2020

90 anos e em frente!

O ano de 2020 foi marcado pela necessidade de adaptações e mudanças em todo o mundo, mas foi também o ano em  que  o grupo Algar celebrou seus 90 anos.

A inovação e o poder de adaptação já fazem parte do nosso dia a dia, e agora você vai conferir como as empresas do Grupo fizeram a diferença em 2020.

Agradecemos a todos que fizeram parte da história Algar, seja como associado, fornecedor ou cliente.

Já começamos mais uma década de conquistas e inovações!

Em 2020 o grupo Algar completou 90 anos de história, e para celebrar essa data tão especial criamos o site Memória Algar, um acervo digital que traz os detalhes de como as empresas Algar foram criadas e se destacaram ao longo das décadas.

Marca

O grupo Algar optou por um novo modelo de gestão corporativa que entrou em vigor no ano de 2020. Decidimos que a estrutura terá maior foco no suporte ao Conselho de Administração da Algar S/A e na atuação direta nos conselhos das subsidiárias, deixando de existir o cargo de CEO do Grupo.

Essa mudança tem o intuito de trazer mais autonomia para as empresas do Grupo com a devida responsabilização, na qual os presidentes das empresas estarão mais fortes e independentes para tomar decisões.

Em 2020, foi criada a personagem “Algariana” que assumiu a comunicação interna do Grupo. Com os valores e cultura Algar enraizados nas suas falas e posicionamento, conquistou os associados e deixou as comunicações mais próximas e carismáticas. Confiram o vídeo da Algariana contando sobre as comemorações dos 90 anos.

Comemorações dos 90 anos

Devido a pandemia do Covid-19 nossas comemorações tiveram que ser adaptadas, mas nesses 90 anos de história sempre buscou a inovação e novamente soube como se adaptar para celebrar essa data.

Iniciamos a comemoração dos 90 anos logo no início de 2020, no primeiro dia do 35º Prodex. A festa, que contou com a presença de nossos executivos e acionistas, foi marcada por muitas homenagens, interação de bailarinos e a apresentação da banda do Wilson Sideral.  

O lançamento do nosso Portal Memória Algar também marcou as comemorações do nonagésimo aniversário , e por aqui você pode conhecer os principais marcos da nossa história, a evolução das nossas empresas, enviar seu depoimento e deixar uma mensagem para o futuro, em nossa Cápsula do Tempo. Você também pode acompanhar um resumo da nossa história em um especial no Portal do G1, que apontou os principais marcos desses 90 anos.

A partir do segundo semestre de 2020, as comemorações se intensificaram, acontecendo de forma virtual para todos os nossos associados.

Em setembro, o Dr. Luiz Alberto Garcia, nosso Presidente de Honra do Conselho de Administração, participou de uma live especial contando sobre a trajetória do Grupo e os desafios enfrentados por sua família ao longo desses 90 anos, inspirando milhares de pessoas com o seu propósito e as suas experiências de vida. 

No mês de outubro, preparamos um live com todos os nossos associados.  A condução do evento ficou por conta do humorista Maurício Meirelles, que também contou com a companhia dos viajantes do tempo, que durante toda a live visitaram a história do grupo Algar. 

Para fechar as comemorações, os associados, que votaram no estilo musical Pop Rock para a atração musical, ganharam um show exclusivo do cantor Nando Reis. 

Sustentabilidade

A pandemia do coronavírus em 2020 fez com que muitas empresas adotassem mudanças significativas, reforçando a necessidade de adaptações rápidas e inovadoras nos negócios. O grupo Algar reforçou seus valores e fez parte de diversas iniciativas de apoio ao meio empresarial.

Em comemoração ao Dia da Inovação, por meio de suas empresas Brain, Algar Telecom e Algar Tech, promoveu um evento online e gratuito trazendo conteúdos inspiradores sobre o tema, cujo objetivo principal foi colaborar com a atuação das empresas e profissionais em um mundo cada vez mais digital.

Evolução

Durante o ano de 2020 o grupo Algar deu continuidade ao processo de transformação cultural, superando diversos desafios, entre eles o avanço do coronavírus.

