De 2010 a 2019

História das empresas Algar de 2010 a 2019.

A Algar passou por algumas mudanças durante a década e teve sua Governança Corporativa destacada diversas vezes como referência.

Marca

Na década de 2010, o grupo Algar criou o projeto Show de Bola Algar, que visava a exposição da marca por meio do patrocínio esportivo, como o patrocínio dos times do Santos e Ceará.

Em maio de 2018, o grupo Algar lançou, no Youtube, o canal Inspire Fundo, com o intuito de ajudar as pessoas a viverem de forma mais leve neste mundo em constante transformação. O canal trouxe, na prática, uma forma de aplicar o propósito do Grupo, que é Gente servindo Gente. Em 2019, foi iniciado um novo ciclo no canal Inspire Fundo, passando a contar com histórias marcantes e surpreendentes, num novo formato e linguagem, trazendo lições inspiradoras de gente que se supera, tem agilidade para mudar e inovar.

Novidades

No começo da década, no ano de 2011, foi lançado o programa Algar Sustentável, em todas as empresas do grupo, com o tema Para a Vida Toda.

Em 2012, a Algar inaugurou um novo prédio em São Paulo, para agregar as operações das empresas do Grupo na capital paulista. Já em 2013, foi a vez de Belo Horizonte receber a nova sede da empresa, que recebeu o nome de Centro Administrativo Valdir Melgaço.

Sede Algar em Belo Horizonte

Sede Algar São Paulo

Luiz Alexandre Garcia passou a presidir o Campanies Circle do IBGC em 2012.

No ano de 2013, foi criado o programa Algar Incubadora, voltado para iniciativas empreendedoras dos próprios associados, e lançado o Banco de Talentos, para integrar processos de seleção de candidatos internos e externos.

Em 2015, com o intuito de incentivar a troca de experiências entre os associados e as empresas do grupo Algar, foi criado um portal gamificado promovendo a prática do propósito Gente servindo Gente.

Luiz Alexandre Garcia assumiu a presidência do sistema que representa o setor de telecomunicações no Brasil (Febratel, Sinditelebrasil, Telebrasil, Acel e Abrafix) para gestão 2015/2017.

Em 2016, o grupo Algar passou a utilizar a plataforma workplace do Facebook para conectar seus associados.

Em 2016, também foi implantado o Programa Transformação, que passou por todas as empresas do Grupo e promoveu uma revisão do portfólio de negócios da marca Algar. Com isso, foram realizadas algumas mudanças, como:

  • Engeset foi reformulada e suas atividades foram incorporadas pela Algar Tech e Algar Telecom (2013);
  • Encerramento do Jornal Correio de Uberlândia (2016);
  • Encerramento da Algar Mídia (2016);
  • Algar Agro foi adquirida pela ADM (2017);
  • Algar Aviation foi adquirida pela Voar Taxi Aéreo (2017);
  • Algar Segurança passou a fazer parte do grupo GPS (2018);
  • Alsol se tornou uma empresa do Grupo Energisa (2018).

Progresso

Em 2010, o grupo Algar patrocinou eventos da HSM, com conteúdos especializados em gestão, e participou do Fórum Gestão de Empresas Familiares, com a presença de Luiz Alberto Garcia. Também promoveu um workshop em parceria com IBM, sobre redes sociais.

Ainda em 2010, foi lançada uma campanha institucional chamada Do que é feita a Algar, na qual a história do Grupo foi contada por pessoas que fizeram parte dela.

A estratégia de Governança Corporativa usada pelo Grupo se destacou e, em 2011, resultou na participação do circuito de palestras do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, indicando a empresa como referência nacional no tema. No mesmo ano, a Algar promoveu o tour de clientes, com a participação de 37 empresários, de diferentes partes do país, para conhecer algumas empresas do Grupo. 

Também em 2011, foi assinado o termo de cooperação para investimentos em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação com a Fapemig, agência de fomento à pesquisa em Minas Gerais.

Em 2014, a Algar patrocinou a Feira Anpei, maior evento de inovação do Brasil.

Já em 2015, o grupo Algar foi destaque como exemplo de empresas que investem na formação dos funcionários, por meio de cursos oferecidos pela UniAlgar. Também em 2015, o grupo Algar patrocinou o Fórum Uberlândia 2100, o evento tinha como objetivo debater e conscientizar todos os setores da sociedade em busca de um planejamento para o futuro da cidade em vários aspectos.

No final de 2016, em parceria com a Endeavor, a Algar iniciou seu programa de inovação e aceleração: Algar Ventures, com o objetivo de auxiliar empreendedores nos seus desafios e acelerar o crescimento de suas empresas.

Sustentabilidade 

Em 2017, a Algar criou o projeto “Links Perdidos”, para fortalecer a ação da ONG Mães da Sé na busca por pessoas desaparecidas. Por meio do projeto, quando os clientes da Algar Telecom digitam algum site por engano no navegador, são direcionados para uma página com fotos de pessoas desaparecidas no lugar da tradicional página de erro.

O grupo Algar lançou o projeto Algar Sem Barreiras, que tem como objetivo trazer para as equipes a mesma diversidade em que estão inseridos os clientes do Grupo e melhorar as suas experiências, para construir, cada vez mais, uma Algar inclusiva, diversa e que não tolera a discriminação.

No final do ano de 2019, foi lançado o Projeto Diversidade+, uma iniciativa do grupo Algar e mais 15 empresas privadas para viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho de Uberlândia – MG.

Reconhecimentos da Década

Grupo Algar

  • Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com ranking das revistas Você S/A e Exame (2011);
  • Foi reconhecido com o prêmio ABEMD, na categoria Especialidade CRM Database (2012);
  • Figurou entre as empresas eleitas pelo guia ISTO É Mais Conscientes, com destaque na categoria Governança;
  • Reconhecida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em ranking divulgado pela revista Você S/A e Exame (2012);
  • Destaque na premiação das 500 maiores empresas brasileiras de acordo com ranking da Revista Exame (2013);
  • Prêmio Top Of Mind Estadão de RH, na categoria melhores práticas em educação corporativa/E-Learning (2013);
  • Eleita melhor empresa de serviços no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar da Revista Você S/A (2013);
  • A Algarnet, intranet do grupo Algar, recebeu a premiação “Grand Pix – Empresas Privadas” pelo Instituto Intranet Portal no ano de 2015 (2015);
  • Top of Mind como a marca que mais representa Uberlândia (2017);
  • Prêmio Esporte Mineiro (2018);
  • O Inspire Fundo ganhou o Prêmio Prata para Criadores do Youtube com a marca de 100 mil inscritos no canal (2019);
  • Marca que mais representa Uberlândia no 22º Top of Mind, realizado pela ACIUB com co-realização da Prefeitura Municipal de Uberlândia e Sebrae Minas (2019).

