De 2000 a 2009

História das empresas Algar nos anos 2000

A chegada do novo milênio trouxe diversas mudanças para o grupo Algar, que criou sua monomarca, intensificou suas ações sociais, reformulou suas empresas e se destacou em diversos setores.

Centenário do Comendador Alexandrino Garcia

Em 2002, foi realizado o lançamento do livro “Alexandrino Garcia: Perfil de um Pioneiro“.

Em 2007, foi comemorado o centenário de nascimento do fundador do grupo Algar. Durante todo o ano, uma exposição com equipamentos de telefonia, depoimentos e imagens do fundador percorreram as principais cidades atendidas pelas empresas Algar (Uberlândia, Uberaba, Franca, Patos de Minas, Pará de Minas, Ituiutaba, Itumbiara, Campinas e São Paulo), levando informações e ideais do empreendedor português.

As atividades em comemoração ao centenário têm início com o Culto Ecumênico no prédio da Holding, com presença de familiares e associados. O prédio recebeu o nome de Maria Silva Garcia, esposa do comendador. No mesmo mês, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Uberlândia, pela comemoração do centenário e pelos benefícios trazidos à cidade através do trabalho do fundador.

Criação da monomarca

Com o objetivo de garantir a perenidade do grupo Algar, a holding iniciou, em 2007, um estudo sobre Branding. Neste mesmo ano, durante o Workshop Algar 2100, acionistas e executivos fizeram uma imersão na essência Algar e identificaram que a entrega do jeito de ser Algar é o que de fato fortaleceria a sua identidade. Nesse aspecto, foram redefinidas a visão, missão e os valores

Paralelamente, iniciou-se um estudo de mudança na estética da marca Algar, considerando o seu papel estratégico no futuro dos negócios. Este estudo buscava rejuvenescer a marca, valorizar a expressão Algar e destacar seus setores de atuação, mantendo as cores da bandeira de nosso País.

No ano de 2009, ocorreram grandes mudanças com a criação da monomarca Algar, quando as empresas do grupo passaram a carregar o nome Algar. Os objetivos dessa transição foram alinhar o pensamento estratégico das empresas e fortalecer a marca. O desenho também foi alterado, com a criação de um conceito mais moderno e atual.

Assim, os triângulos foram incorporados à nova marca para expressar os setores de atuação do Grupo. Eles se apoiam um sobre o outro, representando a sinergia que deve haver nas empresas Algar em função da monomarca.

O lançamento da nova marca do grupo Algar refletiu a evolução das empresas com um novo jeito de ser, princípios e valores do Grupo e atributos que foram transmitidos ao público interno e externo.

Algumas empresas se fundiram, os nomes foram alterados da seguinte forma:

  • ALGAR TECNOLOGIA: antiga ACS 
  • ALGAR AVIATION: antiga ABC Taxi Aereo 
  • ALGAR AGRO: antigas ABC Inco e ABC A&P
  • ALGAR SEGURANÇA: antiga Space 
  • ALGAR TELECOM: antigas CTBC, Image Telecom, Netsite, Brasilis, Multimidia, Engeredes 
  • ALGAR MÍDIA: antigos SABE e Jornal Correio 
  • ENGESET
  • COMTEC
  • RIO QUENTE RESORTS

No mesmo ano, foram realizados ajustes nas declarações institucionais do grupo Algar e definido o propósito Gente servindo Gente.

Novidades

A Criação do PGP – Programa de Gestão de Processos da Algar – e do PGI – Programa de Gestão da Inovação, teve o intuito de estimular os associados a apresentarem propostas de melhoria voltadas para o desenvolvimento de novos negócios ou para otimização de processos e redução de custos. Os programas trouxeram resultados muito positivos e geraram motivação interna.  As melhores propostas foram compartilhadas em um evento aberto ao público. Em 2009, esse evento passou a chamar Mostra Algar de Inovação.

A Cultura corporativa e comercial foi um tema que passou a ser discutido com maior destaque pela Algar nos anos 2000 e trouxe diversas ações integradas. 

  • Em 2001, a Algar lançou os projetos Algar Convergente e Jovem Empreendedor;
  • Implantação do Processo de Desenvolvimento da Cultura Comercial, que tem como foco o relacionamento com o cliente. Programa voltado para todos os associados, começou a ser desenvolvido em 2004; 
  • Em 2007, foi implantado o Balcão de Ideias, projeto da Diretoria de Relações Mercadológicas da Algar que tinha como objetivo promover mais discussões sobre a cultura comercial; 
  • Workshop “Gente Servindo Gente” para divulgar a cultura organizacional, a chamada essência Algar (Visão, Missão e Valores), em 2008.

O presidente do Conselho de Administração da Algar e presidente da Acel (Associação das Prestadoras de Serviços de Telefonia Celular), Luiz Alberto Garcia, passou a integrar o Conselho Consultivo da Anatel em 2002, representando os interesses das entidades de classe das prestadoras de serviços de telecomunicações. A aprovação partiu do Ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, no final de dezembro de 2001.

Instituto Algar

Em 2002, Eliane Garcia Melgaço cria o Instituto Algar de Responsabilidade Social, que passa a ser responsável por gerir o investimento social privado do Grupo, realizando programas estruturados e de médio prazo, contribuindo com o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, por meio da educação, cultura, esporte e o voluntariado. A criação do Instituto Algar fortaleceu as ações das empresas, permitindo que contribuíssem de forma mais efetiva com a comunidade.

Eliane Garcia Melgaço em uma visita a um dos projetos do Instituto Algar.

Progresso

Em 2003, Luiz Alberto Garcia foi nomeado como novo Presidente do Conselho de Administração da Telebrasil, Associação Brasileira de Telecomunicações sem fins lucrativos, que representava empresas fornecedoras, operadoras e de serviços do setor de tecnologia da informação, buscando a congregação e seu desenvolvimento.

No ano de 2005, o grupo Algar definiu suas quatro áreas de atuação: Telecomunicações, Agrobusiness, Tecnologia da Informação e Entretenimento. 

Em 2006, o grupo Algar acabou de concluir o processo de renovação de sua estrutura organizacional, conforme estava previsto em seu planejamento estratégico. O novo CEO do Grupo passou a ser Luiz Alexandre Garcia, neto do Comendador Alexandrino Garcia, que passou por uma preparação para assumir este cargo. 

A imagem e reputação positiva das empresas do grupo Algar resultaram no fechamento de parcerias com sólidas empresas, que atuavam no Brasil e no exterior.

As empresas do Grupo ficaram cada vez mais profissionalizadas, investindo em mudanças estruturais, reuniões estratégias e direcionamento para o futuro. Os resultados desses esforços foram:

  • Em 2001, uma parceria com a PriceWaterHouse Coopers resultou na criação do Centro de Serviços Compartilhados, que passou a atender de forma corporativa as necessidades de gestão financeira, compras e processos de recursos humanos de todas as empresas do Grupo;
  • Em 2004, foi realizada a venda do Consórcio Nacional ABC para o grupo Rossi, culminando na saída da empresa do Grupo;
  • No ano de 2006, Luiz Alexandre Garcia, neto de Alexandrino, assumiu a liderança do Grupo, no cargo de CEO (Chief Executive Officer);
  • Em 2009, a Algar readquiriu as ações que foram vendidas ao IFC;
  • Foi adotada uma nova estrutura de gestão do Grupo no ano de 2009, com a criação de quatro vice-presidências ligadas ao CEO Luiz Alexandre Garcia, cada uma referente a um setor.