Para promover essas mudanças convidamos nossos associados a escolherem quatro figuras para simbolizar nossa transformação de processos e comportamentos, foram elas:

  • Cronômetro – que remete a um dos atributos essenciais do Grupo: a agilidade;.
  • Capa de cadeira – representando a presença dos nossos clientes, reforçando o principalmente questionamento que deve ser feito por nossos associados: “O que nosso cliente diria se estivesse aqui?”;
  • Bode – que convida os associados a praticarem conversas necessárias: “Tirar o bode da sala”;
  • Árvore – representa a busca constante por escolhas que mantenham nossos valores, em especial:  a perenidade.

Esses símbolos reforçam o processo de transformação cultural em um cenário onde cada vez mais se faz necessário uma comunicação constante e dinâmica que promova engajamento e motivação.

Para encerrar o ano de 2020, o foi lançada a campanha “Conecte-se com o agora” com o objetivo de convidar as pessoas  a valorizarem os momentos presentes e se prepararem para aproveitar o ano de 2021 da melhor forma possível.

A nossa coordenadora de Gente do grupo Algar, Eliane Garcia Melgaço, deixou uma mensagem para os nossos associados,  reforçando a importância de seguir em frente perante os desafios e oportunidades encontradas no ano de 2020. Confira:

Reconhecimentos

Em 2020, a tradicional homenagem ao fundador do grupo Algar, por meio da entrega da Comenda Alexandrino Garcia aconteceu de forma virtual no mês de agosto. A solenidade visa reconhecer cidadãos e empresas que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Uberlândia – MG.

Em frente!

E você, quais são seus planos para essa década? Deixe um recado para seu eu do futuro em nossa cápsula do tempo, clique aqui!

 

 

 

Algar Telecom

O ano de 2020 foi desafiador para todas as empresas, com a pandemia do coronavírus muitos negócios precisaram ser adaptados e a Algar Telecom não poupou esforços para oferecer as melhores soluções para seus clientes, associados e fornecedores. Essa dedicação foi reconhecida em diversas premiações, em especial, a de Melhor Empresa do Ano do MELHORES E MAIORES 2020, promovido pela revista EXAME. Veja como foi o ano de 2020 para a Algar Telecom!

Adaptação 

Um dos serviços que foi considerado essencial durante a pandemia foi o de telecomunicações. Para atuar em ações relacionadas ao novo coronavírus, a Algar Telecom criou um comitê que busca medidas que visam apoiar os associados da empresa, além de seus clientes e a sociedade para se manterem em segurança, priorizando a conectividade e o bem-estar.

A Algar Telecom intensificou seus trabalhos para aumentar a conectividade para seus clientes, garantindo acesso em tempo real a todas as informações dos órgãos oficiais sobre o novo coronavírus.

Para os clientes de internet em fibra com velocidade menor que 100 Mb houve um upgrade de velocidade auxiliando quem adotou o home office. Para os clientes empresariais foi aumentada de forma gradativa a capacidade de tráfego para empresas com link dedicado, especialmente os setores de saúde e educação.

Além das medidas implementadas por conta da pandemia do covid-19, a Algar Telecom está entre as empresas de telecomunicações que liberaram navegação gratuita para acesso ao aplicativo de Auxílio Emergencial. A empresa também liberou um bônus de 50Mb para que seus clientes de celular (pós e pré-pago) pudessem baixar e se cadastrar no aplicativo.

Inovação

A área de transformação digital da Algar Telecom, em parceria com o Senai Paraná, incentivou startups em cinco áreas de negócios com apoio técnico e financeiro. Esse incentivo faz parte das ações voltadas para propagação da inovação, que faz parte dos pilares da empresa.

Ao longo dos últimos anos a Algar Telecom tem intensificado seus esforços em prol de estar cada vez mais junto de seus clientes. Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, a Algar Telecom lançou uma plataforma digital que facilita o atendimento aos clientes empresariais e prospects, o Empresa Digital, que pode ser acessado pelo endereço empresadigital.algartelecom.com.br . A plataforma traz diversas opções para que o cliente entre em contato direto com os consultores por alguns canais como whatsapp, hangout ou, se preferir, também há uma opção para agendar uma conferência com eles. 