Alexandrino Garcia

  • Inauguração da rodovia Alexandrino Garcia, em Rio Quente (GO). Trecho de 24 km, que reduziu acesso ao Rio Quente Resorts (2010).

Luiz Alberto Garcia

  • Escolhido um dos três principais líderes empresariais do país, em eleição promovida pela Gazeta Mercantil (2010);
  • Recebeu o Prêmio Família Empresária, concedido à empresa familiar que mais se destacou em 2011 (2011);
  • Recebeu título de cidadão da cidade de Porto Franco, no Maranhão (2013);
  • Recebeu a Medalha Major Eustáquio pela Câmara Municipal de Uberaba – MG;
  • Recebeu título de Cidadão Francano pela Câmara Municipal de Franca – SP (2015);
  • Em comemoração aos 80 anos de Luiz Alberto Garcia, foram feitas diversas reportagens e um documentário sobre sua história (2015);

Luiz Alexandre Garcia, Luiz Alberto Garcia e Ophélia Garcia. Em comemoração aos 80 anos de Luiz Alberto Garcia, foram feitas diversas reportagens e um documentário sobre sua história.

  • Homenagem da Câmera Portuguesa de Minas Gerais com a comenda Destaque Empresarial Luso Mineiro (2016).

Luiz Alberto Garcia e Agnaldo Diniz Filho. Luiz Alberto Garcia é homenageado na FIEMG, condecorado com o Destaque Empresarial Luso Mineiro, da Câmara Portuguesa de Minas Gerais.

Luiz Alexandre Garcia

  • Foi eleito um dos conselheiros do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2012);
  • Recebeu o título de Homem das Comunicações 2019 pela Aberimest (2019).

Luiz Alexandre Garcia foi escolhido o Homem das Comunicações 2019 pela Aberimest.

 

ALGAR AGRO

Em 2018, o grupo ADM, uma das maiores empresas de agronegócios do mundo e com expressiva participação no mercado brasileiro, adquiriu a empresa Algar Agro, que deixou de fazer parte do grupo Algar. Veja como foi a década da Algar Agro:

Novidades

Em 2010, a Algar Agro desenvolveu um novo rótulo para o azeite ABC de Minas, importado diretamente de Portugal, e iniciou um projeto com agricultura de precisão nas fazendas da empresa, com mapeamento via satélite.

As novidades do braço agrícola do grupo Algar continuaram em 2012 com:

  • Adoção de um novo sistema de armazenagem de grãos. O método reduziu os custos de manuseio e de transporte;
  • Inauguração de sua primeira refinaria de óleo de soja na região Nordeste, passando a distribuir o óleo de soja da marca ABC para estados do Norte e Nordeste do país;

Luiz Alexandre Garcia, em divulgação da expansão da Algar Agro no Nordeste para se tornar a maior indústria de soja da região.

  • Fechou parceria com a Bunge para melhor utilização do parque industrial das duas empresas, aproveitando as capacidades instaladas.

Em 2015, foi realizada a primeira exportação de milho, o grão havia acabado de ser incluído no portfólio da Algar Agro. No mesmo ano, foram inaugurados dois armazéns da Algar Agro no Triângulo Mineiro, nos municípios de Capinópolis e Tupaciguara.

Em 2016, a Algar Agro desenvolveu um aplicativo para agendamento de carga e descarga em sua sede, o AgendAgro. No mesmo ano, em parceria com a startup Aimirim, desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial aplicado à operação de caldeira na planta industrial de Uberlândia – MG.

Progresso

Foi realizado um embarque de 70 mil toneladas de soja para a Holanda, a partir de Porto Franco, no Maranhão, no ano de 2010.

Em 2012, a Algar Agro obteve a execução do Protocolo de Intenções pelo Governo de Minas Gerais. 

Em 2015, algumas ações marcaram o desenvolvimento da Algar Agro:

  • Investimentos na ampliação das atividades de grãos e inclusão em seu portfólio da produção de milho;
  • Investimento em caldeira de biomassa para o processamento de óleo e farelo de soja, na unidade de Uberlândia;
  • Começou sua própria produção de embalagem pet para o óleo de soja;
  • Ampliou a sua unidade de processamento em Porto Franco – MA.

Em 2016, foi lançado o Desafio Regional Algar Agro de Inovação, cujo objetivo era estimular o desenvolvimento de novas soluções para potencializar a produtividade da agroindústria. Além disso, uma parceria da Algar Agro com a empresa Refrigerantes do Triângulo foi fechada para o fornecimento de pré-forma (base para a produção de embalagens). No mesmo ano, outra parceria foi fechada, com a empresa de inovação em biotecnologia, Geociclo, para oferecer aos produtores fertilizantes minerais ou organominerais.

Divulgação da parceria entre a Algar Agro e a empresa Refrigerantes do Triângulo para o fornecimento de pré-forma (base para a produção de embalagens) em 2016.

Também em 2016, a Algar Agro fechou parceria com a Sidel para iniciar a produção da garrafa PET mais leve do mundo.

Através da parceria com a Sidel, Algar Agro começou a produzir a garrafa mais leve do mundo.

Sustentabilidade 

Em 2015, a empresa lançou um projeto de coleta de resíduos, como óleo vegetal, papelão, embalagens PET entre outros.