Os investimentos em pessoas foram e ainda são uma constante no grupo Algar e nos anos 2000 intensificam-se os programas, em especial os coordenados pela Unialgar.

Com a reaquisição das ações vendidas para o IFC em 2009, foi traçada uma rota de crescimento para as empresas Algar, com o foco no desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Pioneirismo

O Estatuto da Família Garcia foi criado no início da década e posteriormente formalizado como Conselho de Família da Algar, tratando do relacionamento entre os acionistas e a operação das empresas, com o objetivo de desenvolver um plano de formação para os acionistas do Grupo e seus possíveis sucessores. Esse modelo foi um dos pioneiros do país e serve como modelo no mercado.

Em 2007, Eliane Garcia Melgaço, Coordenadora Comercial do grupo Algar na época, e Eleusa Garcia Melgaço, Presidente do Conselho de Família do Grupo, levaram para São Paulo o case “Governança Invisível”, apresentado em Berlim, na Alemanha, durante o 18º encontro mundial Family Business Networking (FBN).  A versão brasileira do evento foi exclusiva para grupos familiares e, na ocasião, o grupo Algar mostrou para os participantes como mantém saudável e próspero o relacionamento com seus acionistas.  

Sustentabilidade 

No início da década, o grupo Algar foi apontado como uma das 10 empresas modelo em Responsabilidade Social no Brasil. O ranking está no primeiro Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa lançado em são Paulo no dia 22 de novembro de 2000. No ano seguinte, a Algar foi classificada como uma das 11 empresas modelo de responsabilidade social corporativa em edição especial da Revista Exame. Os critérios avaliados pela revista foram: valores, relacionamento com público interno, fornecedores, consumidores, clientes, governo, sociedade, meio ambiente e relações com a comunidade.

Em 2002, Eliane Garcia Melgaço, atual vice-presidente de Gente, fundou o Instituto Algar, com o intuito de centralizar a gestão de ações sociais que já estavam sendo desenvolvidas pelas empresas do Grupo.

Em 2008, a Algar lançou ou Programa Algar Sustentável, um encontro que analisou os impactos econômicos sociais e ambientais das empresas Algar.

Reconhecimentos da Década

Grupo Algar

  • Nos anos 2000, algumas publicações brasileiras começaram a elaborar rankings de melhores empresas para se trabalhar, nos quais empresas do grupo Algar mantiveram presença ao longo da década, como “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, ranking organizado pelas revistas Exame e Você S/A. A Algar esteve presente nos anos de 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2009; em 2004, foi apontada como “corporação-modelo” e figurou em um ranking latino americano;
  • Grupo Algar foi apontado pela revista Exame, no ranking das “Melhores e Maiores Empresas brasileiras” e no ranking dos 100 maiores grupos brasileiros em vendas em 2003;
  • Em 2000 e 2001, o grupo Algar esteve presente no “Ranking das 10 empresas modelo em Responsabilidade Social no Brasil”, publicado no Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa;
  • Em 2001, a Algar recebeu o prêmio Imagem Empresarial do Estado de Minas, conferido às organizações que revelavam sua imagem e valores que caracterizam a empresa socialmente responsável;
  • Em 2000, pela sexta vez, a revista Teleco recebeu o prêmio da ABERJE em Minas Gerais, como sendo a melhor revista externa;
  • Em 2001, a Algar, além de conquistar o prêmio ABERJE Minas na Categoria videojornal, foi indicada e ganhadora com o TV Algar em etapa nacional do prêmio ABERJE, por ter uma comunicação com qualidade e competente;
  • 11ª edição do “Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia”, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Nacional) (2005);
  • Prêmio IBGC de Governança Corporativa (2009);
  • Prêmio de Governança Corporativa da Ordem dos Economistas do Brasil (2010);
  • “10 Melhores Empresas na Gestão de Pessoas”, conferido pela revista Valor Carreira, publicada do jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria americana Hay Group (2003, 2006);
  • “Ranking Empreendedorismo Corporativo”, criado pelo Instituto Brasileiro de Intra-Empreendedorismo (Ibie) e pela UFRJ/NCE, publicado pela revista Exame, da Editora Abril (2004).

Luiz Alberto Garcia

  • No ano 2000, Luiz Alberto Garcia foi admitido na Ordem Rio Branco, no grau de Comendador;
  • Ainda em 2000, foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Telebrasil (Associação Brasileira das Telecomunicações);
  • Nos anos de 2000, 2001 e 2006, foi nomeado como empresário destaque no setor de telecomunicações no Fórum de Líderes da Gazeta;
  • Luiz Alberto Garcia foi agraciado com prêmio de Construtor do Progresso na categoria desenvolvimento tecnológico pela FIEMG;
  • Em 2009, recebeu de Goiânia o título de cidadão Goiano.

Luiz Alexandre Garcia

  • Luiz Alexandre Garcia foi eleito presidente do Conselho de Administração da Acel;
  • Em 2008, recebeu homenagem da FIEMG como “Mérito Industrial” (2008);
  • Recebeu de Goiânia o título de cidadão Goiano, 2009.

ALGAR TELECOM

Nos anos 2000, a CTBC se uniu a outras empresas do grupo Algar e, com a criação da monomarca, teve seu nome alterado para Algar Telecom. A empresa se destacou ainda mais no setor de telecomunicações com ideias inovadoras.

Marca

Evolução das logomarcas da CTBC, de 1954 até 2002.

Com a criação da monomarca, em 2009, a CTBC, em conjunto com outras empresas da área de telecomunicações do grupo Algar, passou a se chamar Algar Telecom.

CTBC passando pelo processo de rebranding para Algar Telecom.

A partir de 2006, a Algar Telecom patrocinou as edições do festival de música Triângulo Music, que contou com a participação das bandas mais importantes do país. O evento foi um sucesso de público.

O CTBC i.Você foi desenvolvido em 2007, um programa que contemplava uma mudança de cultura organizacional. Seu objetivo era promover uma transformação ampla, modificando desde a forma de entender o cliente e os processos de negócio, até a maneira de trabalhar dos associados.

Em 2009, a Algar Telecom inovou mais uma vez com a primeira campanha de fim de ano que utilizou o marketing colaborativo. As peças de comunicação foram criadas a partir de fotos enviadas pelos clientes.

Fachada do prédio Image Telecom. Uberlândia, MG, c. 2000.

Novidades

Foi criado o Projeto Centro de Memória CTBC Telecom no início da década, com o objetivo de resgatar a história da empresa e das telecomunicações, sobretudo, através de depoimentos de associados, ex-associados e pessoas das comunidades onde ela atua.

Em 2005, a CTBC inaugurou em Franca sua loja própria, no Franca Shopping. O espaço foi formatado baseado em um conceito de “loja full service”, que integrava todas as soluções da CTBC, explorando a tecnologia Wi-Fi e os atributos de mobilidade, em que os móveis se deslocavam e as mesas já funcionavam como vitrines, quebrando o padrão de estações e balcões fixos de atendimento tradicionais.

