz Alberto Garcia, e do avô, Alexandrino Garcia, que foram paraninfos de turmas anteriores.
Em outubro de 2022, o nosso Presidente de Honra do Conselho de Administração, Dr.Luiz Alberto Garcia, foi convidado para participar da Futurecom 2022 e compartilhar suas experiências pessoais e profissionais dentro do grupo Algar, falando sobre conectividade e segurança.
No mês seguinte, estreamos o podcast AlgarCast, com um especial gravado no evento Algar 2100, onde recebemos 31 executivos do Grupo como convidados e para falar sobre temas relevantes para os negócios e para o mercado.
E no ano em que o grupo Algar comemorou 92 anos, retornamos às nossas origens com a inauguração do Brain em Lisboa, Portugal. A internacionalização do Centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, teve como objetivo ampliar o relacionamento com o ecossistema europeu e prospectar soluções baseadas em 5G, blockchain e Internet das Coisas (IoT).
Em 2020, a tradicional homenagem ao fundador do grupo Algar, por meio da entrega da Comenda Alexandrino Garcia aconteceu de forma virtual no mês de agosto. A solenidade visa reconhecer cidadãos e empresas que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Uberlândia – MG.
No ano de 2021, o Comendador Alexandrino Garcia foi homenageado pelo Diário de Uberlândia, por sua contribuição no progresso da cidade de Uberlândia – MG, através do seu empreendedorismo, ajudou a atender os anseios da população.
E o Dr. Luiz Alberto Garcia recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Na Comenda Alexandrino Garcia de 2022 tivemos a honra de ver dois dos nossos executivos receberem a honraria do título de Comendadores, o Jean Borges, Presidente da Algar Telecom, e o Marlos Alves, Presidente da Algar Farming.
E ainda em 2022, o projeto de Marca Empregadora do grupo Algar foi reconhecido como uma das melhores Estratégias Cross de Employer Branding do Brasil pelo Prêmio Employer Branding Brasil, o principal prêmio de marca empregadora do país.
Em 2022 criamos 6 vídeo-pílulas que ilustram, de forma resumida, os principais acontecimentos ao longo dos mais de 90 anos do Grupo. Vem conferir que está demais!
Vídeo 1:
Vídeo 2:
Vídeo 3:
Vídeo 4:
Vídeo 5:
Vídeo 6:
E você, quais são seus planos para essa década? Deixe um recado para seu eu do futuro em nossa cápsula do tempo, clique aqui!
O ano de 2020 foi desafiador para todas as empresas, com a pandemia do coronavírus muitos negócios precisaram ser adaptados e a Algar Telecom não poupou esforços para oferecer as melhores soluções para seus clientes, associados e fornecedores. Essa dedicação foi reconhecida em diversas premiações, em especial, a de Melhor Empresa do Ano do MELHORES E MAIORES 2020, promovido pela revista EXAME. Veja como foi o ano de 2020 para a Algar Telecom!
Um dos serviços que foi considerado essencial durante a pandemia foi o de telecomunicações. Para atuar em ações relacionadas ao novo coronavírus, a Algar Telecom criou um comitê que busca medidas que visam apoiar os associados da empresa, além de seus clientes e a sociedade para se manterem em segurança, priorizando a conectividade e o bem-estar.
A Algar Telecom intensificou seus trabalhos para aumentar a conectividade para seus clientes, garantindo acesso em tempo real a todas as informações dos órgãos oficiais sobre o novo coronavírus.
Para os clientes de internet em fibra com velocidade menor que 100 Mb houve um upgrade de velocidade auxiliando quem adotou o home office. Para os clientes empresariais foi aumentada de forma gradativa a capacidade de tráfego para empresas com link dedicado, especialmente os setores de saúde e educação.
Além das medidas implementadas por conta da pandemia do covid-19, a Algar Telecom está entre as empresas de telecomunicações que liberaram navegação gratuita para acesso ao aplicativo de Auxílio Emergencial. A empresa também liberou um bônus de 50Mb para que seus clientes de celular (pós e pré-pago) pudessem baixar e se cadastrar no aplicativo.
A área de transformação digital da Algar Telecom, em parceria com o Senai Paraná, incentivou startups em cinco áreas de negócios com apoio técnico e financeiro. Esse incentivo faz parte das ações voltadas para propagação da inovação, que faz parte dos pilares da empresa.
Ao longo dos últimos anos a Algar Telecom tem intensificado seus esforços em prol de estar cada vez mais junto de seus clientes. Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, a Algar Telecom lançou uma plataforma digital que facilita o atendimento aos clientes empresariais e prospects, o Empresa Digital, que pode ser acessado pelo endereço empresadigital.algartelecom.com.br . A plataforma traz diversas opções para que o cliente entre em contato direto com os consultores por alguns canais como whatsapp, hangout ou, se preferir, também há uma opção para agendar uma conferência com eles.
Outra novidade do ano foi o lançamento do programa de marketing de afiliados Algar Telecom. A plataforma pode ser usada tanto por empresas quanto pessoas físicas, e tem como público principal os empreendedores do mercado de tecnologia. Os produtos que serão comercializados nessa modalidade entregam vantagens competitivas que podem auxiliar os afiliados no momento de pandemia, mas a intenção é ampliar o portfólio conforme a estratégia for sendo desenvolvida.
A Algar Telecom é uma das operadoras que está investindo em experiências de serviços para tornar as cidades cada vez mais em ambientes inteligentes. A cidade escolhida pela Algar Telecom para iniciar seus testes em serviços para gerar tecnologias que economizem água e energia elétrica é Uberlândia – MG, no bairro planejado Granja Marileusa.
Para celebrar o Dia da Inovação em outubro, a Algar Telecom, em parceria com o Brain e a Algar Tech, realizou um evento online e gratuito para compartilhar experiências e conteúdos inspiradores sobre o tema com associados e parceiros.
O Brain criou uma ferramenta para auxiliar no rastreamento e monitoramento de ativos de alto valor dentro de hospitais, o Hospital Monitora. A solução foi criada com apoio da empresa Aruba e da Algar Telecom, que foi a responsável pela conectividade do sistema.
Para atender os novos modelos de trabalho, em 2020 a Algar Telecom desenvolveu, por meio da Estação, uma solução de atendimento e aquisição para seus clientes em um formato 100% digital, o Executivos FiGital. O intuito é fazer com que a Algar Telecom esteja cada vez mais junto de seus clientes, prestando um atendimento consultivo em TI e Telecom em diferentes canais digitais.