Reconhecimentos da Década

  • Troféu Gente Nossa, promovido pela Associação Mineira de Supermercados, na categoria Fornecedoras de Óleos e Azeites (2010, 2011, 2016);
  • Ranking da revista Super Hiper classificou óleo de soja ABC de Minas como o quinto mais conhecido do país (2011);
  • Prêmio de melhor programa de educação corporativa com o programa Safra de Conhecimento, conferido pelo IPQC (2013);
  • 1º lugar no Prêmio Inovação Brasil, na categoria Agronegócio (2017).
ALGAR AVIATION

No ano de 2010, a Algar Aviation foi escolhida para manutenção dos aviões da Força Aérea Brasileira e da Força Aérea Uruguaia. No mesmo ano, venceu licitação para transporte de valores e entrega dos malotes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Em 2011, a Algar Aviation inaugurou sua sala VIP no aeroporto de Belo Horizonte, conquistou licença ambiental para ampliação de seu hangar, em Uberlândia, e passou a ser representante da empresa italiana Piaggio Aero, passando a comercializar as aeronaves da empresa no Brasil. 

Em 2017, a Algar Aviation foi adquirida pela empresa Voar Taxi Aéreo deixando de fazer parte do grupo Algar.

Reconhecimentos da Década

Entre as Melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, pela premição Great Place to Work (2015).

ALGAR MÍDIA

Em 2010, a Algar Mídia iniciou a veiculação de campanhas publicitárias em painéis no aeroporto de Uberlândia. No ano seguinte, lançou o vídeo wall no Terminal Central da cidade.

Também em 2010, em parceria com a TV Integração, a Algar Mídia lançou o jornal Tudo Já.

Em função da revisão do portfólio de negócios do grupo Algar, no final de 2016, foi definido o encerramento do Jornal Correio de Uberlândia. Em função da descontinuidade do jornal e como novo posicionamento estratégico, a Algar Mídia teve suas atividades encerradas, as listas e guias passaram a fazer parte do portfólio de serviços da Algar Telecom.

Reconhecimentos da Década

  • Ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar, elaborado pela Revista Época (2011);
  • Entre as Melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, pela premiação Great Place to Work (2015).
ALGAR SEGURANÇA

Em 2012, a Algar Segurança lançou o Manual Padrão de Normas e Procedimentos da Segurança Eletrônica, para empresas cadastradas, renovou o contrato com a Vale Fertilizantes e com a MRS Logística S/A. No mesmo ano, foi lançado o Chat Online, para melhorar os processos de relacionamento com o cliente

No final do ano 2018, a Algar Segurança foi vendida para o grupo GPS, deixando de fazer parte do grupo Algar.

Reconhecimentos da Década

  • Reconhecida no ranking TOP 100, no evento Melhores de 2010, na categoria Segurança Patrimonial, promovido pela Associação de Imprensa do Triângulo Mineiro – AITMAP (2010);
  • Prêmio Visão Agro Nacional, no segmento Segurança Patrimonial (2010);
  • Prêmio Visão Agro Paulista, na categoria Segurança Patrimonial e Eletrônica, pelo quarto ano consecutivo (2011).
ALGAR TECH

Na década, a Algar Tech fechou diversas parcerias e se destacou no mercado pela sua atuação inovadora e pelo investimento em ações voltadas para seus associados.

Marca

Logo no início da década, a Algar Tecnologia anunciou uma mudança no posicionamento de mercado, apresentando-se como criadora de soluções de TI.

Em 2013, a Algar Tecnologia e a Engeset, que já vinham operando conjuntamente, se unificaram e adotaram a denominação de Algar Tech.

No ano seguinte, em função da sua comemoração de 15 anos de atuação, a Algar Tech alterou sua marca para se adequar ao projeto de internacionalização da empresa. E, em 2015, adotou um novo slogan para refletir sua busca para ser vista como um dos principais players do mercado de TIC e BPO: “Algar Tech. Vai além.” 

Após as mudanças e pesquisas de mercado, no ano de 2017, a Algar Tech trabalhou o reposicionamento estratégico de sua comunicação, com a campanha: “Algar Tech. Repense possibilidades”, convidando o público a conhecer as opções inovadoras oferecidas pela empresa.

Novidades

Em 2010, a até então ENGESET lançou o projeto Diferenciar, programa desenvolvido para aumentar o desempenho da empresa. No ano seguinte, assinou contrato com a Telefônica.

Em 2012, a ENGESET foi gestora do projeto de implantação do posto do Futuro, da BR Distribuidora. 

A ENGESET fechou algumas parcerias na década, como:

  • Novos contratos com a TIM, para gerenciamento de projetos de rede (2012);
  • Fechou contrato com a Vivo para manutenção de rede de fibras ópticas em 17 Estados Brasileiros (2012);
  • Contrato com a Petrobrás, para manutenção de TI/Telecom em plataformas marítimas (2012);
  • Fechou contrato com a Avvio Telecom, para manutenção de redes ópticas no interior de São Paulo (2013);
  • Renovação do contrato com a TIM para manutenção da rede óptica da operadora em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (2012);
  • Renovou o contrato com a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, para a manutenção da rede óptica na região de Porto Alegre (2012);
  • Renovação dos contratos de manutenção de fibras ópticas da Petrobrás e Vivo (2012).

A Algar Tecnologia, em 2010, fez a aquisição da empresa Synos Tecnologia, de Belo Horizonte, com filiais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Alguns contratos fechados pela Algar Tecnologia no início da década:

  • Com a empresa japonesa Hestech, na área de Geotecnologia (2010);
  • Contrato para atendimento a Light, do Rio de Janeiro (2010);
  • Novas parcerias em TI com o objetivo de conquistar entre 30 e 40 novos clientes (2010);
  • Contrato para atender a operadora Telefônica com soluções de contact center (2011);
  • Passou a ser Provedor de Soluções da RedHat, empresa com soluções baseadas no sistema operacional Linux (2012).

Em 2011, a Algar Tecnologia iniciou três novas operações em Campinas: GBD, General Motors e Mercedes Benz, e inaugurou um novo contact center em Ituiutaba. No ano seguinte, foi realizada a inauguração do seu novo centro administrativo em Uberlândia – MG.

Em 2012, a Algar Tecnologia lançou o programa Caminhos do Conhecimento, com cursos e formato EAD que incentivavam o desenvolvimento de carreiro dentro da própria empresa.

Em 2013, a Algar Tecnologia e Engeset anunciaram a junção de suas operações, sendo nomeadas como Algar Tech.