Em 2009, foi feito o lançamento da portabilidade numérica pela CTBC, em que o cliente poderia manter seu número de telefone e trocar de operadora.

Produtos e Serviços

Em 2000, a Algar Telecom, até então CTBC, lançou o plano pré-pago para telefones fixos, uma grande novidade para esse tipo de serviço. No ano seguinte, adquiriu a Netsite, uma provedora de internet de Ribeirão Preto (SP).  

Em 2003, foi lançado o serviço de mensagens curtas enviadas pelo celular, o SMS, e um serviço de mensagens curtas no celular para empresas que queriam se comunicar com alguns públicos específicos de forma rápida, eficiente, econômica e direcionada. O destinatário recebia as mensagens no seu telefone celular com até 150 caracteres.

Propaganda do serviço CTBCNet da CTBC celular. Uberlândia , MG, 2001.

No mesmo ano, foi feito um investimento em um novo Portal de Negócios, mais completo e com maior número de serviços de telecomunicações, que podiam ser efetuados online. Com ele, era possível dobrar o número de acessos mensais, ao mesmo tempo em que era disponibilizado um maior volume de aplicações e informações para clientes, parceiros e associados.

Ainda em 2003, foi lançado o NetFlat, um novo recurso em telefonia fixa, que consistia em uma linha de telefone com tarifa fixa mensal para o acesso discado à Internet, independentemente do tempo (duração) do acesso.

O lançamento dos serviços de VoIP (de Voz, sobre protocolo da internet IP) foi realizado em 2005. O CTBC VoIP, inicialmente, foi ofertado em três modalidades, que seguiam perfis de demandas e uso específicos. O serviço funcionava como na comunicação estabelecida pela telefonia, porém com a utilização dos recursos da internet que ampliavam a funcionalidade de um telefone comum.

A CTBC, em parceria com a Nickelodeon, canal de entretenimento para crianças, em 2005, lançou uma série de cartões indutivos para orelhões e de pré-pagos para celular com estampas do Bob Esponja, um dos mais famosos personagens da chamada “Galera Nick”, que também tinha personagens do Rocket Power, Thornberrys, Rugrats e Jimmy Neutron. Os cartões traziam figurinhas para completar mini álbuns de cada grupo de personagens, além de brinquedos, com viés educativo para o público infanto-juvenil. Fauna e flora amazônica, curiosidades sobre o fundo do mar e sobre esportes, entre outros temas, compõem as mensagens no verso dos cartões.

Houve também o lançamento do LokoCHAT, que possibilitava aos clientes se divertirem ao conhecer pessoas, criando salas pessoais, apelidos e utilizando emoticons. Os participantes ainda podiam criar salas pessoais e interagir numa mesma sala de chat, via SMS (pelo celular) ou via Web.

A CTBC lançou, em 2005, o Plano Controle, que permitia aos usuários de celular decidir o quanto queriam gastar por mês. Com a novidade, o cliente determinava um valor fixo mensal e recebia a conta em casa, como um pós-pago, nos valores de R$ 35 ou R$ 45.

Em 2006, foi lançado o serviço WAP (Wireless Application Protocol), que permitia navegar na internet pelo celular. No mesmo ano, foi realizado o lançamento do NetSuper, serviço de acesso à internet em alta velocidade.

A CTBC trouxe ao mercado, em 2006, o Clipe CTBC, que unia os serviços de telefonia fixa, móvel e internet. A nova solução da operadora tinha como principal característica a praticidade, pois possibilitava uma conta única com valor mensal, pacotes diferenciados de acordo com o perfil de cada cliente (residencial ou empresas), modem grátis para os que assinarem banda larga e, ainda, uma economia que pode chegar até 25% nos serviços.

CTBC lançou o serviço Meu Som CTBC em 2007. A tecnologia exclusiva permitia que usuários programassem os sons que as pessoas ouviriam ao ligarem para seu celular CTBC. A novidade foi implantada pela empresa e permitia a programação do som de chamada para toques monofônicos, polifônicos ou MP3, de canções nacionais e internacionais, de acordo com a preferência do cliente.

No mesmo ano, lançou um produto que reunia as vantagens da telefonia fixa e móvel, o CelFix. A novidade permitia ao usuário efetuar e receber chamadas de telefone fixo para móvel e vice-versa pagando uma tarifa mais barata. 

Em abril de 2008, iniciou a operação da terceira geração de telefonia celular (3G) em partes de área de concessão da CTBC. A tecnologia 3G da CTBC foi oferecida, inicialmente, em banda larga móvel com até 1 Mbps e vídeo chamada por celular, para as cidades de Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais, e Franca, em São Paulo.

O lançamento do CTBC 3G é feito em grande estilo e conta com a participação das bandas Pato Fu e Jota Quest.

Progresso

Em março de 2000, os números dos telefones celulares de todas as localidades atendidas pela CTBC Celular ganharam mais um dígito 9. A inclusão do dígito foi um pedido da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a ampliação das combinações de números dos celulares.

Enquanto a década de 90 foi marcada pelo processo de abertura do mercado das telecomunicações, que estimulou a concorrência e a universalização dos serviços, na década seguinte, a Anatel passou a acompanhar de perto todas as operadoras. A CTBC, em diferentes momentos, teve sua performance avaliada e certificada: 

  • 2001 – O então presidente da Anatel, Renato Navarro Guerreiro, visitou as operações da CTBC e ACS em Uberlândia, a fim de conhecer os sistemas operacionais das duas empresas, o desempenho operacional, relacionamento com a comunidade e estrutura de atendimento e adequação às normas da agência reguladora; 
  • 2002 – Luiz Aberto Garcia, então Presidente do Conselho de Administração da Algar, passa a integrar o Conselho Consultivo da Anatel, como representante das entidades de classe das prestadoras de serviços de telecomunicações; 
  • 2002 – Anatel aprovou a declaração de cumprimento de metas de universalização da CTBC Telecom, que conseguiu antecipá-las em um ano;
  • 2006 – Renovação da concessão da CTBC para prestação de serviços de telefonia fixa por mais 20 anos.

Na primeira década dos anos 2000, a CTBC iniciou sua expansão para capitais como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio De Janeiro. Foi também para o interior paulista e de Minas Gerais (cidades ainda não atendidas). 

Em abril de 2002, a Anatel aprovou em reunião do Conselho Diretor a declaração de cumprimento de metas de universalização da CTBC Telecom. A declaração contemplava a antecipação das metas que deveriam ser cumpridas até dezembro de 2003. A CTBC Telecom não só antecipou essas metas, como superou muitas delas. De 1999 até então, a planta de telefonia fixa da empresa cresceu 80%, saltando de 490 mil linhas instaladas para 840 mil. A CTBC comemorou seus 50 anos em 2004. Por ter cumprido antecipadamente as metas estabelecidas pela Anatel, a CTBC foi autorizada a atuar em todo o país e passou a prestar serviços de telefonia em outras localidades.

Em 2009, a Algar Telecom foi apontada pela Anatel em primeiro lugar no ranking de desempenho de atendimento por vários meses consecutivos, tanto na telefonia fixa quanto celular.