Em 2021, a empresa participou do leilão pelo 5G no Brasil, promovido pela Anatel, e foi uma das campeãs, levando o lote C8 para atender partes do Sudeste e Centro-Oeste do país. A Algar Telecom foi a primeira operadora do país a iniciar as operações da tecnologia 5G, nas cidades de Uberlândia – MG, Uberaba – MG e Franca – SP.
A Algar Telecom conquistou mais uma patente do INPI, com a ajuda dos associados que, por meio do programa “Shark Tank” organizado pelo Brain, desenvolveram um equipamento que rebobina drops/cabos de fibra óptica, permitindo recolher sobras de cabos de outros serviços, em metragens diferentes dos padrões encontrados no mercado.
O ano de 2021 foi marcado por diversas parcerias da Algar Telecom para oferecer soluções para seus clientes:
Já em 2022, a Algar Telecom lançou a Algar Telecom Venture Builder com a expectativa de captar sete startups no primeiro ano e 40 nos próximos cinco anos. A nova unidade de negócios tem a consultoria direta do Brain.
No mesmo ano, o Brain, instituto de tecnologia fundado pela Algar Telecom, em parceria com a startup U-Get, desenvolveu uma geladeira inteligente para bares e restaurantes que consegue fazer a venda por reconhecimento facial, além de avisar sobre a necessidade de reposição de estoque. Mais de 5 mil delas foram espalhadas pelo Brasil.
Em 2020, a Algar Telecom tomou uma decisão estratégica para sua linha de negócios de cabo e DTH. A operadora decidiu descontinuar suas operações no mercado de TV por assinatura.
Para garantir a proteção de seus associados, a Algar Telecom adotou o trabalho remoto para sua equipe durante o período de pandemia. Após avaliação do funcionamento do trabalho home office, e de uma pesquisa interna que identificou que 93% dos associados apoiaram a adoção desse formato de trabalho, a empresa decidiu adotar o home office de forma definitiva, em que cada setor tem uma escala diferenciada. A decisão também levou em consideração a melhoria nos índices de desempenho interno.
Logo no início de 2021, a Algar Telecom assumiu o 0800, que pertencia à operadora Claro, para contato com o Ministério da Economia, que registra elogios, denúncias, reclamações, solicitações e sugestões.
Em 2021, a Algar Telecom comprou a Vogel Telecom, empresa de Telecomunicações que era totalmente dedicada ao mercado de empresas e atacado, oferecendo serviços de conectividade de alta capacidade. A aquisição reforçou a estratégia de crescimento da empresa, que vem abrangendo sua expansão geográfica por meio da oferta de soluções integradas de telecom e TI com foco no segmento B2B.
Ainda em 2021, a empresa lançou um clube de benefícios para seus clientes do varejo e MPE, que foi batizado de Algar Sempre. A novidade trouxe acesso a uma plataforma de serviços digitais gratuitos, como e-books, músicas e conteúdo infantil, além de sorteios com participação automática de todos os clientes.
O ano de 2022 marcou a retomada de muitas atividades ao modelo presencial e uma delas foi a programação do Cine Família na Praça, projeto itinerante patrocinado pela Algar Telecom, que levou muita diversão aos moradores de Passos, Poços de Caldas, Patrocínio e Patos de Minas, em Minas Gerais.
A Algar Telecom aproveitou o ano de 2020 para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade.
A empresa conta com uma frota de 1300 veículos e procura encontrar fontes renováveis de consumo de combustível para reduzir os impactos no meio ambiente. Além disso, a Algar Telecom busca parceiros que estejam engajados em buscar sempre melhorias em suas práticas sustentáveis. Por isso, a Algar Telecom fechou uma parceria com a empresa Movida para garantir maior eficiência operacional no uso da frota e engajamento com práticas voltadas à sustentabilidade.
A Algar Telecom, em parceria com o Projeto Sinhá Recicla, disponibilizou os uniformes de sua equipe de campo que não estão em uso para a confecção de máscaras de proteção contra a Covid-19.
Para dar prosseguimento às ações do programa Algar Sem Barreiras, que traz mais voz e diversidade para a empresa, a Algar Telecom criou um Comitê Gestor da Diversidade. O comitê é formado por associados da empresa que possuem vivência e propriedade para tratar os assuntos propostos nas frentes de LGBTI+, PCD e Gênero.
Em julho de 2021, a empresa realizou a 1ª Semana da Diversidade e Inclusão, com um evento interno que promoveu diálogos com públicos estratégicos: associados, TH, líderes e fornecedores. O intuito foi ouvir, debater, refletir, aprender e praticar a diversidade e inclusão para cada um dos pilares do Algar sem Barreiras.
Em 2022, a Algar Telecom foi eleita como a companhia mais sustentável do país no setor de telecomunicações, pelo prêmio Melhores do ESG 2022 da EXAME. Essa é a nona vez consecutiva que ocupamos essa posição.
Em 2020, a Algar Telecom lançou uma nova solução para garantir a segurança digital de micro e pequenas empresas, o Proteção Web. A novidade foi criada por seu Centro de Inovação, o Brain, e tem o objetivo de proteger os clientes de ataques cibernéticos, além de bloquear o acesso a conteúdos suspeitos. A solução vem auxiliando empresas que viram seus processos e produtividade ameaçados no cenário de trabalho remoto e mudanças de mercado ocasionadas pela pandemia do coronavírus.
Uma aplicação que traz conectividade a veículos comuns foi um dos lançamentos da Algar Telecom em 2020. Em parceria com a Drive On, a Algar Telecom desenvolveu o Next Move Car, um aplicativo que pode ser utilizado em carros, caminhões e motos. A novidade permite que os usuários acessem várias informações em tempo real como: localização, consumo de combustível, manutenção de peças, controles, medições e alertas de velocidade, dentre outros recursos.
Outro lançamento do ano foi o Omni Connect, que reúne em uma única plataforma todos os canais de comunicação utilizados para entrar em contato com as empresas: Messenger, Telegram, Whatsapp, SMS, Web Chat, e-mail e voz. Com essa nova solução as empresas poderão gerenciar de forma integrada seus processos de atendimento ao cliente e usar a inteligência artificial por meio de bots que automatizam o atendimento.
O Omni Connect foi desenvolvido pelo Brain, com o objetivo inicial de atender médias e grandes empresas em diversos segmentos. A novidade fez a Algar Telecom se tornar a primeira empresa do setor de telecomunicações a oferecer esse tipo de serviço, que oferece aos clientes a possibilidade de contratar uma empresa full service.