A Algar Tech conquistou novos clientes e renovou contratos na década de 2010:

  • Funasa (2012);
  • Whirpool (2013);
  • Unimed em Belo Horizonte – MG (2013);
  • C&A em todo o Brasil (2013);
  • ESPM (2017);
  • TV Band Brasil (2014);
  • PK Cables contratou a Algar Tech para modernizar sua estrutura de servidores, infraestrutura de rede e equipamentos de TI (2015);
  • Renovou e ampliou contrato com a Caixa Seguros e Capitalização (2014);
  • Azul Linhas Aéreas Brasileiras, para atendimento de service desk e field service de TI em todos os escritórios corporativos e aeroportos onde a companhia operava (2016).

A Algar Tech ampliou sua atuação na década de 2010:

  • Passou a ter presença em Uberaba (2014);
  • Iniciou suas operações na Colômbia, em Medelín (2014);
  • Inaugurou seu novo escritório em São Paulo (2015);
  • Revitalizou seu centro de operação de rede para clientes de grande e médio porte no Brasil (2015);
  • Lançou um centro especializado em cobrança e recuperação de crédito, para aliar alta performance, inteligência e tecnologia nas atividades de cobrança (2015);
  • Inaugurou uma nova fábrica de software da Algar Tech, no escritório da empresa em São Paulo (2016);
  • Abriu um novo escritório em Bogotá, na Colômbia (2016);
  • Iniciou suas operações no México (2016);
  • Inaugurou seu Innovation Lab em Uberlândia, um espaço multimídia onde os associados, clientes e parceiros podem trabalhar em projetos de transformação digital (2017);

Algar Tech inaugura o“Innovation Lab”, laboratório de inovação com uma área dedicada a projetos de transformação digital.

  • Lançou seu “Innovation Lab” em São Paulo, o espaço escolhido foi no inovaBra habitat, do Bradesco (2018).

Em 2014, aconteceu a aquisição da empresa Lince, para reforçar inteligência do negócio da Algar Tech. No mesmo ano, a Algar Tech implantou mais uma tecnologia que enfatizava a multicanalidade em suas operações de contact center: o atendimento por agente virtual para interações via chat e redes sociais – inteligência artificial.

Em 2015, a Algar Tech adquiriu a empresa Cerrado Serviços, que passou a atuar no mercado de call center atendendo as empresas Bradesco, que até então era proprietária da empresa.

A Algar Tech investiu em parcerias que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da empresa na década de 2010, como:

  • Acordo com a empresa argentina Provincia Net para comercializar o data center da empresa para seus clientes nos países da América Latina (2015);
  • Parceria com a empresa VMware para oferecer qualidade e segurança nas soluções em nuvem híbrida por meio da certificação vCloud Powered (2015);
  • Em parceria com a Trend Micro, ofertou serviços para plataforma Deep Security, para clientes do cloud computing (2015);
  • Parceria com a ComprandoFacil.co, empresa colombiana focada em marketing digital e plataforma de e-commerce, com o objetivo de oferecer produtos e soluções de TIC para pequenas e médias empresas na Colômbia (2015);
  • Parceria da Algar Tech com a empresa HDS para integração de equipamentos, produtos e serviços de TI (2015);
  • Parceria com a empresa Fortinet para integrar ao portfólio da Algar Tech com soluções de segurança de rede (2015);
  • Passou a revender e integrar o software da CA Technologies (2016);
  • Parceria entre a Algar Tech e a empresa XFlex para oferta de tecnologia ERP (2016);
  • Parceria com Microsoft e PUC para formar e oferecer oportunidades de aprendizado e trabalho em TI, por meio do ensino de plataformas tecnológicas Microsoft (2016);
  • Ampliou sua parceria com a empresa Nice para aperfeiçoar seus serviços de back office com insights em tempo real (2017);
  • Parceria com o banco BMC para aprimorar o nível do seu Service Desk (2017);
  • Parceria com Genesys, para aprimorar seu serviço de relacionamento com clientes para omnichannel (2018).

Em 2018, a Algar Tech laçou o Lab Talks, um evento mensal aberto para associados e comunidade local discutirem temas voltados para o ser humano, como: autoconhecimento, qualidade de vida, liderança, propósito e mensagens que possam impactar positivamente a vida das pessoas.

Produtos e Serviços

Para se manter competitiva e antecipar as tendências do mercado, ao longo dos anos de 2010, a Algar Tech criou e modernizou produtos e serviços:

  • Entregou solução em TI para o Conselho Regional de Agronomia do Estado de São Paulo (2012);
  • Criou um software, em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, que oferecia aos usuários do sistema público de saúde da cidade acesso online ao resultado dos seus exames laboratoriais (2015);
  • Visando acompanhar a tendência de multicanalidade, a Algar Tech passou a oferecer interação via Whatsapp dentro de sua oferta de BPO/contact center (2015);
  • Implantou um aplicativo para ajudar na manutenção em redes de fibra óptica de seus clientes corporativos. Além de trazer melhor visualização dos eventos na rede, ele facilitava a localização e acionamento dos técnicos de campo (2015);
  • Desenvolveu um software para modernizar sistemas corporativos legados e baseados em Oracle Forms para a plataforma web (2015);
  • Ampliou seu portfólio de serviços de cobrança, passando a contar com soluções de big data e multicanalidade (2016);
  • Lançou a plataforma Gestão de Interações Digitais, com o objetivo de otimizar a operação em processos tradicionais (2016);
  • Desenvolveu a solução In House, voltada às corporações que optaram por não terceirizar seu atendimento, mas que buscam prover serviços modernos, digitais e diferenciados para seus clientes finais (2016);
  • Lançou a Duda, a agente virtual com recursos de inteligência cognitiva (2017);
  • Expandiu a sua atuação na gestão de infraestrutura de TIC por meio de novas soluções de suporte avançado, gestão de mudanças e administração do ambiente (2018);
  • Lançou uma nova solução de Relacionamento Digital, baseada na metodologia proprietária CXI – Customer Experience Improvement (2018);
  • Implementou internamente sua oferta Intuitive Service Desk (ISD), a analista virtual Estella (2018).

Progresso

A Algar Tech investe constantemente em ações de incentivo, reconhecimento e motivação de seus talentos humanos. Algumas ações se destacaram durante a década:

  • Passou a oferecer serviço de ouvidoria para seus associados (2011);
  • Realizou o Projeto Desenvolvimento de Lideranças, com participação de 500 associados (2011);
  • Início das campanhas Top Performance, que reconhecem e premiam associados pelo seu desempenho (2012);
  • Buscando modernizar a capacitação de seus associados e otimizar o tempo e aprendizagem, a Algar Tech adotou a gamificação em treinamentos de contact center. (2018).