Parcerias

Em 2003, a CTBC fechou contrato com a Smar, de Sertãozinho (SP), onde passou a ser responsável pelos sistemas de comunicação de voz, dados e internet da empresa, fabricante de instrumentos para controle de processos de automação. Em 2008, foi fechado um contrato com a empresa Triângulo do Sol, concessionária de rodovias no Estado de São Paulo.

No mesmo ano, levou para Goiânia suas soluções em Data Center e Internet para grandes e médias empresas. No Data Center CTBC, empresas de qualquer área de negócios encontraram toda infraestrutura em soluções, como armazenamento de dados, aplicações (Hosting e Co-location), telemedicina, educação à distância (teleducação), além de armazenamento de conteúdo de websites.

A CTBC desenvolveu, em 2007, uma nova facilidade para atender a necessidade de quem precisava acompanhar em tempo real suas mensagens: o acesso de e-mail por celular.

No mesmo ano, lançou, em parceria com a Netsite, um escritório virtual que tinha como principal diferencial oferecer funcionalidades presentes em grandes empresas para pequenos empresários e profissionais liberais.

Pioneirismo

A CTBC Telecom foi a primeira operadora da América Latina a implantar a tecnologia de reconhecimento de fala em sua central de atendimento. O sistema que reconhecia a ordem do cliente e automaticamente transferia a ligação para o setor desejado foi implementado em 2000.

Já em 2001, a CTBC Telecom lançou o primeiro cartão fidelidade de uma operadora de Telecomunicações no Brasil, o LigAção. No mesmo ano, inovou mais uma vez, com a inauguração da primeira loja de multisserviços de telecomunicações do Brasil, em Uberlândia, no Center Shopping. Uma das principais inovações da loja foi o escritório virtual, com fax, telefone e conexão de notebook e Internet, logo após, no mesmo ano, inaugurou a segunda loja em Uberaba.

Em setembro de 2002, lançou o serviço de compra de refrigerante pelo celular. O SHOPcel permitia a compra através de uma ligação para uma máquina automática, assim inaugurou no Brasil o “m-commerce”. 

A CTBC, atual Algar Telecom, sempre buscou ouvir seus clientes. Em 2002, lançou o Conselho de Clientes da TV a Cabo em Araguari. Formado por dez pessoas da comunidade, representando vários setores, o Conselho de Clientes foi um canal direto com a direção da empresa, que ajudou a definir os rumos da organização e a esclarecer dúvidas das comunidades representadas. Tratou-se de uma experiência inédita e pioneira na cidade.  

A CTBC, em julho de 2003, ampliou em 150% a capacidade de atendimento aos clientes do NetSuper, expandindo também o número de cidades de 24 para 42 municípios, onde passa a disponibilizar essa solução de internet rápida. Mantendo sua tradição de pioneirismo, é a única a oferecer esta solução em localidades com até 50 mil habitantes.

Ao começar a operar em uma rede celular GSM em 2004, a CTBC se tornou a única operadora do país a oferecer três opções de tecnologia.

Em 2005, a CTBC e a KAIZEN Games anunciaram a aquisição da licença do Priston Tale – game que era um dos líderes mundiais no mercado de jogos 3D online, da empresa coreana Yedang Entertainment. Com isto, a CTBC e a KAIZEN Games foram as primeiras licenciadas da Yedang no Ocidente e em toda a América Latina.

No mesmo ano, a CTBC inovou novamente e foi a primeira operadora a lançar um Portal exclusivo de jogos. Sob a marca UGO, Universo Games Online (www.ugo.com.br), foi o primeiro portal vertical voltado à comunidade.

Em agosto de 2005, a CTBC ofereceu uma modalidade inédita de cobrança para os serviços que utilizavam transmissão de dados via celular, como envio de fotos, mensagens, downloads, ringtones, wallpapers, jogos, notícias, consulta de saldos bancários, acesso a e-mails, entre outros. Com a cobrança flexível, o cliente podia optar por receber sua fatura com a tarifação por Kbyte trafegado na rede ou por tempo de utilização, uma modalidade inédita e simples, na qual o cliente entendia exatamente o que estava pagando.

A CTBC lançou o “Torpedo 102”, que permitia a seus clientes a busca de informações em um serviço inovador de auxílio à lista telefônica via mensagens no celular (SMS). A operadora foi a primeira no Brasil a oferecer essa facilidade.

Em 2006, a CTBC trouxe ao mercado brasileiro o mais rápido acesso à Internet do País. As ofertas de velocidade do NetSuper, naquele ano, foram de 1,2; 2,5; 8; 12 e 20 megabites disponíveis para o mercado residencial, empresarial e corporativo.

Sustentabilidade 

A CTBC intensificou seus investimentos em ações sociais durante a década de 2000, com as seguintes ações:

  • Patrocinou o grupo de percussão Tabinha, que representou o Brasil na Festa do Ritmo de Aveiro, em Portugal (2000);
  • Em parceria com o Instituto Algar, transmitiu pela internet a Conferência Nacional promovida pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (2004, 2005, 2006, 2007);
  • Com a campanha “12 CTBC – O jeito feliz de ser”, disponibilizou alguns de seus telefones públicos para que artistas das cidades mostrassem seus talentos em 2006;
  • Em 2008, assinou um acordo de cooperação entre as concessionárias de telefonia fixa e o Governo Federal, o Termo de Banda Larga para as Escolas, que ampliou a banda larga nas instituições públicas de ensino de todos os municípios do País, para a completa inclusão digital da educação;
  • No mesmo ano, trabalhou em parceria com a Prefeitura Municipal de Pará de Minas no Programa “Adote uma Praça”. Neste projeto de revitalização das áreas públicas, a CTBC fez um grande trabalho de paisagismo nos jardins, obras de restauração do piso, bancos e instalação de iluminação no local;
  • Lançou o projeto “Elos do Conhecimento”, em parceria com o governo de Minas Gerais, com o objetivo de preparar jovens estudantes para o mercado de trabalho (2009).

Reconhecimentos da Década

Tanto trabalho e empenho resultou em reconhecimentos, certificações e prêmios para a Algar Telecom durante a década:

  • Nova versão da certificação ISO 9001 (2003);
  • Destaque no ranking das “100 Maiores das Telecomunicações” editado anualmente pela revista World TELECOM, da IDG do Brasil;
  • Prêmio Aberje Minas de Comunicação Empresarial”, na categoria “Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial” (2003);
  • Prêmio Anuário Telecom 2003 como empresa destaque no setor de TV a Cabo (2003);
  • Prêmio de Empresa do Ano em Telecomunicações, do ranking “As melhores da Dinheiro”, conferido pela revista IstoÉ Dinheiro (2006);
  • Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, conferido pela revista Consumidor Moderno (2008, 2009);
  • CTBC: “Empresa do ano” pelo Anuário Telecom, com destaque para os serviços de TV por assinatura, acesso à internet e projeto social “Histórias de Nossa Terra” (2005);
  • Presença no ranking das “500 melhores empresas do Brasil”, publicado pela revista IstoÉ Dinheiro, foi apontada como a segunda empresa da área de telecomunicações (2008).
ALGAR TECNOLOGIA

Na década de 2000, a recém-criada ACS expandiu seus serviços, adquiriu empresas, passou a atuar em outros países e teve seu nome alterado, com a criação da monomarca, para Algar Tecnologia (atual Algar Tech).