Mais um lançamento marcou o ano de 2020 da Algar Telecom, o Cloud Phone Pro para empresas. A solução é formada por um PABX em nuvem que abrange todas as funcionalidades para comunicação interna e atendimento aos clientes. O objetivo da solução é agilizar a comunicação das marcas com seus clientes, fornecedores e colaboradores.
Além disso, o Cloud Phone Pro é flexível podendo ser customizado de acordo com as necessidades de cada negócio.
A Algar Telecom, em 2020, passou a oferecer o Algar Ilimitado um pacote de serviços que permite que seus clientes empresariais possam combinar soluções de forma personalizada para seu negócio.
Um serviço lançado em 2021 foi o de Voz na Nuvem para ISPs, que foi desenvolvido pelo Brain. A tecnologia permite que o cliente tenha serviços de voz conectados à internet com segurança e flexibilidade por meio de telefonia fixa digital. Após o lançamento, foi criada uma unidade de negócio voltada para a pós-consolidação de ISPs.
No mesmo ano, a Algar Telecom ampliou a cobertura 4G para novas cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Além disso, a operadora ampliou a conectividade de clientes de fibra óptica com velocidade menor que 100 Mega para um aumento gradativo até os 100MB. O intuito dessas ampliações é garantir o acesso a serviços de comunicação e informações.
Ainda em 2021, a Algar Telecom alcançou a marca de 1,5 milhão de chips M2M, solução de comunicação máquina a máquina com chips para IoT que são vendidos para o segmento corporativo.
Em 2022, a parceria com a TIM tornou a Algar Telecom uma nova MVNO autorizada a oferecer serviços móveis no Brasil.
No mesmo ano, a Algar Telecom em parceria com a American Tower passou a ofertar Internet das Coisas (IoT) por meio da rede neutra LoRaWAN no Brasil. A parceria permitiu a ampliação da atuação da Algar Telecom no ecossistema de IoT/LoRaWAN, com uma solução inovadora e em constante evolução.
Outro serviço lançado foi o Utilities Control, criado pelo Brain em parceria com a HEPHAENERGY e Green Domus. O sistema de eficiência energética baseado em Internet das Coisas (IoT) é capaz de controlar e monitorar climatização, refrigeração e quadros de energia em empresas.
A Algar Telecom também apresentou ao mercado um serviço de gestão de Simcard para machine-to-machine (M2M). Ele foi feito em parceria com a V.eye, que cuidou da parte tecnológica do projeto. O serviço traz um painel com informações e gerenciamento automatizado de consumo e custos de conectividade.
Ao longo de 2020, a Algar Telecom promoveu ações de transformação tecnológica, por meio de seu programa NEXT.
A meta da empresa é que suas tomadas de decisões sejam baseadas 100% em dados. Por isso, o NEXT é responsável por promover ações que simplifiquem redes e sistemas, com adoção de virtualização e cloud, trazendo como resultado uma jornada com mais análises.
Além disso, a empresa já trabalha com o sistema de compartilhamento de informações entre as áreas, o que permite o cruzamento de dados com foco em melhorias para os clientes e processos.
Apesar do cenário de incertezas causado pela pandemia do coronavírus, a Algar Telecom soube como se adaptar para levar as melhores opções para seus clientes e crescer. No terceiro trimestres de 2020 sua receita líquida cresceu 9,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em 2021, a Algar Telecom completou 67 anos e para marcar mais um ano de crescimento seu foco de atuação tem sido na expansão nacional, abrangendo seu atendimento para 350 cidades em 16 estados.
Com o crescimento da demanda por internet durante a pandemia, em 2021, o progresso da Algar Telecom continuou, e no 3º trimestre registrou alta de 236% em seu lucro, resultados das novas soluções apresentadas para seus clientes e das parcerias estratégicas firmadas pela marca.
Em 2020, a Algar Telecom ganhou o título de “Empresa do Ano” da premiação MAIORES E MELHORES 2020, promovida pela revista EXAME. Foram analisadas mais de 3000 empresas que atuam no Brasil, levando em consideração critérios como saúde financeira, produtividade dos colaboradores, crescimento, rentabilidade, e participação de mercado.
Para comemorar essa conquista tão especial, a Algar Telecom promoveu a live #GenteDeFibra, reunindo, mesmo à distância, todos aqueles que colaboraram para que 2020 entrasse para a história da empresa. A apresentação do evento foi feita pela jornalista Fernanda Viola, e a celebração virtual teve direito a um show incrível do cantor Alexandre Pires.
Agradecemos ao nosso Comitê de Executivos e demais envolvidos por conduzir tão bem o evento, e reforçamos a nossa satisfação em poder encerrar este ano com o título de Empresa do Ano, sem esquecer o quanto cada um de nossos associados contribuiu para que isso se tornasse possível.⠀
A Algar Telecom mais uma vez esteve entre os recertificados do Great Place to Work (GPTW). Em 2020, ocupou a 4ª posição entre as empresas de grande porte. Em 2021 a recertificação do selo, reflete o reconhecimento aos esforços da empresa para proporcionar um ambiente de trabalho no qual segue o propósito de Gente Servindo Gente.
Em 2020, a Algar Telecom ficou em 1º lugar na lista das 100+ Inovadoras no Uso de TI 2020, a premiação contempla projetos de TI que apresentaram impactos nos negócios de empresas brasileiras.
A Algar Telecom também esteve presente na lista das 25 melhores empresas para trabalhar no Brasil, do site de seleção profissional Indeed.
A Algar Telecom também figurou no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, ficando em 11º lugar em 2020, e em 12º lugar no ano de 2021.
A Algar Telecom esteve no Anuário de Inovação do Valor Econômico de 2020 , que reconhece as organizações que mais valorizam a inovação em suas estratégias de negócio.
A Algar Telecom fez parte da lista de ganhadores do 24º Prêmio Anefac – Fipecafi, “Transparência que gera valor” de 2020.
Ainda em 2020, a Algar Telecom por meio da Algar Fibra assumiu a liderança do Ranking Netflix, que aponta as melhores conexões no streaming.
Em 2021, a Algar Telecom foi a campeã do XXII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, nas categorias Telecomunicações Telefone e Telecomunicações Banda Larga.
A Algar Telecom esteve presente na lista das 500 melhores empresas da Revista Época Negócios 360º no ano de 2021. No mesmo ano, também esteve no ranking das 150 Empresas Mais Inovadoras da Revista Valor. Além disso, a operadora foi a empresa brasileira melhor colocada no ranking global de sistemas autônomos (AS) do CAIDA (Center for Applied Internet Data Analysis), ocupando a colocação geral de 29º lugar.