Em 2015, a Algar Tech alcançou 82% de satisfação entre seus associados por meio de uma ação que promovia melhorias no clima organizacional, com o Programa Microclima.

Além disso, na década de 2010, a Algar Tech desenvolveu uma metodologia exclusiva de transformação digital, a CXI – Customer Experience Improvement (Aperfeiçoamento da experiência do cliente) para melhorar a experiência do cliente com a empresa.

Em 2017, a Algar Tech implantou um Programa de Ética e Compliance, com o objetivo de reforçar a transparência, a integridade e o compromisso com a sociedade e seus stakeholders.

Já em 2018, a Algar Tech redesenhou sua metodologia de avaliação de qualidade do atendimento em algumas operações de contact center.

Em 2019, a Algar Tech lançou o projeto Cool Company, para trazer um novo ambiente físico e uma nova filosofia de Talentos Humanos para a empresa.

Ambientes como a Digital Garage marcaram o novo momento da empresa.

Pioneirismo

Em 2015, a Algar Tech criou uma solução SMS para ajudar na prevenção de fraudes bancárias. O projeto consistia no envio de uma mensagem SMS para o cliente antes de aprovar uma compra, em que o usuário podia validar ou não a compra.

Sustentabilidade 

Em 2011, a ENGESTE desenvolveu o projeto Engenho do Campo, para despertar o público jovem para a importância das questões ambientais.

Em 2011, foi iniciado o projeto de coleta seletiva de lixo, que orientava sobre a separação do lixo nas empresas. No mesmo ano, foi realizado o Programa Elos do Conhecimento, oferecendo qualificação gratuita para alunos do ensino médio.

Já em 2012, foram realizadas adequações para tornar os call centers mais eficientes do ponto de vista ambiental, com aquisição de equipamentos mais preocupados com o uso dos recursos naturais.

No ano de 2015, a Algar Tech inaugurou uma estrutura para alimentação de energia por meio de usina solar, que foi construída em parceria com a Alsol. A estratégia visava um desenvolvimento sustentável da empresa.

Em comemoração ao Dia do Voluntariado, em 2015, associados das empresas Algar Telecom e Algar Tech se mobilizaram para arrecadar leite, que beneficiou instituições de Ituiutaba. Foram arrecadados mais de 2 mil litros de leite por associados que faziam parte do Comitê de Voluntariado, coordenado pelo Instituto Algar.

Durante a década, a Algar Tech participou diversas vezes do Teleton, evento de arrecadação de recursos para a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. Nas edições, os associados trabalharam de forma voluntária para colaborar com a causa.  

Em 2016, a Algar Tech repassou mais de R$ 18 mil ao Fundo da Infância e Adolescência de Indaiatuba (SP), por meio do Imposto de Renda devido.

A conscientização da Algar Tech sobre o desenvolvimento sustentável inspirou seus associados a criarem um projeto de reuso de água. A iniciativa foi criada por associados de Campinas e tem como ideia principal reutilizar a água gerado pelo ar condicionado para atividades não potáveis.

Em 2018, a Algar Tech participou da ação promovida pela WWF, a Hora do Planeta, apagando as luzes durante uma hora.

Reconhecimentos da Década

ENGESET

  • Recertificação da ISO 9001 e 14001 (2011);
  • Título de Solution Provider Gold, conferido pela empresa japonesa Furukawa (2011);
  • Certificação CISCO Premier, que garante aos profissionais conhecimentos técnicos sobre as tecnologias produzidas pela CISCO (2013).

ALGAR TECNOLOGIA

  • Prêmio Amigo do Esporte, homenagem do Ministério dos Esportes para empresas que desenvolvem projetos para funcionários (2010);
  • Reconhecida entre as melhores empresas para executivos trabalharem no país, conferido pelo Great Place to Work Institute (2010, 2011);
  • Recebeu certificação de segurança SA 70, no site de Campinas (2011);
  • Prêmio ABT, com projeto piloto Categorizador de Chamadas (2011);
  • Recebeu o Selo SCC (Support Center Certification (SCC). A certificação comprova os padrões internacionais de melhores práticas de Service Desk (2011);
  • Renovação da certificação ISO 9001 e a manutenção da certificação ISO 27001. Os certificados garantem altos padrões de qualidade, segurança e entrega de serviços de TI (2012);
  • Reconhecida pela ABT, o case Top Performance conquistou o 1º lugar na categoria “Melhor ação de Capacitação” (2012).

ALGAR TECH

  • Certificação internacional SAP Hosting Partner, que comprova o melhor desempenho e disponibilidade no ambiente de TI (2013);
  • Certificado CobIT, voltado para a redução de riscos e a segurança no ambiente de TI (2013);
  • Prêmio Padrão de Qualidade em Relacionamento Multicanal nas categorias Melhor Gestão de Inovação e Melhor Operação de Vendas Ativas (2013);
  • Recebeu do Portal da Comunicação o reconhecimento “Empresas que melhor se comunicam com jornalistas 2013” (2013);
  • Confirmação do Certificado SCC, durante o evento HDI Brasil (2014);
  • Reconhecida, durante o Encontro Sul Americano de Recursos Humanos, pelo programa de Desenvolvimento de Lideranças (2014);
  • Entre as Melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, pela premiação Great Place to Work (2015, 2016, 2018, 2019);
  • Manutenção certificação ISO 27001 (2015);
  • Manutenção certificação ISO 20000-1 (2015);
  • Foi uma das empresas reconhecidas no CONAREC – Congresso Nacional de Relações Empresa-Cliente (2015);
  • Recertificação ISO 9001 e 140001 recebida pela Algar Tech foi destaque no portal Callcenter (2015);
  • Troféus no HDI Brasil, nas categorias “Melhor analista de suporte” e “Melhor técnico de campo” (2016);
  • Certificação Tier III, pelo Up Time Institute (2016);
  • 4º lugar no Prêmio Inovação Brasil, na categoria Tecnologia (2017);
  • Destaque no Anuário Brasileiro do Relacionamento com o Cliente, da Consumidor Moderno, além de configurar como uma das empresas com a melhor combinação de rentabilidade e produtividade e 4ª no ranking de contact centers (2017);
  • Prêmio Integración 2017, na categoria geração de emprego na Argentina (2017);
  • Prêmio Ambed 2018: Ouro na especialidade Call Center/Contact Certer com o projeto Duda; Prata na especialidade Call Center/Contact Center, com um case de transformação digital; Bronze na especialidade Campanha/Programa com sua campanha de reposicionamento de marca “Repense Possibilidades” (2018);
  • 5º Prêmio CONAREC em duas categorias: Cobrança e Recuperação, e Retenção e Fidelização (2018);
  • Prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, promovido pela IT Mídia, na categoria “Indústria Digital, TI e Telecom” (2018);
  • Prêmio Best Performance 2018, reconhecida em três categorias: Excelência em Cobrança Multicanal, Excelência em Televendas e Excelência na Capacitação e Gestão de Pessoas (2018);
  • Ganhou o prêmio GPTW Mulher e ficou entre as 30 melhores grandes empresas para a mulher trabalhar no Brasil, de acordo com a premiação Great Place to Work (2019);
  • Prêmio Cliente S/A, ouro na categoria Melhor Estratégia de Cobrança e bronze na categoria Melhor Estratégia de Inteligência Operacional (2019);
  • Prêmio Época Negócios Reclame Aqui: a Algar Tech foi premiada na categoria Empresa de Contact Center, ficando em 2º lugar entre as empresas com melhor reputação no setor (2019).
ALGAR TELECOM