Marca

Em 2007, a ACS adotou um novo posicionamento, como uma empresa com soluções mais completas de outsourcing e com o objetivo de vender soluções mais completas com base na confiança, atributo da ACS destacado tanto por clientes quanto pelo mercado. Na lista, além dos serviços de contact center como SAC, televendas e outros, figuravam soluções como cobrança, gestão de saúde e de recursos humanos, consultoria em processos e soluções de TI, incluindo service desk, suporte especialista e gerenciamento de infraestrutura. 

No ano de 2009, teve seu nome alterado com a inclusão do nome Algar, devido à criação da monomarca, passando a se chamar Algar Tecnologia.

Novidades

Em 2002, a ACS inaugurou seu novo site. O evento contou com a presença do Ministro das Comunicações á época, Juarez Quadros. Com o novo prédio, a ACS ampliou sua capacidade para 3.300 Posições de Atendimento (PAs), das quais 60% já estavam ocupadas.

Após participar de licitação, a ACS foi escolhida para operar o atendimento de telemarketing à população, para o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) da Prefeitura de Uberlândia, em 2002. No mesmo ano, venceu outra licitação e iniciou atendimento aos clientes da GEAP (Fundação de Seguridade Social), entidade fechada de previdência complementar.

Em 2005, foi inaugurada uma nova unidade de contact center da ACS, em Campinas (SP). A edificação de 11.500 m² de área construída, em 28 mil m², ficou pronta em tempo recorde: cinco meses. Tinha capacidade de atendimento de 1.500 PAs (pontos de atendimento), com a mesma gama de serviços já existente, há seis anos, na unidade de Minas Gerais.

A ACS acompanhou a tendência do mercado de contact center e migrou para as redes IP – sobre Protocolo de Internet em 2006. 

A ACS conquistou um novo cliente no início de 2007, a British Airways, para prestação de serviço no atendimento por telefone para vendas e reservas de passagens aéreas da companhia no Brasil e no México, com atendimentos em inglês, espanhol e português.

Em 2009, foi inaugurado o novo Data Center na unidade de Campinas, que ocupava uma área de 215.000m². 

Progresso

Na primeira década de 2000, a ACS consolidou sua presença no mercado, com a aquisição de importantes clientes, como:

  • Geap (Fundação de Seguridade Social)
  • Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia 
  • TIM Sul 
  • ATL e Tess, do grupo Telecom Américas 
  • Magazine Luiza
  • Unimed
  • British Ariways
  • Tricard
  • MRV (Uberlândia)
  • Anvisa (Brasília)

Em 2003, a ACS participou do Fórum Nacional do Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC).

Já em 2004, estruturou em tempo recorde uma nova operação Offshore. Em apenas 20 horas, fechou a análise das necessidades do cliente, buscou atendentes em seu banco de talentos, treinou a equipe e implantou o atendimento.

Em 2006, a ACS implantou o projeto Memória Empresarial, que foi lançado durante a comemoração dos sete anos da empresa com uma história de sucesso para resgatar.

Sustentabilidade 

Teve início, em 2006, o programa Adolescente Aprendiz, que formava jovens para o mercado de trabalho. O programa também os incentivava a indicarem jovens que queriam participar do curso de formação e aprendizado na empresa e contava com o apoio do SENAI. No ano seguinte, o lançamento do programa foi aberto pelo então Ministro do Trabalho e do Emprego, Jacques Wagner.

No mesmo ano, em parceria com órgãos federais e do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência do Município de Uberlândia (COMPOD), a ACS anunciou a criação e realização de cursos especiais, que tinham o objetivo de capacitar portadores de deficiência para o mercado de trabalho.

Reconhecimentos da Década

  • ISO 9002 (2000);
  • Destaque no prêmio Top of Business (2002);
  • “100 maiores das Telecomunicações”, conferido pela revista Word Telecom, da IDG Brasil (2002);
  • Prêmio Master de Ciência e Tecnologia, entregue em Campinas (SP, em 2002);
  • Nova versão da ISO 9001 (2003);
  • Serviços de Terceirização de Contact Center, pela revista Consumidor Moderno (2003);
  • Destaque no ranking das “100 Maiores das Telecomunicações” editado anualmente pela revista World TELECOM, da IDG do Brasil;
  • Prêmio ABT promovido anualmente pela Associação Brasileira de Telemarketing (2002, 2005, 2007);
  • Boa Cidadania Corporativa (2002), promovido em parceria com a revista Exame, da Editora Abril (categoria “Apoio a Portadores de Necessidades Especiais”);
  • Prêmio ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto (2006);
  • Prêmio Cidadania, conferido pelo Anuário Telecom (2006);
  • Certificação de Centro de Suporte, um conjunto de padrões e melhores práticas, criado pelo Help Desk Institute (HDI) (2008);
  • Entre as 50 Melhores Empresas para Trabalhar em TI & Telecom, pela Great Place to Work Institute, em parceria com a Now! Digital Business – Computerworld (2008);
  • ISO 9001 (2009).

A Algar Tecnologia também recebeu várias homenagens relacionadas à geração de emprego e renda: 

  • Honra ao mérito em função da geração de empregos e abertura de novas empresas para Uberlândia com a implantação de suas centrais de atendimento pela Câmara Municipal de Uberlândia (2000); 
  • Federação das Indústrias de Minas Gerais, por iniciativas voltadas aos portadores de necessidades especiais (2002); 
  • “Empresa Cidadã”, título conferido pela Câmara Municipal de Uberlândia e Câmara dos Dirigentes Lojistas (1999-2005); 
  • “Selo Amigo da Juventude”, conferido pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (2006).
INSTITUTO ALGAR

O Instituto Algar foi criado para coordenar as ações de responsabilidade social que já vinham sendo adotadas pelo grupo Algar nos anos anteriores e, em sua primeira década de existência, conseguiu grandes transformações.

Marca

Em 2002, foi criado o Instituto Algar de Responsabilidade Social, que passou a coordenar todas as ações voltadas para a comunidade que já estavam sendo realizadas pelas empresas do grupo Algar.

Novidades

Em 2004, o Instituto Algar realizou dois eventos para disseminar a prática da Responsabilidade Social para a região:

  • Fórum Algar de Responsabilidade Social, que contou com a presença de jornalistas;
  • Primeiro Seminário de Educação para professores. 

O Programa de Voluntariado do grupo Algar foi lançado em 2003, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação na área de atuação das empresas do Grupo, por meio de ações voluntárias dos associados. O projeto surgiu do desejo e disposição que os associados demonstravam para participar e ajudar a comunidade, além do que já estava sendo desenvolvido pelas empresas. 

O Instituto Algar, em parceria com a prefeitura Municipal de Belo Horizonte e outras empresas, lançou o projeto “Histórias da Nossa Terra” em 2005. O projeto foi criado para resgatar a histórias de municípios em que a CTBC atuava. 