A Algar Telecom conquistou a renovação da certificação na NBR ISO 140011, selo que comprova a adoção de uma política de melhorias contínuas no sistema de gestão ambiental nos quesitos saúde, segurança e meio ambiente pela empresa.
A Algar Telecom foi a terceira empresa mais inovadora no setor de Telecomunicações, e esteve entre as 150 empresas mais inovadoras do país, no Prêmio Valor Inovação 2021 do Jornal Valor Econômico.
A 24ª edição da premiação Top of Mind de 2021 elegeu a Algar Telecom como a marca mais lembrada na Categoria Internet Banda Larga.
A Algar Telecom foi prata no Prêmio ClienteSA 2021, na categoria Líder em Operação B2B.
Em 2022 a Algar Telecom conquistou muitos reconhecimentos. Um deles foi o prêmio Valor Inovação Brasil 2022. Na 8ª edição do anuário do jornal Valor Econômico, ficamos entre as 3 empresas mais inovadoras do Brasil no segmento de telecom.
Também vencemos a 23ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente na categoria “Telefonia Banda Larga”, um reconhecimento ao nosso amplo investimento em novos formatos digitais de relacionamento com o cliente e na modernização de processos internos.
Estivemos, pelo 14º ano, entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. Recebemos novamente a certificação Great Place To Work (GPTW), que reconhece globalmente as melhores empresas, na perspectiva dos colaboradores, para trabalhar. E também recebemos o selo GPTW como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no estado de Minas Gerais.
O ano de 2020 trouxe muitos desafios para a Algar Tech, o dinamismo das mudanças e a capacidade para inovar da Algar Tech mostrou como é possível adaptar para atender seus associados, clientes e stakeholders. Confira como começou a década de 2020 para a Algar Tech.
Com o início do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, a Algar Tech adotou diversas medidas para assegurar a segurança de seus associados.
Em 2020, uma das primeiras medidas adotadas pela Algar Tech foi a adoção do home office a partir de março para a maioria de seus colaboradores. No ano seguinte, foi decidido que 43 % das posições de atendimento da Algar Tech ficariam permanentemente em home office, mesmo após o fim da pandemia.
Para auxiliar os associados em confinamento, foram disponibilizados atendimentos com médicos e psicólogos 24h por dia por meio das ferramentas Dr+ Saúde e Psicologia Viva. A procura pelos serviços aumentaram exponencialmente e todos os colaboradores da Algar Tech receberam atendimentos gratuitos.
Em 2020, a Algar Tech iniciou seus investimentos em um novo modelo de pré-venda, com a Metodologia CXI para Backoffice Digital. O novo formato é composto pela realização de um diagnóstico completo da empresa, posteriormente é construído um plano de ação detalhado antes mesmo da contratação. Com essa nova metodologia a Algar Tech vai além do padrão tradicional do mercado e se posiciona como uma consultora de transformação digital.
Em meio a pandemia do coronavírus a Algar Tech precisou atender um aumento nas demandas por soluções digitais de atendimento. A empresa quebrou recordes para desenvolver ferramentas que facilitasse os processos de atendimento para seus clientes e associados:
Em março de 2021, a Algar Tech buscou parcerias com startups com competência em Analytics e Decision Science, Customer Experience, Jornadas e Vendas Digitais. Objetivo era buscar inovações e trabalhar em conjunto com novos parceiros.
A Algar Tech lançou o programa “Dê asas à sua carreira” para auxiliar seus associados a desenvolverem novas competências operacionais nas carreiras do futuro. O programa oferece conteúdos em diversas áreas de atuação e conta com eventos para informar sobre cada carreira antes de abrir as inscrições para novas turmas.
Após a adoção do trabalho remoto como medida preventiva ao contágio do covid-19 a Algar Tech anunciou que mais de 600 associados não voltarão ao trabalho presencial após o fim da pandemia. Algumas áreas atuarão na modalidade Anywhere Office, formato definido após pesquisa entre os associados da Algar Tech mostrar a preferência pelo modelo. A Algar Tech elaborou um plano para apoiar seus associados durante a transição e materiais, como cadeiras e um quadro Kanban, para ajudar na adaptação.
Em junho de 2021, a Algar Tech promoveu a Feira de Carreira para PcD, via Zoom, tendo como foco as pessoas com deficiência, a feira apresentou vagas abertas para quem tivesse interesse em atuar na área de atendimento ou de tecnologia.
Em setembro de 2022, a Algar Tech anunciou Carlos Maurício Ferreira como seu novo presidente, o executivo está no grupo Algar há 22 anos e acumulou, ao longo da carreira, vasta experiência em serviços de tecnologia. O momento marcou o encerramento do ciclo estratégico de 2018 a 2022.
Outro marco de 2022 foi a inauguração do novo prédio em Hortolândia-SP, com capacidade para 750 posições de trabalho. A abertura marcou mais uma etapa do novo ciclo estratégico da Algar Tech focado no crescimento das nossas duas unidades de negócios.
2022 também foi marcado pelo crescimento do número de associados da Algar Tech. Foram mais de 8 mil novos contratados ao longo do ano.
E em 2022 a empresa realizou o primeiro Programa de Intercâmbio, onde 11 associados trabalharam temporariamente na sua área de atuação em uma das filiais da América Central.
No final de 2020 a Algar Tech lançou um uma novidade, o início dos serviços gerenciados na nuvem com a oferta de Cloud MSP. O objetivo inicial do novo serviço é colaborar com médias e grandes empresas, tendo como nuvens públicas parceiras a Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft Azure. A Algar Tech trabalhará com o modelo (Business Unit), contando com equipes com atuação 100% dedicadas, os profissionais serão divididos em dois núcleos: Planejamento e Operação e Otimização.
Em agosto de 2020, a Omnify, nova unidade de negócios incubada pela Algar Tech, iniciou suas operações. A novidade tem como foco a transformação digital dos contact centers inhouse, oferecendo soluções omnichannel, know-how, gestão e otimização de jornadas do cliente e do atendente.
Em maio de 2021, Algar Tech criou uma célula de atendimento a clientes do Banco BV, com atendentes de mais de 65 anos. O objetivo foi oferecer cuidado e atendimento diferenciado para o público sênior, e também aumentar a diversidade de gerações na companhia. No mesmo mês, a empresa lançou um programa de investimentos de R$20 milhões, visando compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Do total de investimentos, 10 milhões foram destinados para infraestrutura, licenças e realizações de treinamento e os outros 10 milhões para adequações tecnológicas.