Os anos de 2010 marcaram a história da Algar Telecom, mantendo seu ritmo de crescimento e desenvolvimento acelerado. Um dos destaques foi o reconhecimento por suas ações sustentáveis no decorrer da década.

Marca

Logo no início da década, no ano de 2010, a Algar Telecom anunciou mudança de posicionamento, com foco no atendimento eficaz aos seus clientes.

A marca esteve em evidência por meio de alguns patrocínios como:

  • Patrocínio do evento Triângulo Music em 2010;
  • Patrocínio com o time Ceará Sporting Club, durante a temporada de 2018 do time no campeonato brasileiro na série A;
  • Patrocínio do Santos Futebol Clube, com exposição de sua marca na camiseta do time de 2015 a 2019.

Novidades

A Algar Telecom fechou diversas parcerias ao longo da década de 2010, sempre em busca das melhores soluções para seus clientes e para a sociedade. Veja quais foram as parcerias da Algar Telecom na década de 2010: 

  • Contrato com Prefeitura de Belo Horizonte para prestação de serviços de Banda Larga para os órgãos públicos municipais. Foi a responsável pela infraestrutura de comunicação para a Copa do Mundo (2010);
  • Parceria para compartilhamento de rede de fibras ópticas com a Telebrás, nos estados do Paraná e São Paulo. O acordo fez parte da expansão do Plano Nacional de Banda Larga (2012);
  • Em parceira com WDC Networks, anunciou o lançamento do ISP TV, direcionado aos provedores de internet (2012);
  • Fechou contrato com Kinross, maior mineradora de ouro do mundo, para prestação de serviços corporativos de telecomunicações (2013);
  • Fechou um acordo com a empresa finlandesa Nokia Networks para fornecimento de equipamentos e sistemas para modernização da sua rede, com o objetivo de aumentar a capacidade de sua rede de telefonia móvel (2015);
  • Fechou parceria com a Pagtel para oferecer aos seus clientes serviços de recarga via SMS (2015);
  • Em parceria com a Alsol Energias Renováveis, foram instalados sistemas de geração própria de energia elétrica fotovoltaica em alguns sites da operadora (2015);
  • Em parceria com a UFU, inaugurou o Laboratório de Inovação Tecnológico no campus Santa Mônica da instituição (2015);
  • Parceria com Google, Angola Cables e Antel para a instalação de um novo cabo submarino de fibra ótica (2015);
  • Fechou parceria com a Microsoft e passou a oferecer o Office 365 aos seus clientes (2015);
  • Ofereceu mais de 2,5 mil jogos para smartphones e celulares com sistemas Android e Java, por meio de parceria com a Cibersons (2015);
  • Fechou acordo com a empresa Comgás para abastecimento da frota com gás natural veicular (GNV) (2015);
  • Parceria com o SESI-SP e SENAI-SP para sustentação e desenvolvimento de softwares que apoiavam as áreas educacional, pedagógica e corporativa (2016);
  • Parceria com a Promon Logicallis para implantar soluções tecnológicas para cidades inteligentes, que faz parte do projeto Cidade Conectada da operadora (2016);
  • Acordo com a Linktel para disponibilização de Wi-Fi, por meio dos hotspots da empresa em todo o país (2017);
  • Parceria com a Openet, para ampliar seu portfólio de serviços com plataforma de Gestão de Política da empresa (2018).

A Algar Telecom fez importantes aquisições na década de 2010. Com a incorporação de empresas, expandiu sua atuação no mercado de telecomunicações. Em 2015, adquiriu a empresa Optitel Redes, dona de infraestrutura de fibra óptica nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No começo de 2016, a Algar Telecom anunciou a incorporação da empresa Image Telecom TV Vídeo Cabo.

Como parte de sua estratégia de crescimento na região Nordeste, a Algar Telecom concluiu em 2019 a compra da Smart Networks, empresa de Telecomunicações com sede em Recife, que permitirá a incorporação de mais de 1.000 quilômetros de rede na capital de Pernambuco e em direção ao interior do estado, consolidando a chegada da empresa na região Nordeste do País.

A Algar Telecom inaugurou novos espaços e expandiu sua área de atuação durante a década, veja:

  • Em 2012, foi inaugurado o novo Centro de Operações de Clientes e Redes da Algar Telecom;
  • Em 2012, inaugurou o Recanto do Sabiá, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, com acesso gratuito à internet via rede Wi-Fi. Também com ponto para descarte de pilhas, baterias e cartões telefônicos usados;
  • Ainda em 2012, lançou o Território CTBC, locais estratégicos nas cidades atendidas pela empresa onde haverá serviço de internet Wi-Fi de graça para clientes da empresa;
  • Em parceria com a UFU, a Algar Telecom inaugurou o Laboratório de Inovação Tecnológico na o campus Santa Mônica da instituição, em 2015. O objetivo do laboratório era potencializar os projetos de inovação de Uberlândia-MG e manter a empresa próxima da comunidade acadêmica;
  • Inaugurou seu escritório regional em Porto Alegre no ano de 2016;
  • Algar Telecom iniciou oficialmente sua atuação no nordeste do Brasil, com o lançamento de sua operação em Fortaleza em 2018;
  • Em 2018, foi criado um espaço no centro administrativo da Algar Telecom, o BIT LAB, um espaço colaborativo para desenvolvimento e transformação digital. 