Outra novidade do ano foi o lançamento do programa de marketing de afiliados Algar Telecom. A plataforma pode ser usada tanto por empresas quanto pessoas físicas, e tem como público principal os empreendedores do mercado de tecnologia. Os produtos que serão comercializados nessa modalidade entregam vantagens competitivas que podem auxiliar os afiliados no momento de pandemia, mas a intenção é ampliar o portfólio conforme a estratégia for sendo desenvolvida.

A Algar Telecom é uma das operadoras que está investindo em experiências de serviços para tornar as cidades cada vez mais em ambientes inteligentes. A cidade escolhida pela Algar Telecom para iniciar seus testes em serviços para gerar tecnologias que economizem água e energia elétrica é Uberlândia – MG, no bairro planejado Granja Marileusa

Para celebrar o Dia da Inovação em outubro, a Algar Telecom, em parceria com o Brain e a Algar Tech, realizou um evento online e gratuito para compartilhar experiências e conteúdos inspiradores sobre o tema com associados e parceiros.

O Brain criou uma ferramenta para auxiliar no rastreamento e monitoramento de ativos de alto valor dentro de hospitais, o Hospital Monitora. A solução foi criada com apoio da empresa Aruba e da Algar Telecom, que foi a responsável pela conectividade do sistema.

Para atender os novos modelos de trabalho, em 2020 a Algar Telecom desenvolveu, por meio da Estação, uma solução de atendimento e aquisição para seus clientes em um formato 100% digital, o Executivos FiGital. O intuito é fazer com que a Algar Telecom esteja cada vez mais junto de seus clientes, prestando um atendimento consultivo em TI e Telecom em diferentes canais digitais.

Novidades

Em 2020, a Algar Telecom tomou uma decisão estratégica para sua linha de negócios de cabo e DTH. A operadora decidiu descontinuar suas operações no mercado de TV por assinatura. 

Para garantir a proteção de seus associados, a Algar Telecom adotou o trabalho remoto para sua equipe durante o período de pandemia. Após avaliação do funcionamento do trabalho home office, e de uma pesquisa interna que identificou que 93% dos associados apoiaram a adoção desse formato de trabalho, a empresa decidiu adotar o home office de forma definitiva, em que cada setor tem uma escala diferenciada. A decisão também levou em consideração a melhoria nos índices de desempenho interno.

Sustentabilidade

A Algar Telecom aproveitou o ano de 2020 para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade.  

A empresa conta com uma frota de 1300 veículos e procura encontrar fontes renováveis de consumo de combustível para reduzir os impactos no meio ambiente. Além disso, a Algar Telecom busca parceiros que estejam engajados em buscar sempre melhorias em suas práticas sustentáveis.  Por isso, a Algar Telecom fechou uma parceria com a empresa Movida para garantir maior eficiência operacional no uso da frota e engajamento com práticas voltadas à sustentabilidade.

A Algar Telecom, em parceria com o Projeto Sinhá Recicla, disponibilizou os uniformes de sua equipe de campo que não estão em uso para a confecção de máscaras de proteção contra a Covid-19.

Para dar prosseguimento às ações do programa Algar Sem Barreiras, que traz mais voz e diversidade para a empresa, a Algar Telecom criou um Comitê Gestor da Diversidade. O comitê é formado por associados da empresa que possuem vivência e propriedade para tratar os assuntos propostos nas frentes de LGBTI+, PCD e Gênero.

Produtos e Serviços

Em 2020, a Algar Telecom lançou uma nova solução para garantir a segurança digital de micro e pequenas empresas, o Proteção Web. A novidade foi criada por seu Centro de Inovação, o Brain, e tem o objetivo de proteger os clientes de ataques cibernéticos, além de bloquear o acesso a conteúdos suspeitos.  A solução vem auxiliando empresas que viram seus processos e produtividade ameaçados no cenário de trabalho remoto e mudanças de mercado ocasionadas pela pandemia do coronavírus.

Uma aplicação que traz conectividade a veículos comuns foi um dos lançamentos da Algar Telecom em 2020. Em parceria com a Drive On, a Algar Telecom desenvolveu o Next Move Car, um aplicativo que pode ser utilizado em carros, caminhões e motos. A novidade permite que os usuários acessem várias informações em tempo real como: localização, consumo de combustível, manutenção de peças, controles, medições e alertas de velocidade, dentre outros recursos.