Já em agosto de 2021, a Algar Tech conseguiu recuperar mais de R$73 milhões em dívidas, para um dos maiores grupos financeiros do Brasil. A operação teve sucesso através do uso da Duda, assistente virtual cognitiva de renegociação de dívidas, que é capaz de dialogar com todos os clientes ao mesmo tempo, otimizando a operação.
Chegando ao fim do primeiro semestre de 2021, a Algar Tech conquistou 23 novos clientes, registrando um crescimento de 92% no comparativo com o mesmo período de 2020. Os segmentos que mais prevaleceram nestes novos clientes foram Mídia e Tecnologia, representando 22%, Financeiro também 22% e Utilities, Gás e Petróleo com 13%.
Ainda em 2021, a Algar Tech lançou um podcast que falava sobre tecnologia CX e UX, com profissionais reconhecidos no mercado e também da própria Algar Tech, contando sempre com a participação especial da Sara, brand persona que é a Analista Virtual de Negócios da companhia.
No final do ano, a Algar Tech levou chatbots para a maratona latino-americana de programação, a Behind the Code. Essa maratona trouxe desafios do mundo real para os desenvolvedores, com participação dos residentes da Argentina ( exceto a província de Mendoza) , Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México , Peru, Uruguai e Venezuela. Outra novidade do período, foi o lançamento do programa de intercâmbio online, que promoveu a troca de cadeiras entre profissionais com a mesma função em países distintos, como: Brasil, Colômbia, Argentina e México.
A Algar Tech foi apontada, pelo GPTW Mulher de 2020, como uma das melhores empresas do Brasil para mulheres trabalharem. A empresa do grupo Algar tem mais de 56% dos seus cargos de liderança preenchidos por mulheres, entre eles a presidência da empresa com Tatiane Panato à frente da Algar Tech. Em 2021, a empresa esteve novamente entre as melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil.
A Algar Tech foi premiada entre as 10 melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais, pelo Great Place to Work 2020. A Algar Tech ocupou a 8ª colocação entre as empresas de grande porte.
Em 2020, a Algar Tech também esteve entre as melhores empresas para profissionais de TI trabalharem no Brasil, pela 15ª edição do GTPW TI.
A Algar Tech ficou em segundo lugar entre as empresas mais inovadoras do Brasil na categoria de Serviços pelo prêmio Valor Inovação Brasil 2020.
Em 2022, a Algar Tech foi destaque no Prêmio Executivo de TI do Ano, com a participação de Riemann César, CIO da empresa, que esteve entre os principais executivos indicados. Riemann concorreu na categoria Cibersegurança, com o nosso projeto de adequação à LGPD.
E mais uma vez a empresa recebeu o selo GPTW Brasil e foi certificada como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no país. Além dele, também recebeu o selo GPTW Minas e ocupamos a 12ª posição como Melhor Empresa para Trabalhar em Minas Gerais.
Muitas premiações chegaram para a Algar Tech em 2022. Recebemos o ouro no Prêmio ClienteSA 2022, como a melhor estratégia em gestão de clientes do mercado brasileiro.
A nossa conquista foi na categoria Líder em Projetos com Concepção de BPO, com o case “Operação Remote-First: Transformando o atendimento da maior especialista em foodtech”.
Também ocupamos a 1ª posição do ranking divulgado pelo anuário Valor Inovação Brasil, como a empresa mais inovadora do Brasil no setor de serviços,.
Mais um troféu. Na 20ª edição do CONAREC (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente), fomos vencedores de CPOs nas categorias Atendimento Digital e Atendimento Multicanal – Pequenas e Médias Operações.
Com a pandemia do novo coronavírus em 2020 um dos setores mais afetados foi o do turismo, mas a Aviva, uma das empresas do grupo Algar, mostrou que a adaptação também faz parte do seu dia a dia.
Em todo o mundo, os parques temáticos e hotéis tiveram que suspender as suas atividades por um longo período, uma ação necessária para o controle da COVID19.
Antes da reabertura dos resorts da Aviva no Rio Quente e na Costa do Sauípe, a Aviva adotou e intensificou diversas ações como check-in online, uso de máscaras, testes de temperatura, protocolos de higienização intensificados, pulseiras com tecnologia de aproximação (que já eram usadas desde 2019), entre outros.
Entendendo que o impacto causado pela pandemia do COVID19 também afeta a população de cidades turísticas, a Aviva lançou a ação “Juntos pela Comunidade”. Que consistia na venda de ingressos para o Hot Park em que 100% da arrecadação foi revertida para causas sociais imediatas e de amparo à crise, em especial das localidades de Rio Quente (GO) e Mata de São João (BA).
Em abril de 2021, a Aviva se uniu ao projeto “Unidos Pela Vacina” contribuindo com doações para alguns municípios de Goiás e da Bahia, e auxiliando nas campanhas de vacinação pelo SUS em complemento aos Governos Estaduais e Municipais do Brasil.
No final de agosto, a Aviva entregou uma câmara refrigeradora para armazenamento de vacinas no Pronto Atendimento (PA) da Praia do Forte em Mata de São João, a pouco mais de 60 km de Salvador, e também uma para o município de Rio Quente. O equipamento foi responsável pelo armazenamento dos imunizantes que foram distribuídos em todos os postos de saúde da região litorânea do município.
No mesmo mês, a Aviva incentivou o turismo para as pessoas completamente vacinadas, fazendo com que as pessoas continuassem se conscientizando e seguindo os protocolos divulgados, como distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos.
No início de 2020 o Rio Quente lançou uma nova opção para quem quer aproveitar o tempo livre em suas instalações, o In Casa Residence Club. A novidade se trata de residências de férias com serviço de resorts no modelo de timeshare, em que o proprietário paga apenas pelo período de uso.
A Costa do Sauípe apresentou um novo conceito de hotel para seus clientes, o Sauípe Premium Brisa que une uma experiência completa de all inclusive e entretenimento. Além de contar com diversas atrações para adultos, a variedade de programas exclusivos para crianças é um dos grandes diferenciais do hotel.