Para a Algar Telecom, a inovação é uma questão estratégica que já faz parte da cultura da empresa. A década de 2010 foi marcada pela intensificação dos investimentos em ideias inovadoras. 

  • Em 2012, foi lançado o Programa de Eficiência e Qualidade (PEQ), para integrar todas as iniciativas de inovação da empresa. No mesmo ano, a Algar Telecom realizou a primeira Semana de Inovação, com foco em incentivar o Oppen Innovation, e passou a utilizar o site Batalha de Conceitos como parte das iniciativas de inovação da marca;
  • Em 2015, fechou parceria com a UFU e inaugurou, no campus Santa Mônica, o Laboratório de Inovação Tecnológico, com o objetivo de potencializar os projetos de inovação de Uberlândia – MG e manter a empresa próxima da comunidade acadêmica;
  • Em 2016, a Algar Telecom lançou o Programa de Aceleração de Startups, operado pela Aceleratech. O projeto incluiu vários serviços para alavancar os negócios e financiamentos;
  • O ano de 2017 marcou o início das operações do centro de inovação digital que foi criado pela Algar Telecom, o Brain, com o propósito de conectar pessoas e ideias e de formar parcerias estratégicas;
  • Em 2018, a Algar Telecom criou o CIA – Centro de Inteligência Analítica, para fortalecer o uso de analytics em suas tomadas de decisão.

A comunicação direta com seus clientes é uma constante preocupação da Algar Telecom, por isso foram adotados alguns canais de contato e informação na década de 2010: 

  • Em 2012, foi realizado o “CTBC TV pergunte ao Diretor”. A ação ocorreu nas redes sociais para estimular os usuários a enviarem suas dúvidas;
  • Em 2015, foram lançados os blogs dos segmentos Empresas e MPE da Algar Telecom, trazendo notícias sobre tecnologia, inovação e tendências;
  • Também em 2015, a Algar Telecom intensificou seus investimentos para oferecer aos seus clientes opções de atendimento multicanal, através das redes sociais, chat com agente virtual, Whatsapp e Telegram;
  • Em 2016, a Algar Telecom lançou no iTunes, um canal de podcast com séries e episódios exclusivos com dicas de profissionais de TI e Telecom;
  • Ainda em 2016, iniciou transmissões de conteúdo, ao vivo, pelo canal no Facebook, com o intuito de levar mais conteúdo e entretenimento digital aos usuários.

Uma novidade da empresa no período foi o início das vendas de produtos da marca Apple no ano de 2015.

Em 2018, foi lançado o Algar Franquias, para aproveitar melhor o potencial das localidades onde a Algar Telecom atua e proporcionar mais proximidade e presença da marca.

A preocupação da Algar Telecom com seus talentos humanos e a busca para oferecer o melhor aos seus clientes resultou em algumas ações como um treinamento feito na linguagem de sinais (Libras) para profissionais de atendimento, em 2011. Em 2012, foi criado um grupo com 25 associados de diferentes áreas focados em inovação, com o intuito de pensar novos produtos e serviços. Além disso, a Algar Telecom investiu na criação de um aplicativo para a sua força de vendas do segmento corporativo, em 2018.

Produtos e Serviços

A Algar Telecom se antecipou diversas vezes às tendências do mercado e lançou para seus clientes novos produtos, como: 

  • CTBC TV, disponível em 87 municípios da área de concessão. Comemoração das vendas do CTBC TV: no primeiro mês foram dez mil instalações (2010);
  • Criação do Chat CTBC para agilizar atendimento via internet (2011);
  • Começou a comercializar a ultra banda larga (2012);
  • Lançamento da Ultra Banda Larga, com velocidade de 10 a 100 megabits por segundo (2012);
  • Assistec, serviço de assistência técnica em banda larga fixa e móvel (2012);
  • Portal de atendimento ao cliente, i.Você TI, que reduziu o tempo de atendimento (2012);
  • Coreo Beta, que permite que o usuário crie aplicativos (2013);
  • Aplicativo que permitia localizar a loja mais próxima (2014);
  • Aplicativo Meus Serviços, disponível nas lojas virtuais do Google e Apple (2014);
  • Criou o Canal do Cliente em seu serviço de TV a cabo, que oferece informações uteis para os assinantes (2014);
  • Apostou em novas ferramentas de atendimento, como a humanização da URA e o desenvolvimento do projeto Algar CRM, que reduziu o tempo da ligação do cliente com o atendente (2015);
  • Ofereceu novos planos de celular para empresários com área de atuação no segmento varejo, para atender as necessidades de seus clientes empresariais (2015);
  • Iniciou a operação de rede 4G da Algar Telecom (2016);
  • Início das operações do Ultra 4G para seus clientes de Uberlândia – MG, com velocidade até três vezes maior (2017);
  • Novo plano pré-pago da operadora, com opção de ligação ilimitada (2017);
  • Novo serviço para empresas, o Cloud Phone, tecnologia que utiliza nuvem para unificar voz, dados e vídeo em um único produto (2017);
  • Nova oferta, o “Giga Pré com Tudo”, que além da opção de chamadas ilimitadas, oferecia internet à vontade e acesso ilimitado ao Whatsapp, pagando apenas pelo dia que usar os serviços (2018);
  • Smart-Fi, uma solução que associa equipamento e assistência técnica com opções ideais para cada tipo de imóvel (2018);
  • Solução de serviços de TI para micro e pequenas empresas, chamada de Presença Digital (2018);
  • Novo plano pré-pago, com ligações ilimitadas para qualquer operadora do mesmo DDD, uso livre do Whatsapp e mais 100MB de dados por dia por apenas R$0,99 por dia que usar (2018);
  • Wi-Fi inteligente para o mercado corporativo, com o SmartFi Pro, que foi desenvolvido pelo Brain (2018);
  • Disponibilizou para o mercado soluções de colaboração Cisco Webex (2018);
  • Possibilitou aos clientes a opção de montar combos de serviços personalizados, com descontos que chegavam a até 40% (2018).