Outro lançamento do ano foi o Omni Connect, que reúne em uma única plataforma todos os canais de comunicação utilizados para entrar em contato com as empresas: Messenger, Telegram, Whatsapp, SMS, Web Chat, e-mail e voz. Com essa nova solução as empresas poderão gerenciar de forma integrada seus processos de atendimento ao cliente e usar a inteligência artificial por meio de bots que automatizam o atendimento. 

O Omni Connect foi desenvolvido pelo Brain, com o objetivo inicial de atender médias e grandes empresas em diversos segmentos. A novidade fez a Algar Telecom se tornar a primeira empresa do setor de telecomunicações a oferecer esse tipo de serviço, que oferece aos clientes a possibilidade de contratar uma empresa full service.

Mais um lançamento marcou o ano de 2020 da Algar Telecom, o Cloud Phone Pro para empresas. A solução é formada por um PABX em nuvem que abrange todas as funcionalidades para comunicação interna e atendimento aos clientes. O objetivo da solução é agilizar a comunicação das marcas com seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Além disso, o Cloud Phone Pro é flexível podendo ser customizado de acordo com as necessidades de cada negócio.

A Algar Telecom, em 2020, passou a oferecer o Algar Ilimitado um pacote de serviços que permite que seus clientes empresariais possam combinar soluções de forma personalizada para seu negócio. 

Progresso

Ao longo de 2020, a Algar Telecom promoveu ações de transformação tecnológica, por meio de seu programa NEXT. 

A meta da empresa é que suas tomadas de decisões sejam baseadas 100% em dados. Por isso, o NEXT é responsável por promover ações que simplifiquem redes e sistemas, com adoção de virtualização e cloud,  trazendo como resultado uma jornada com mais análises.  

Além disso, a empresa já trabalha com o sistema de compartilhamento de informações entre as áreas, o que permite o cruzamento de dados com foco em melhorias para os clientes e processos.

Apesar do cenário de incertezas causado pela pandemia do coronavírus, a Algar Telecom soube como se adaptar para levar as melhores opções para seus clientes e crescer. No terceiro trimestres de 2020 sua receita líquida cresceu 9,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Reconhecimentos

Em 2020, a Algar Telecom ganhou o título de “Empresa do Ano” da premiação MAIORES E MELHORES 2020, promovida pela revista EXAME. Foram analisadas mais de 3000 empresas que atuam no Brasil, levando em consideração critérios como saúde financeira, produtividade dos colaboradores, crescimento, rentabilidade, e participação de mercado.

 Para comemorar essa conquista tão especial, a Algar Telecom promoveu a live #GenteDeFibra, reunindo, mesmo à distância, todos aqueles que colaboraram para que 2020 entrasse para a história da empresa. A apresentação do evento foi feita pela jornalista Fernanda Viola, e a celebração virtual teve direito a um show incrível do cantor Alexandre Pires.

Agradecemos ao nosso Comitê de Executivos e demais envolvidos por conduzirem tão bem o evento, e reforçamos a nossa satisfação em poder encerrar este ano com o título de Empresa do Ano, sem esquecer o quanto cada um de nossos associados contribuiu para que isso se tornasse possível.

A Algar Telecom mais uma vez esteve entre os premiados do Great Place to Work (GPTW). Em 2020, ocupou a 4ª posição entre as empresas de grande porte. O prêmio reflete o  reconhecimento aos esforços da empresa para proporcionar um ambiente de trabalho no qual segue o propósito de Gente Servindo Gente.

Em 2020, a Algar Telecom ficou em 1º lugar na lista das 100+ Inovadoras no Uso de TI 2020, a premiação contempla projetos de TI que apresentaram impactos nos negócios de empresas brasileiras. 

A Algar Telecom também esteve presente na lista das 25 melhores empresas para trabalhar no Brasil, do site de seleção profissional Indeed.

A Algar Telecom também figurou no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI 2020, ficando em 11º lugar.

A Algar Telecom esteve no Anuário de Inovação do Valor Econômico de 2020 , que reconhece as organizações que mais valorizam a inovação em suas estratégias de negócio.