No começo de 2021, a Aviva anunciou Rubens Oliveira, que como novo Gerente Nacional de vendas da Aviva Vacation Club. Ele, entrou na empresa em 2018 como coordenador de vendas nacional, e acumula passagens por grandes empresas como Groupon, Pestana e Jardim Atlântico Beach Resort
Em junho de 2021, o Rio Quente Resorts anunciou um novo serviço: vôo panorâmico em um balão, onde os hóspedes podem apreciar as belezas naturais a 50 metros de altura. O passeio tem duração de 15 minutos e capacidade máxima de quatro pessoas.
A Aviva, durante o Remexa Esporte e Dança, recebeu o Campeão Olímpico de Vôlei e Tricampeão Mundial, Dante Amaral. Ele ministrou clínicas de vôlei na Arena da Praia do Cerrado, no Hot Park. Ainda teve a presença do Jonathan Feio, que comandou o Momento Dance to Dance, momento exclusivo para hóspedes do Rio Quente, e também Thalita Rodrigues, atleta PCD com mais de 50 troféus nacionais e internacionais, que comandou a Clínica de Tênis.
Em outubro de 2021, Alessandro Cunha foi escolhido como novo CEO da Aviva, prata da casa. A decisão por um profissional de dentro da empresa, representa o estilo de gestão Aviva, que há 10 anos consecutivos vem ganhando destaque no prêmio Great Place to Work – GPTW Brasil.
Em abril de 2022, a Aviva anunciou a chegada de seu novo Diretor de Operações, o executivo Paulo Schneider, que passou a responder por todas as áreas de operações da Aviva de forma corporativa, incluindo Rio Quente, Costa do Sauípe e Hot Park.
Em comemoração aos 25 anos de existência, o Hot Park lançou um novo serviço de assinatura, o Hot Park Play, que oferece acesso ao parque aquático todos os dias, em qualquer período do ano, e permite a inclusão de até 8 pessoas.
Em 2020, o Hot Park foi apontado entre os “Top 10 Parques Aquáticos da América Latina”, ocupando a 3ª posição no ranking, além de também estar entre os “Top 20 Parques Aquáticos do Mundo” na 9ª posição, segundo pesquisa “Theme Index and Museum Index 2019”.
O Rio Quente Resorts ganhou o prêmio Ozires Silva na modalidade Médio-Grande e Grande Porte, com o Projeto Corredor Ecológico.
Na premiação Traveller’s Choice 2020 do Tripadvisor o Hot Park ficou em 3º lugar na categoria de “Melhores parques aquáticos e atrações América do Sul”. Já a Costa do Sauípe foi premiada em duas categorias com o hotel Pousadas: All inclusive (América do Sul) em 8º lugar, e no quesito “Para Famílias (Brasil)” na 17ª colocação no ranking.
Logo no início de 2021, o Rio Quente Resorts foi citado pelo extranet na lista dos 10 lugares até 400 km de Goiânia perfeitos para viajar com crianças. A escolha reforça a dedicação de estar entre as melhores escolhas para a diversão dos pequenos, contando com a ajuda de uma equipe preparada para entreter as crianças com diversas atividades educativas e brincadeiras.
A Revista Viajar S/A, no meio de 2021, indicou o Rio Quente Resorts entre os quatro resorts para conhecer no Brasil, destacando as fontes de águas quentes que são uma delícia para curtir nas piscinas e parques.
Também em 2021, o Rio Quente Resorts ficou presente na lista divulgada pela extranet entre os cinco projetos de piscinas de ondas surpreendentes no Brasil, representada pela sua praia do cerrado, que é considerada a maior praia artificial de águas quentes do nosso país.
Em junho de 2021, o Rio Quente Resorts recebeu a “ Honraria de Mérito” da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), sendo reconhecido pelo auxílio e contribuição aos serviços prestados ao Estado e ao povo goiano no combate a incêndios florestais.
Em agosto do mesmo ano, o Rio Quente Resorts recebeu o Selo de Turismo Responsável, criado pelo Ministério do Turismo. Onde foi reconhecido como uns dos quatro destinos seguros para se conhecer no pós-pandemia, mantendo sempre com respeito os protocolos de higiene e garantindo uma experiência mais segura para todos os visitantes.
Já em setembro, foi exibida a websérie “Descubra”, com 4 episódios que divulgaram as paisagens exuberantes da Costa do Sauípe, na Bahia, e de Rio Quente , em Goiás, ambos destinos da Aviva.Ao longo dos episódios, foi mostrada toda a beleza natural de cada região e também as histórias sobre os cenários e a natureza dos entornos.
No final do ano de 2021, a Aviva fez parte da lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Great Place to Work-GPTW Brasil, na categoria empresas de 1.000 a 9.999 funcionários. A empresa conquistou a segunda colocação como uma das melhores empresas para se trabalhar na categoria Hotelaria e a quarta colocação no Centro-Oeste na categoria Grandes Empresas.
Em 2022, o Hot Park foi reconhecido pelo Tripadvisor Traveler’s Choice 2022 como o 6º melhor parque de diversão do mundo. Ele foi o único parque aquático brasileiro a aparecer na lista.
O parque também ocupou pela sétima vez consecutiva, a terceira posição do ranking “Top 10 Parques Aquáticos da América Latina”, a lista dos parques aquáticos mais visitados da América Latina, segundo pesquisa “Theme Index and Musem Index 2021”.
Mais um reconhecimento foi o Prêmio Reclame Aqui, em que o Hot Park foi vencedor na Categoria Turismo e Lazer, com 17.257 votos.
Em 2020, a Algar Farming realizou o evento Farming Show, com o intuito de promover ações que trouxessem mais rentabilidade para os produtores. O evento precisou ser reformulado para acontecer no formato virtual, devido a pandemia do novo coronavírus, com uma grade completa com oportunidades de negócios, aprendizados e vários operadores agrícolas, além dos conteúdos ricos que ajudaram os produtores a se prepararem para a nova safra. Ao longo dos três dias de evento foram cerca de 30 palestras com renomados profissionais e empresas do mercado.
A empresa ampliou o número de pivôs de irrigação durante o ano de 2020, inicialmente eram 6 e agora a Algar Farming conta com 45 pivôs, totalizando uma área de 4.500 hectares irrigados.
Em 2020, o agronegócio seguiu sua produção em ritmo acelerado, e para atender a demanda do mercado, a empresa adotou medidas como antecipação da compra de insumos e da venda de sua próxima safra. A empresa também se preparou para ampliação de sua capacidade de armazenamento de soja caso fosse necessário, garantindo o abastecimento de seus clientes ao longo do ano de 2020.