Em 2008, o Instituto Algar decidiu renomear seus projetos que passaram a se chamar:

  • Algar Lê
  • Algar Transforma
  • Algar Inclui
  • Algar Educa

Devido ao seu empenho e participações nas edições da Conferência Internacional do Ethos, o Instituto Algar foi escolhido para o ser o novo representante do Instituo Ethos em Minas Gerais. 

Progresso

Em 2004, a UNICEF fechou uma parceria inédita com o Instituto Algar, cujo objetivo foi reforçar as ações sociais que vinham sendo desenvolvidas pelas empresas do Grupo.

O Instituto Algar assinou, em 2006, um termo de compromisso com oito cidades para o Programa de Voluntariado. Com isso, alguns de seus projetos deram sequência em suas atividades, o Projeto Correio Educação e o Emcantar, sendo que este último estendeu sua atuação de 12 para 22 escolas.

Durante as edições da Conferência Internacional do Ethos, nos anos de 2005, 2006 e 2007, o Instituto Algar, por meio da infraestrutura de telecomunicações da CTBC, transmitiu o evento ao vivo pela internet. Esta ação permitiu que milhares de pessoas participassem indiretamente do evento.

Em 2008, o Instituto Algar promoveu o seminário Servindo a Comunidade, onde apresentou seus programas sociais para o ano, ação que foi repetida no ano seguinte. 

O 2º Fórum de Educação Algar, que foi promovido em 2009, contou com 250 participantes que puderam discutir e acompanhar as propostas do Instituto Algar para melhorias na educação no Brasil.

No começo de 2009, foram concluídas as obras no CESAG, garantindo maior espaço par educação, arte e tecnologia para o Programa Algar Transforma.

O ano de 2009 marcou também o início do Programa de Formação do Instituto Algar, no qual educadores e gestores das escolas parceiras debatiam a gestão de ensino e de aprendizagem no programa Algar Educa.

Reconhecimentos da Década

Apesar da criação recente, o Instituto Algar de Responsabilidade Social recebeu prêmios por sua atuação: 

  • Prêmio Nacional de Excelência na Educação (Educare) na categoria Cidadania na Educação (2006); 
  • Título de Desempenho Comunitário Empresarial (2004, 2005).
UNIALGAR

Os investimentos em pessoas são uma constante no grupo Algar e, nos anos 2000, intensificaram-se os programas, em especial os que estavam sendo coordenados pela Unialgar. 

Novidades

Em 2001, a Unialgar formou as primeiras turmas do PGA e ACE. O ACE visava à formação de executivos com menos de dois anos na função, potenciais sucessores e talentos com potencial diferenciado. Já o PGA visava reciclar e aperfeiçoar executivos com mais de dois anos na posição gerencial. Os certificados foram entregues no auditório da Algar em Uberlândia, ao todo foram 55 formandos, 27 do ACE e 28 do PGA.

A Unialgar desenvolveu o programa “Jovem Vendedor”, um programa interno que tinha o intuito de auxiliar na formação de jovens entre 18 e 25 anos. O objetivo era prepará-los, durante 18 meses, para o mercado de trabalho, desenvolvendo uma nova visão sobre a cultura de vendas e relacionamento com diversos públicos.

Em 2007, a Unialgar desenvolveu um programa de educação continuada para os associados da ACS, atual Algar Tech, que atendiam clientes da CTBC, atual Algar Telecom, chamado “Academia da Excelência”.

Foi inaugurado, em 2008, um novo escritório da Unialgar em São Paulo. No ano seguinte, em Uberlândia, ampliou seu espaço de treinamento com a inauguração de um novo bloco composto por nove salas.

Progresso

No decorrer da década, a Unialgar seguiu cumprindo o seu papel no desenvolvimento e formação de seus talentos humanos, oferecendo cursos e workshops em todas as áreas: 

  • Convenção de Vendas com o tema Atitude (2007);
  • Workshop “Gente servindo Gente” (2008);
  • Palestra com Guery Can, pioneiro nos princípios SEI SICKMAN (2008);
  • Encontro de Qualidade de Vida para casais (2008).

Em 2008, foi realizado o Algar 2100, na Unialgar, onde foram debatidos os temas: Era Digital, Internet, Tecnologia e os atributos da marca Algar.

Para comemorar seus 10 anos, em 2008, a Unialgar lançou dois livros: “Quando o Assunto é Gente” e “Atitude é Querer”, de Cícero Penha.

Em 2009, a Unialgar, em parceria com UFU, realizou o teste de biomarcadores de stress, que ampliou o PDI da Saúde.

Reconhecimentos da Década

Em 2009, a Unialgar recebeu as certificações de “Referência Nacional de Ensino à Distância” e “Prêmio Corporativo Diamond” pela adoção do modelo híbrido de aprendizado, conferidos durante o 9º Congresso Internacional de E-learning.

ALGAR AGRO

A década de 2000 marcou uma forte expansão da Algar Agro, deixando a empresa entre as melhores do Brasil. 

Portaria da empresa Algar Agro em Uberlândia – MG.

Marca

Com a criação da monomarca do Grupo Algar, a ABC Inco e ABC A&P se unificaram em uma única empresa, sob o nome de Algar Agro.

Fábrica da Algar Agro entrada do setor de embalagem.

Novidades

Em 2006, a ABC Inco consolidou sua produção no norte do país, com a inauguração da unidade no estado do Maranhão, contando com uma fábrica de esmagamento de soja no município de Porto Franco. Com a nova unidade, a produção de soja do sul do Maranhão, do Tocantins e do Piauí conquistou maior valor agregado com a industrialização. 

O início do esmagamento de soja na unidade de Porto Franco começou em 2007. Seguindo as tendências do mercado, o óleo de soja ABC ganhou uma nova embalagem, na versão pet. Ainda em 2007, foi realizada a primeira convenção da ABC Inco no Maranhão. Na ocasião, cerca de 100 associados conheceram a nova visão, missão e valores Algar.

Óleo de soja ABC, produzido pela Algar Agro.

2007 foi um ano de ótimas conquistas, uma delas é a realização da primeira exportação direta de soja da Algar Agro. O navio saiu do porto de Itaqui do Maranhão rumo à Europa com 65.000 mil toneladas de soja, o equivalente a 1600 caminhões. Pela primeira vez, o navio saiu do Brasil completamente carregado com Soja da ABC Inco.

Em 2008, as novidades não pararam. Foi instalado um biodigestor, que produzia gás a partir da utilização de dejetos suínos, para produção de energia. A ABC de Minas lançou nesse mesmo ano os produtos: Azeite Extra Virgem, Óleo Composto, Extrato de Tomate e Molho de Tomate.

Progresso

A ABC INCO entrou em processo de expansão de uma planta em Mato Grosso. No ano seguinte, foi realizada expansão da planta de Uberlândia, em 2001.

Em 2002, foi realizado um investimento para aumento de capacidade e criação de uma nova fábrica de processamento de soja. Esses esforços levaram a empresa a aumentar sua capacidade de processamento de soja de 1.500 para 1.800 ton/dia e, bem como, a de refino do óleo de 300 para 400 ton/dia. As ampliações de suas capacidades de armazenamento, processamento e refino foram responsáveis por um acréscimo de 20% na produção total do farelo Raçafort e óleo de soja ABC, principais produtos da empresa.