A Algar Telecom fez parte da lista de ganhadores do 24º Prêmio Anefac – Fipecafi, “Transparência que gera valor” de 2020.

Algar Tech

O ano de 2020 trouxe muitos desafios para a Algar Tech, o dinamismo das mudanças e a capacidade para inovar  da Algar Tech mostrou como é possível adaptar para atender seus associados, clientes e stakeholders. Confira como foi o ano de 2020 para a Algar Tech.

Adaptação

Com o início do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus,  a Algar Tech adotou diversas medidas para assegurar a segurança de seus associados.

Uma das primeiras medidas adotadas pela Algar Tech foi a adoção do home office a partir de março para a maioria de seus colaboradores. 

Para auxiliar os associados em confinamento, foram disponibilizados atendimentos com médicos e psicólogos 24h por dia por meio das  ferramentas Dr+ Saúde e Psicologia Viva. A procura pelos serviços aumentaram exponencialmente e todos os colaboradores da Algar Tech receberam atendimentos gratuitos.

Inovação

Em 2020, a Algar Tech iniciou seus investimentos em um novo modelo de pré-venda, com a Metodologia CXI para Backoffice Digital. O novo formato é composto pela realização de um diagnóstico completo da empresa, posteriormente é construído um plano de ação detalhado antes mesmo da contratação. Com essa nova metodologia a Algar Tech vai além do padrão tradicional do mercado e se posiciona como uma consultora de transformação digital.

Em meio a pandemia do coronavírus a Algar Tech precisou atender um aumento nas demandas por soluções digitais de atendimento. A empresa quebrou recordes para desenvolver ferramentas que facilitasse os processos de atendimento para seus clientes e associados:

  • Uma assistente virtual foi criada por meio de inteligência artificial para oferecer suporte exclusivo e informações para os 11 mil associados da Algar Tech, a novidade foi batizada como Sara e foi construída em apenas quatro dias (o prazo convencional seria de até 20 dias úteis).
  • Também foi necessário realizar atualizações constantes nos bots existentes para que pudessem responder adequadamente os questionamentos sobre o novo coronavírus.

Novidades

A Algar Tech lançou o programa “Dê asas à sua carreira” para auxiliar seus associados a desenvolverem novas competências operacionais nas carreiras do futuro. O programa oferece conteúdos em diversas áreas de atuação e conta com eventos para informar sobre cada carreira antes de abrir as inscrições para novas turmas.

Após a adoção do trabalho remoto como medida preventiva ao contágio do covid-19 a Algar Tech anunciou que mais de 600 associados não voltarão ao trabalho presencial após o fim da pandemia.  Algumas áreas atuarão na modalidade Anywhere Office, formato definido após pesquisa entre os associados da Algar Tech mostrar a preferência pelo modelo. A Algar Tech elaborou um plano para apoiar seus associados durante a transição e materiais, como cadeiras e um quadro Kanban, para ajudar na adaptação.

Produtos e Serviços

No final de 2020 a Algar Tech lançou um uma novidade,  o início dos serviços gerenciados na nuvem com a oferta de Cloud MSP. O objetivo inicial do novo serviço é colaborar com médias e grandes empresas, tendo como nuvens públicas parceiras a Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft Azure. A Algar Tech trabalhará com o modelo (Business Unit), contando com equipes com atuação 100% dedicadas, os profissionais serão divididos em dois núcleos: Planejamento e Operação e Otimização.

Em agosto de 2020, a Omnify, nova unidade de negócios incubada pela Algar Tech, iniciou suas operações. A novidade tem como foco a transformação digital dos contact centers inhouse, oferecendo soluções omnichannel, know-how, gestão e otimização de jornadas do cliente e do atendente.

Reconhecimentos

A Algar Tech foi apontada, pelo GTPW Mulher de 2020, como uma das melhores empresas do Brasil para mulheres trabalharem. Atualmente a empresa do grupo Algar tem mais de 56% dos seus cargos de liderança preenchidos por mulheres, entre eles a presidência da empresa com Tatiane Panato à frente da Algar Tech. 

A Algar Tech foi premiada entre as 10 melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais, pelo Great Place to Work 2020. A Algar Tech ocupou a 8ª colocação entre as empresas de grande porte.