Em 2021, a Algar Farming em parceria com a Maqnelson Agrícola, realizou o Produtech na Fazenda Canadá, em Uberlândia – MG. Evento que promoveu um treinamento para qualificação da força comercial da Maqnelson, com a participação de 120 colaboradores que puderam acompanhar em campo o trabalho dos equipamentos Jhon Deere.
No mesmo ano, foi incluído um novo produto no portfólio da Algar Farming, o milho doce. Inicialmente o cultivo começou a ser realizado em uma área de 348 hectares, mas devido ao excelente retorno foi ampliado para 1.082,65 hectares. A empresa também decidiu investir na produção dos insumos para a ração dos bovinos confinados, na própria fazenda de confinamento, com um sistema de integração lavoura-pecuária.
Ainda em 2021, a Algar Farming investiu na produção de cana-de-açúcar contribuindo com a produção de energia limpa e biocombustíveis. Por isso, foi uma das convidadas para o Megacana Tech Show 2021, maior evento do setor sucroalcooleiro do Brasil.
O ano de 2022 marcou o retorno das atividades presenciais. Neste ano, a Farming Show, evento organizado pela Algar Farming, foi realizado presencialmente na Fazenda Canadá, em Uberlândia-MG. Contamos com uma estrutura robusta, além de grandes expositores e o contato com as mais recentes tecnologias para o campo.
O ano também foi marcado por uma parceria firmada entre a Tracan Case IH e a Algar Farming.
Em maio de 2022 também aconteceu a 1ª Pescaria Algar Farming, que reuniu parceiros da Farming Show e associados da Algar Farming para confraternizar e gerar relacionamento durante uma pescaria no Pantanal-MS.
O Centro de Inovação em Negócios Digitais do grupo Algar, o Brain, aproveitou o processo de aceleração digital, que aconteceu no ano de 2020 em todo o mundo, para trazer soluções inovadoras ao mercado e aproveitou a oportunidade para fazer parte de grandes eventos da área.
O Brain esteve presente na Campus Party Digital Edition, a versão online de um dos maiores eventos voltados para inovação e criatividade. A presidente do Brain, Zaima Milazzo fez parte do quadro: “Smartcities – desafios e paradigmas para o sucesso da implantação”.
Em 2020, foi realizada a segunda edição do Brain Summer Job em formato totalmente digital. O objetivo do curso é identificar talentos e preparar os profissionais para o mercado de trabalho do futuro, desenvolvendo seus soft skills e colaborando com a propagação da cultura de inovação.
Já no início de 2021, o Brain participou do evento HR Connect, que discutiu sobre o papel estratégico do RH e a agilidade como ferramenta para inovar e alavancar os resultados.
Em outubro de 2021, o Brain realizou o webinar: “A influência da Inovação e Produtividade no Mercado Imobiliários”, em seu 4º evento promovido em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) de Inovação da ABRAINC. O encontro foi marcado pela presença de profissionais de grandes marcas do segmento imobiliário e de construção civil, que apresentaram cases e ações de sucesso desenvolvidas nos últimos anos.
Ainda em outubro, o centro de inovação em negócios digitais da Algar Telecom promoveu o Brain Innovation Summit, evento gratuito e 100% digital, que abordou o tema “Conexão e pessoas: o futuro da inovação”.
2022 ficará sempre marcado como um ano importante na história do Brain. Afinal, em março inauguramos o Brain Portugal, nossa filial no continente europeu, em Lisboa. A internacionalização do Centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, teve como objetivo ampliar o relacionamento com o ecossistema europeu e prospectar soluções baseadas em 5G, blockchain e Internet das Coisas (IoT).
Aproveitando a internacionalização, o Brain marcou presença na 11ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa e pôde conferir conteúdos relevantes e experiências enriquecedoras sobre o Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Lisboa.
Em abril, o centro de inovação em negócios digitais da Algar Telecom promoveu o 1º Talk das Tribos, evento gratuito e 100% digital, que abordou o tema “Economia Digital impulsionando o futuro”.
Já em maio, o Brain realizou o webinar: “Gestão da Inovação através de programas de Intraempreendedorismo”, e convidou alguns dos seus especialistas para falar sobre o assunto, contando cases de sucesso sobre o tema.
Em julho de 2022 aconteceu a 6ª edição do Brain Open, onde startups de soluções de tecnologias omnichannel e data driven foram selecionadas e tiveram a oportunidade de receber investimento e terem o negócio acelerado pela Algar Telecom e pela Algar Telecom Venture Builder.
Um dos primeiros desafios do Brain foi na capacitação de seus talentos para um mindset de agilidade e transformação digital. Depois de avaliar que não havia nenhum tipo de serviço nesse sentido no mercado, a empresa desenvolveu seus próprios projetos de capacitação que foram repassados para seus associados. Em 2020, o Brain decidiu aproveitar sua experiência e compartilhar seu projeto de capacitação para profissionais de outras empresas, com a criação do Brain Innovation Academy.
Em parceria com o Grupo Seidor, multinacional espanhola parceira da SAP, o Brain promoveu o desafio Open Innovation com foco nos três pilares ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). O objetivo foi prospectar grandes corporações que pretendem suas dificuldades de atuação dentro dos pilares do ESG, e co-criar com startups em fase de tração soluções para as dores apontadas.
Em 2021, O Brain realizou o desafio Open Maker Challenge 2021, em parceria com o Sebrae, para selecionar startups para apresentar soluções tecnológicas para problemas de grandes indústrias referências no mercado.
Ainda em 2021, foi realizado o Brain Open Edição Internacional, que selecionou 4 startups para colaborar com o Brain na construção de soluções voltadas para Smart Home/Office e Espaços de Uso Coletivo. Foram escolhidas 1 startup brasileira, 2 startups da Itália e 1 de Portugal.
Em 2022, o Brain firmou uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto de Telecomunicações de Portugal para ampliar as pesquisas relacionadas à serviços digitais desenvolvidas em colaboração pelas instituições.
O Brain foi o responsável por elaborar o Proteção Web, a nova solução de segurança digital lançada pela Algar Telecom. O desenvolvimento tem como intuito oferecer proteção para micro e pequenas empresas que encontraram dificuldades relativas à segurança digital e produtividade, especialmente com a transição para o regime de trabalho remoto no período da pandemia do coronavírus.
Outra solução desenvolvida pelo Brain foi o Hospital Monitora, uma inovação que possibilita a localização de objetos e equipamentos hospitalares de forma ágil. Essa novidade otimizou os processos dentro de hospitais e ajuda no dia a dia de profissionais da área da saúde.