Uma melhora na estrutura que trouxe mais agilidade por meio de processos de carga e descarga de produtos, agilizando a relação com fornecedores e parceiros comerciais, marcou o progresso da empresa no ano de 2004. 

Fábrica da Algar Agro durante a produção do óleo ABC.

Em 2006, a ABC A&P se transformou no principal fornecedor de leite da cidade de Uberlândia, ao produzir cerca de 5.500 litros por dia. Por ano, foram mais de 2.000.000 milhões de litros. O resultado desta produção foi a premiação que a empresa recebeu pelo quarto ano consecutivo se posicionando entre as 100 maiores produtoras do Brasil.

A participação da ABC INCO no evento Super Minas, em 2008, representou uma excelente oportunidade para apresentar a nova linha da empresa, fazer novos negócios e reforçar a marca.

Pioneirismo

Em 2008, A ABC Inco se destacou como a primeira indústria processadora de grãos da América do Sul a receber o certificado internacional ISO 14001.

Reconhecimentos da Década

  • Primeira indústria processadora de grãos da América do Sul a receber o certificado internacional ISO 14001 (2000); 
  • Melhores e Maiores Empresas da Revista Exame, devido ao volume de faturamento (2000); recordes na venda de farelos e produtos de consumo (2001); 
  • Prêmio Desempenho Brasil conferido pelo Instituto Miguel Calmon (2004); Prêmio Minas, conferido pela Revista Mercado Comum (2006), com destaque também para 
  • CTBC; 
  • 10 melhores no setor de grãos do Anuário Melhores do Agronegócios, revista Globo Rural (2006);
  • Troféu Gente Nossa, conferido pela Associação Brasileira de Supermercados (2008).
ALGAR SEGURANÇA

O grupo Algar continua entrando em novos negócios e expandindo seu portfólio com a criação da Algar Segurança, voltada para segurança patrimonial e controle de documentos no ano 2000. 

Marca

Com a criação da monomarca do grupo Algar, a Space passa a se chamar Algar Segurança no final da década de 2000.

Novidades

A Space, que viria a se chamar Algar Segurança, foi criada no ano 2000, agregando mais tecnologia e qualidade na prestação de serviços como um todo. No mesmo ano de sua criação, decidiu pela ampliação de sua presença no mercado, passando a oferecer também os serviços de administração e gestão de documentos. Com profissionalismo e competência, conquistou rapidamente a credibilidade e confiança do mercado externo.

Em 2003, a Space inovou mais uma vez ao apresentar os serviços de Monitoramento de Imagens, permitindo a seus clientes acompanharem através de imagens tudo o que acontecia em um determinado ambiente.

No ano de 2009, a Algar Segurança fechou uma parceria com a Intelbras, permitindo que credenciadas da empresa passassem a oferecer com exclusividade, em Uberlândia e região, os equipamentos da área de segurança desta empresa.

Progresso

Em 2001, a Space agregou ao seu portfólio de serviços as opções de monitoramento eletrônico de alarmes residenciais e comerciais, além do rastreamento de veículos.

Em 2007, a Space ampliou sua carteira de clientes. Os destaques são para Usina Santa Elisa, em Sertãozinho, o grupo Ouro Fino, um dos maiores laboratórios veterinários do país, e Daya Gusaiuns, multinacional fabricante de produtos para o setor agrícola. Além disso, inaugurou novas instalações em BH e POR, onde o projeto Olho de Águia, em parceria com a Engeset, monitorou o Centro da Cidade 24 horas por dia.

No ano seguinte, a Space reuniu líderes de toda área da empresa para uma semana de treinamentos intensivos.

Reconhecimentos da Década

  • Prêmio Visão Agro-Nacional (2008);
  • Prêmio Visão da Agroindústria Brasil (2009); 
  • Prêmio Mérito em Serviços da Segurança Privada Nacional, promovido pela FENAVIST (Federação Nacional das Empresas de Transporte de Valores, 2009).
ALGAR AVIATION

Na década de 2000, a ABC Taxi Aéreo se tornou a Algar Aviation e prosseguiu com sua expansão, conquistando ainda mais o mercado aéreo.

Marca

No final da década, com a criação da monomarca do grupo Algar, a ABC Taxi Aéreo passou a se chamar Algar Aviation.

Novidades

A ABC Táxi Aéreo foi declarada como novo centro de serviço autorizado para o avião TBM 700 no Brasil, no ano de 2005.

Em 2007, desenvolveu um sistema que permitia ao proprietário de aeronaves acompanhar a distância e todas as etapas da manutenção pesada e revisões gerais. Cada serviço feito nos motores, célula e sistemas era mostrado em detalhes, o que eliminava a necessidade do deslocamento do dono do avião até a ABC. O chamado Big Brother consistia em quatro câmeras de TV de alta definição instaladas nos cantos do hangar principal de manutenção e uma câmera móvel que substituía os olhos do dono. Mediante uma senha pessoal, o proprietário podia a qualquer tempo “visitar” sua aeronave.

Um contrato fechado com a Medilar, em 2008, fez com que a Algar Avition atuasse na prestação de serviços de UTI, por meio de aeronave que foi especialmente equipada para transportar pacientes em situação de emergência em todo o território nacional.

Ainda em 2008, foram fechados novos contratos internacionais, um com a Turbo Products (distribuição de peças no Brasil), outro com a Global Turbine (reparo em turbinas de aeronaves); contrato para distribuição dos produtos da EADS Socata. 

Em 2009, a Algar Aviation se qualificou para fazer a manutenção das aeronaves da FABI Força Aérea Brasileira. Com esta qualificação, a empresa abriu as portas para um novo e promissor mercado da aviação nacional.

Progresso

Em 2001, a ABC Taxi Aéreo completou 25 anos de mercado, com uma estrutura exemplo de competência, e incorporou mais uma aeronave Xingu para sua frota de jatos.

A Algar Aviation participou da Expo Aéreo Brasil, maior feira de aviação da América Latina, com exposição da aeronave TBM850, em 2006. No ano seguinte, esteve na LABASSI, maior feira de aviação executiva da América Latina.

Pioneirismo

Em 2006, a ABC Taxi Aéreo, junto à Embraer, anunciou a compra de dois jatos Fenon, passando a ser a primeira empresa de Taxi Aéreo do país a operar com essas aeronaves na América Latina. 

No ano seguinte, a ABC Taxi aéreo passou a ser a nova representante da EADS Socata, fabricante francesa de aeronaves leves. A ABC Taxi Aéreo se tornou uma das 16 representantes mundiais de vendas e a representante oficial da marca no Brasil.

No ano de 2009, a Algar Aviation foi a primeira empresa de aviação do Brasil a adquirir a Feno 100 da Embraer.

RIO QUENTE RESORTS

Rio Quente Resorts, na década de 2000, se consolidou como um dos mais importantes destinos do país.

Vista aérea do Rio Quente nos anos 2000.

Novidades

A pousada Rio Quente Resorts laçou seu Centro de Aperfeiçoamento de Talentos Humanos (CAT), em 2000. No mesmo ano, lançou o Passaporte Hot Park, que permite acesso ilimitado ao Hot Park durante o ano inteiro.