Em 2020, a Algar Tech também esteve entre as melhores empresas para profissionais de TI trabalharem no Brasil, pela 15ª edição do GTPW TI.

A Algar Tech ficou em segundo lugar entre as empresas mais inovadoras do Brasil na categoria de Serviços pelo prêmio Valor Inovação Brasil 2020. 

Aviva

Com a pandemia do novo coronavírus em 2020 um dos setores mais afetados foi o do turismo, mas a Aviva, uma das empresas do grupo Algar, mostrou que a adaptação também faz parte do seu dia a dia.

Em todo o mundo, os parques temáticos e hotéis tiveram que suspender as suas atividades por um longo período, uma ação necessária para o controle da COVID19. 

Antes da reabertura dos resorts da Aviva no Rio Quente e na Costa do Sauípe, a Aviva adotou e intensificou diversas ações como check-in online, uso de máscaras, testes de temperatura, protocolos de higienização intensificados, pulseiras com tecnologia de aproximação (que já eram usadas desde 2019), entre outros.

Sustentabilidade

Entendendo que o impacto causado pela pandemia do COVID19 também afeta a população de cidades turísticas, a Aviva lançou a ação “Juntos pela Comunidade”. Que consistia na venda de ingressos para o Hot Park em que 100% da arrecadação foi revertida para causas sociais imediatas e de amparo à crise, em especial das localidades de Rio Quente (GO) e Mata de São João (BA). 

Novidades

No início de 2020 o Rio Quente lançou uma nova opção para quem quer aproveitar o tempo livre em suas instalações, o In Casa Residence Club. A novidade se trata de residências de férias com serviço de resorts no modelo de timeshare, em que o proprietário paga apenas pelo período de uso. 

A Costa do Sauípe apresentou um novo conceito de hotel para seus clientes, o Sauípe Premium Brisa que une uma experiência completa de all inclusive e entretenimento. Além de contar com diversas atrações para adultos, a variedade de programas exclusivos para crianças é um dos grandes diferenciais do hotel.

Reconhecimento

Em 2020, o Hot Park foi apontado entre os “Top 10 Parques Aquáticos da América Latina”, ocupando a 3ª posição no ranking, além de também estar entre os “Top 20 Parques Aquáticos do Mundo” na 9ª posição, segundo pesquisa “Theme Index and Museum Index 2019”.

O Rio Quente Resorts ganhou o prêmio Ozires Silva na modalidade Médio-Grande e Grande Porte, com o  Projeto Corredor Ecológico.

Na premiação Traveller’s Choice 2020 do Tripadvisor o Hot Park ficou em 3º lugar na categoria de “Melhores parques aquáticos e atrações América do Sul”. Já a Costa do Sauípe foi premiada em duas categorias com o hotel Pousadas: All inclusive (América do Sul) em 8º lugar, e no quesito “Para Famílias (Brasil)” na 17ª colocação no ranking.

Algar Farming

Em 2020, a Algar Farming realizou o evento Farming Show, com o intuito de promover ações que trouxessem mais rentabilidade para os produtores. O evento precisou ser reformulado para acontecer no formato virtual, devido a pandemia do novo coronavírus, com uma grade completa com oportunidades de negócios, aprendizados e vários operadores agrícolas, além dos conteúdos ricos que ajudaram os produtores a se prepararem para a nova safra. Ao longo dos três dias de evento foram cerca de 30 palestras com renomados profissionais e empresas do mercado.

A empresa ampliou o número de pivôs de irrigação durante o ano de 2020, inicialmente eram 6 e agora a Algar Farming conta com 45 pivôs, totalizando uma área de 4.500 hectares irrigados.

Em 2020, o agronegócio seguiu sua produção em ritmo acelerado, e para atender a demanda do mercado, a empresa adotou medidas como antecipação da compra de insumos e da venda de sua próxima safra. A empresa também se preparou para ampliação de sua capacidade de armazenamento de soja caso fosse necessário, garantindo o abastecimento de seus clientes ao longo do  ano de 2020.