Em 2022, a Algar Telecom lançou o Utilities Control, criado pelo Brain em parceria com a HEPHAENERGY e Green Domus. O sistema de eficiência energética baseado em Internet das Coisas (IoT) é capaz de controlar e monitorar climatização, refrigeração e quadros de energia em empresas.
No mesmo ano, o Brain em parceria com a startup U-Get, desenvolveu uma geladeira inteligente para bares e restaurantes que consegue fazer a venda por reconhecimento facial, além de avisar sobre a necessidade de reposição de estoque. Mais de 5 mil delas foram espalhadas pelo Brasil.
Em 2020, o Instituto Algar celebrou 18 anos de existência e desde sua criação colocou em prática da forma mais literal o propósito “Gente servindo Gente”. Neste ano, o isolamento social fez parte da rotina de muitos estudantes e profissionais, e os projetos sociais do Instituto Algar se adaptaram para atender as demandas dessa nova realidade.
O programa Talentos do Futuro, que prepara os jovens com foco no mercado de trabalho, não parou. Com uma remodelagem em seus processos, as atividades do programa foram mantidas, mas em um novo formato. Com lives semanais o Talentos do Futuro tirou dúvidas dos jovens e realizou orientações à distância. Os acompanhamentos das turmas que fazem parte do programa foram realizados de forma remota em todas as cidades que contam com a presença do Instituto Algar.
Os projetos do Programa Transforma, do Instituto Algar, também tiveram que se adaptar em 2020. Como o caso do projeto EMCANTAR, que lançou o livro “Pedagogia do Encantamento”em meio à pandemia por meio de um evento online. O grupo EMCANTAR também apresentou o espetáculo “A Lua por Testemunha” através de uma transmissão ao vivo.
O Instituto Algar também preparou conteúdo exclusivo em lives no seu Instagram para crianças e adolescentes, com o objetivo de dar continuidade aos aprendizados, que em 2020 foram feitos de forma domiciliar.
O Instituto Algar promove todos os anos o Encontro de Voluntários do grupo Algar. Em 2020, os trabalhos do Programa de Voluntariado não pararam, dando início a um voluntariado mais digital. Com isso, o encontro de voluntários aconteceu, pela primeira vez, em formato 100% remoto.
O Programa de Voluntariado uniu associados do grupo Algar em prol do projeto Juntos por Uberlândia, os voluntários realizaram a montagem de kits de higiene que foram destinados para organizações sociais.
Um segmento afetado pela pandemia do COVID19 foi o artístico, e para ajudar os artistas independentes que tiveram suas apresentações canceladas, o Instituto Algar em parceria com outras instituições conseguiu arrecadar cestas básicas para 350 famílias. A ação foi em prol do Movimento Cultura Luta, coordenado por agentes independentes do segmento artístico-cultural de Uberlândia.
Em 2021, o Instituto Algar criou o Jornada para o Futuro, em parceria com 18 empresas. Um programa para desenvolver nos jovens profissionais alguns pontos que ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
Acompanhando todo o impacto causado pela COVID-19, o Instituto Algar em parceria com Empreende Aí, criou “Empreendedores que Transformam”, um programa virtual e gratuito, com o objetivo de capacitar as pessoas nas diferentes áreas do empreendedorismo.
Aproveitando o sucesso dos programas sociais em 2021, o Instituto Algar juntamente com a Algar Tech, lançaram o programa Oportunidades que Transformam, uma iniciativa que ofereceram uma trilha de formação gratuita para a comunidade em várias áreas, contribuindo com a evolução pessoal e profissional dos participantes.
Também em 2021, o Instituto Algar e o Doar Futuro criaram o Programa Super Talentos, que foi destinado a jovens entre 17 e 21 anos, com grande habilidade em matemática, focado aos que foram medalhistas ou receberam menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A empresa também patrocinou um evento da Trupe de Truões, grupo de teatro de Uberlândia, onde foi adaptado um programa de rádio em espetáculo teatro-musical transmitido direto no canal da Trupe no Youtube.
O projeto “Dedo de Verso”, patrocinado pelo Instituto Algar, lançou um disco com canções e poemas criados por crianças durante a pandemia, que contou com a direção do músico e escritor Enzo Banco e a participação do Grupo EMCANTAR. Devido ao sucesso do projeto, no final de 2021 foi divulgado um segundo disco que será lançado pelo “Dedo de Verso”, o que incentivou outros alunos a ingressarem em Workshops para realizar as escritas criativas.
No final de 2021, o Instituto Algar lançou uma Campanha de Destinação de Imposto de Renda para ações sociais, permitindo que a pessoa fizesse sua declaração de renda completa e ainda ajudasse outras pessoas sem gastar 1 real por isso.
O Instituto Algar lançou em 2020 a plataforma “Ações que transformam”, cujo objetivo é propagar as boas ações que acontecem no Brasil em diversas frentes como: comunidade, escolas, animais, meio ambiente e muito mais. O cadastro de boas ações é muito simples, basta acessar o portal www.acoesquetransformam.com.br ou postar uma foto no Instagram (se o perfil for aberto) com a #acoesquetransformam na legenda.
Em 2021, o Instituto Algar lançou seu portal de Memórias, que relembra os projetos e as ações que marcaram a sua trajetória no Memórias Instituto Algar.
2022 foi um ano marcante para o Instituto Algar, afinal completamos 20 anos de atuação e retomamos as nossas atividades presenciais.
Por meio de programas sociais estruturados, com foco em educação, cultura, esporte e voluntariado, chegamos ao marco de mais de meio milhão de vidas transformadas por meio das oportunidades que geramos.
Em 2022, expandimos a rede de Organizações Parceiras do Programa Transforma e tivemos a chance de participar de eventos importantes do terceiro setor, como o FIFE, da Rede Filantropia, e a Conferência Ethos.
Em comemoração aos 20 anos de atuação, lançamos o clipe da música Fazer o Bem e espalhamos alguns muros comemorativos do Instituto nas empresas do grupo Algar e nas Organizações Sociais parceiras.
Além disso, com a força de mais de 2.700 associados voluntários, desenvolvemos várias ações para beneficiar centenas de pessoas da comunidade e promovemos mentorias de jovens em parceria com o projeto Talentos de Futuro e a aceleração de OSs.
E para coroar o ano, ganhamos o Prêmio VOL, onde fomos reconhecidos como “Melhor gestão de programas de voluntariado em empresas” e fomos finalistas no prêmio Aplaude e CMVC. Isso nos mostra cada vez mais o poder dessa rede do bem que criamos dentro das empresas do grupo Algar.