Em 2008, foi inaugurada a Praia do Cerrado no Rio Quente Resorts. Com capacidade para 15 mil pessoas e 25 mil metros quadrados, é a maior praia artificial do mundo com água quente natural.

Visão geral do Hot Part no complexo do Rio Quente.

 Rio Quente Resorts começou 2009 em grande estilo, com a inauguração da Bird Land, Terra dos Pássaros, um viveiro em que os visitantes podem conhecer e apreciar diferentes espécies de pássaros.

Progresso

A Pousada Rio Quente Resorts ampliou hotéis e multiplicou suas opções de entretenimento em 2003.

Em 2007, o Rio Quente Resorts projeta e começa a construção da maior piscina de ondas da América Latina, com 210 metros de comprimento, areia fina e branca e ondas de mais de um metro de altura.

No ano de 2009, o Rio Quente foi palco do campeonato de Bit Soccer, que contou com a participação das equipes do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

Sustentabilidade 

Durante a década, a Pousada Rio Quente Resorts criou a “Turma do Cerrado”, com personagens que incentivam a reflexão sobre a preservação do meio ambiente e que passou a ser símbolo do empreendimento.  

Reconhecimentos da Década

  • Em 2004, o Rio Quente Resorts foi eleito o melhor do Brasil pelos leitores da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril.
ENGESET

Aquisição de novos contratos, expansão de sua atuação e reconhecimentos marcaram a década de 2000 da ENGESET.

Novidades

Logo no início do ano 2000, a Engeset iniciou o seu processo de expansão na região Nordeste do Brasil, com a inauguração de 2 filiais, uma em Recife e a outra em Fortaleza, fruto de uma nova necessidade que o mercado estava demonstrando.

A expansão da empresa continuou e, em 2007, foi inaugurada uma nova regional no Rio de Janeiro, unidade diretamente ligada a um importante contrato fechado com a Petrobrás. Além do Rio, as regiões de Sergipe e Alagoas também começaram a ser atendidas pela Engeset.

Progresso

O ano de 2008 marcou o fechamento de importantes parcerias para a Engeset:

  • Contrato com a NECK, multinacional Japonesa que oferta soluções integradas em TI e Comunicações;
  • Em Salvador, Bahia, com a empresa GVT, gerando 200 novos empregos;
  • Renovação do contrato com a Interlig para a manutenção de suas redes de telecomunicações até 2010.

Em 2009, a Engeset venceu a licitação para realizar a manutenção de fibra ótica da operadora Vivo em vários estados brasileiros.

Sustentabilidade 

O projeto Emcantar, patrocinado pela empresa, gravou seu primeiro CD, no Teatro Rondon Pacheco, em Uberlândia, no início da década. 

Reconhecimentos da Década

  • Apontada pela revista InfoExame como uma das “200 Maiores e Melhores Empresas”, na categoria infraestrutura (2000); 
  • Apontada pela revista World Telecom como uma das 100 maiores do setor (2000);
  • Prêmio internacional “Empresa Latino-Americana Ecologicamente Correta” (2001);
  • Prêmio Excelência Empresarial em Telecomunicações concedido pela Abecortel (Associação Brasileira das Empresas de serviços de Engenharia de Telecomunicações e avaliado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (2001);
  • “Empresa Latino-Americana Ecologicamente Correta” (2001); 
  • Destaque no ranking das “100 Maiores das Telecomunicações” editado anualmente pela revista World TELECOM, da IDG do Brasil (2002);
  • Ranking das Empresas mais inovadoras do Brasil, organizado pela revista Época Negócios (2009); 
  • Destaque no Anuário Informática Hoje, no qual é apontada no ranking das maiores empresas de TI e entre as maiores empresas integradoras do Brasil (2009).
ALGAR MÍDIA

A implementação da monomarca do grupo Algar marca a criação do nome da Algar Mídia. A revitalização do Jornal Correio e fechamento de contratos marcam a década de 2000 da empresa.

Marca

Em 2009, o grupo Algar promoveu a revitalização da marca em todas as empresas. Assim, a SABE e o Jornal Correio começaram a fazer parte da Algar Mídia.

Novidades

Em 2001, a até então SABE fechou um importante contrato com a Cemig, em que a empresa ficou responsável por confeccionar todas as contas da empresa. No mesmo ano, através de seu Mail Center, assinou contrato com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia – CDL, para produzir as cartas de notificação de débito junto ao serviço de proteção ao crédito SPC.

No ano de 2007, a SABE substituiu o 0800 pelo 4005, ação que resultou em maior economia para Clientes e Empresas. Também lançou o Guia Viver, um novo produto com a marca SABE, voltado exclusivamente para saúde e qualidade de vida, que apresentava um conteúdo editorial voltado para dicas e referências, para passear, se cuidar e divertir.

Ainda em 2007, lançou os programas Correio na TV e Correio na TV Debate, transmitidos pelo Canal da Gente (Image Telecom) e no site do Jornal Correio.

Em 2009, o Jornal Correio reformulou seu layout, através de um novo projeto gráfico mais atraente, passando a oferecer o que havia de mais moderno em jornal impresso.

Progresso

Uma pesquisa Ibope realizada em 2000 constatou o Jornal Correio como líder em Uberlândia.

A SABE fechou contrato com a Caixa Econômica Federal, em 2003, parceria que resultou na ampliação da capacidade de produção em Uberlândia, ficando como responsável pela impressão de 28 milhões de documentos do banco ao mês. Toda a documentação do banco, como extratos, informes de renda e até boletos de cobrança do Sistema Nacional de Habitação foi impressa em Uberlândia (MG) e enviada ao resto do país através dos Correios. Para atender a esta demanda, a SABE investiu cerca de R$ 4 milhões em infraestrutura, tornando-se o maior birô de impressão a laser do Brasil.

Em 2005, a CTBC e a SABE anunciaram uma parceria para o lançamento do acesso de todas as informações da lista telefônica no celular, via WAP (Wireless Application Protocol).

Diante dos desafios do mercado gráfico, em 2005, a SABE desativou parte de seu parque gráfico e se concentrou na impressão do Jornal Correio.

Em 2006, o Jornal Correio passou a ter um novo formato nas segundas feiras, compacto, com acesso mais fácil aos cadernos, trabalhando com mais fotos e textos mais curtos. O Jornal Correio trabalhou em sintonia com as mais modernas tendências do mercado editorial.

Pioneirismo

Em 2001, a SABE conquistou uma certificação pioneira no Brasil, no seguimento de listas e guias telefônicos, o ISO 9002.

Reconhecimentos da Década

  • ISO 9002, certificação pioneira no Brasil para o segmento de listas e guias telefônicos (2001); 
  • Nova versão da ISO 9001 (2003); 
  • Prêmio de Excelência Gráfica Cícero, promovido pela ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) (2009); 
  • Em 2008, a Algar Mídia recebeu diversas homenagens em comemoração aos 70 anos do Jornal Correio de Uberlândia: Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Uberlândia; Selo comemorativo dos Correios; cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Em 2009 Algar Mídia foi eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, prêmio da revista Época em parceria com o Instituto Great Place to Work.

De 1990 a 1999 De 2010 a 2019