Brain

O Centro de Inovação em Negócios Digitais do grupo Algar, o Brain, aproveitou o processo de aceleração digital, que aconteceu no ano de 2020 em todo o mundo, para trazer soluções inovadoras ao mercado e aproveitou a oportunidade para fazer parte de grandes eventos da área.

O Brain esteve presente na Campus Party Digital Edition, a versão online de um dos maiores eventos voltados para inovação e criatividade. A presidente do Brain, Zaima Milazzo fez parte do quadro:  “Smartcities – desafios e paradigmas para o sucesso da implantação”.

Em 2020, foi realizada a segunda edição do Brain Summer Job em formato totalmente digital. O objetivo do curso é identificar talentos e preparar os profissionais para o mercado de trabalho do futuro, desenvolvendo seus soft skills e colaborando com a propagação da cultura de inovação.

Novidades

Um dos primeiros desafios do Brain foi na capacitação de seus talentos para um mindset de agilidade e transformação digital. Depois de avaliar que não havia nenhum tipo de serviço nesse sentido no mercado, a empresa desenvolveu seus próprios projetos de capacitação que foram repassados para seus associados. Em 2020, o Brain decidiu aproveitar sua experiência e compartilhar seu projeto de capacitação para profissionais de outras empresas, com a criação  do Brain Innovation Academy.

Produtos e Serviços

O Brain foi o responsável por elaborar o Proteção Web, a nova solução de segurança digital lançada pela Algar Telecom. O desenvolvimento tem como  intuito oferecer proteção para micro e pequenas empresas que encontraram dificuldades relativas à segurança digital e produtividade, especialmente com a transição para o regime de trabalho remoto no período da pandemia do coronavírus.

Outra solução desenvolvida pelo Brain foi o Hospital Monitora, uma inovação que possibilita a localização de objetos e equipamentos hospitalares de forma ágil. Essa novidade otimizou os processos dentro de hospitais e ajuda no dia a dia de profissionais da área da saúde.

Instituto Algar

Em 2020, o Instituto Algar celebrou 18 anos de existência e desde sua criação colocou em prática da forma mais literal o propósito “Gente servindo Gente”.  Neste ano, o isolamento social fez parte da rotina de muitos estudantes e profissionais, e os projetos sociais do Instituto Algar se adaptaram para atender as demandas dessa nova realidade.

Adaptação

O programa Talentos do Futuro, que prepara os jovens com foco no mercado de trabalho, não parou. Com uma remodelagem em seus processos, as atividades do programa foram mantidas, mas em um novo formato.  Com  lives semanais o Talentos do Futuro tirou dúvidas dos jovens e realizou orientações à distância. Os acompanhamentos das turmas que fazem parte do programa foram realizados de forma remota em todas as cidades que contam com a presença do Instituto Algar.

Os projetos do Programa Transforma, do Instituto Algar, também tiveram que se adaptar em 2020. Como o caso do projeto EMCANTAR, que lançou o livro “Pedagogia do Encantamento”em meio à pandemia por meio de um evento online. O grupo EMCANTAR também apresentou o espetáculo “A Lua por Testemunha” através de uma transmissão ao vivo.

O Instituto Algar também preparou conteúdo exclusivo em lives no seu Instagram para crianças e adolescentes, com o objetivo de dar continuidade aos aprendizados, que em 2020 foram feitos de forma domiciliar. 

O Instituto Algar promove todos os anos o Encontro de Voluntários do grupo Algar. Em 2020, os trabalhos do Programa de Voluntariado não pararam, dando início a um voluntariado mais digital. Com isso,  o encontro de voluntários aconteceu, pela primeira vez, em formato 100% remoto.

Sustentabilidade

O Programa de Voluntariado uniu associados do grupo Algar em prol do projeto Juntos por Uberlândia, os voluntários realizaram a montagem de kits de higiene que foram destinados  para organizações sociais.  

Um segmento afetado pela pandemia do COVID19 foi o artístico, e para ajudar os artistas independentes que tiveram suas apresentações canceladas, o Instituto Algar em parceria com outras instituições conseguiu arrecadar cestas básicas para 350 famílias. A ação foi em prol do Movimento Cultura Luta, coordenado por agentes independentes do segmento artístico-cultural de Uberlândia.

De 2010 a 2019