Progresso

Em 2011, uma pesquisa realizada indicou mais de 80% de satisfação entre clientes corporativos. No mesmo ano, foram realizados novos investimentos na rede 3G e GSM, com instalação de novos equipamentos e na expansão do segmento do varejo com o projeto Algar Minas.

Buscando melhorias nas tomadas de decisões e de governança corporativa na empresa, no ano de 2012 foi criado o Programa Gestão de Riscos. 

Em 2015, a Algar Telecom começou a implantar micro usinas de geração de energia solar em 13 data centers da operadora, sites de estações rádio base para retransmitir sinal de telefonia móvel, fixa e de internet no estado de Minas Gerais.

Após implantar algumas ações, em 2018, a Algar Telecom teve um salto em seu índice de resolução no primeiro contato dos clientes de banda largar com sua central de relacionamento.

Um dos grandes marcos de 2018 da Algar Telecom foi atingir a marca de 100.000 usuários da Algar Fibra. Além disso, a Algar Telecom atingiu 94% de satisfação dos clientes corporativos com a empresa, na pesquisa realizada pelo Instituto Expertise, em 2018, e também alcançou 100% de satisfação em soluções de TI.

Pioneirismo

Em 2012, a Algar Telecom lançou pioneiramente o serviço Câmera Virtual, que permitia ao cliente acompanhar via câmeras o que acontecia em sua casa ou empresa.

Sustentabilidade 

Em 2010, buscando incentivar os seus clientes a optarem pela conta telefônica via e-mail, a Algar Telecom lançou o programa Natureza em Conta. 

Em 2011, a Algar Telecom promove entre seus associados o Dia Mundial Sem Carro. 

No ano de 2012, a regional de Franca da Algar Telecom doou recursos para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No mesmo ano, a regional recebeu, da Prefeitura Municipal de Franca, um reconhecimento formal relativo às ações de sustentabilidade realizadas na cidade e região. Ainda em 2012, houve ações sustentáveis que se destacaram, como: 

  • Realização da segunda Semana de Eficiência Energética e Meio Ambiente. A ação faz parte do projeto “Influência Verde”;
  • Recebeu certificado ISO 14001, que atesta a responsabilidade ambiental da empresa;
  • Foi reconhecida pela revista Imprensa como modelo em Sustentabilidade. Destaque no ranking de telecomunicações, onde ficou em segundo lugar. 

Já em 2013, foi reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil em Gestão Ambiental, de acordo com a Revista Época, que confere o prêmio Época Empresa Verde, fato que já havia ocorrido em 2011. No mesmo ano, a Algar Telecom começou a patrocinar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto Cine Família na Praça, que levou até as cidades do interior mineiro uma experiência de cinema a céu aberto de forma gratuita.

O ano de 2014 foi marcado pela parceria com Sesi e Sindtelebrasil, em que passou a oferecer cursos técnicos de telecomunicações por meio do Pronatec, programa de formação do Governo Federal. No mesmo ano, em parceria com o SENAI, a Algar Telecom iniciou o programa Jovem Aprendiz, com cursos técnicos na área de Telecom.

Em 2015, a Algar Telecom, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, disponibilizou em lojas coletores de materiais recicláveis, eletrônicos, pilhas, baterias e óleo. Os coletores estavam disponíveis no Centro Administrativo da empresa, em lojas próprias e em locais parceiros. No mesmo ano, realizou a revitalização na biblioteca e laboratório de informática na Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto em Uberlândia-MG, por meio do projeto “Livros e Links”.

Em comemoração ao Dia do Voluntariado, em 2015, associados das empresas Algar Telecom e Algar Tech se mobilizaram para arrecadar leite, que beneficiou instituições de Ituiutaba. Foram arrecadados mais de 2 mil litros de leite. Os associados faziam parte do Comitê de Voluntariado, coordenado pelo Instituto Algar.

A Algar Telecom foi uma das parceiras em um projeto que tinha como objetivos recompor parte da mata ciliar da região do São Lourenço em Ituiutaba-MG. Em 2015, foram doadas mais de 500 mudas de plantas brasileiras e algumas típicas do cerrado.

Ainda em 2015, promoveu o Desafio de Inovação, com o intuito de identificar boas ideias, que utilizassem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para promover melhorias para as cidades

No ano de 2016, a Algar Telecom, o Instituto Algar e o Granja Marileusa fizeram uma parceria para trazer pra Uberlândia – MG um projeto de bicicletas compartilhadas, o Udi Bike. Objetivo era oferecer mobilidade urbana sustentável e alternativa, além de esporte e lazer.

Em parceria com a Acopppmar, Associção de Coletores, a Algar Telecom faz o processo de coleta seletiva em seus prédios na cidade de Uberlândia – MG.

Reconhecimentos da Década

  • Reconhecida entre as melhores empresas para executivos trabalharem no país, conferido pelo Great Place to Work Institute (2010);
  • Reconhecimento em quatro categorias do Prêmio ABT de Excelência na Relação com o Cliente nas categorias Internet e Mobilidade, Contribuição de Recursos Humanos, Processo Inovador e Relacionamento com Call Center (2010);
  • Reconhecida no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute (2010, 2011, 2012, 2013, 2016, 2018, 2019);
  • Ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar, elaborado pela Revista Época (2011);
  • Certificado ISO 14001, que atesta a responsabilidade ambiental (2012);
  • Reconhecida pela revista Imprensa como modelo em Sustentabilidade. Destaque no ranking de telecomunicações, no qual ficou em segundo lugar (2012);
  • CTBC Responde ganha prêmio Aberje (nacional) e ABT (2012);
  • Eleita a 10ª empresa mais inovadora do país pela Revista Época (2012);
  • Reconhecida pelo Reputation Institute como uma das cem empresas de melhor reputação no setor de telecomunicações (2013);
  • Ranking Valor 1000, editado pelo jornal Valor Econômico (2013);
  • Reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil em Gestão Ambiental, de acordo com a Revista Época, que confere o prêmio Época Empresa Verde (2013);
  • Recebeu do Portal da Comunicação o reconhecimento “Empresas que melhor se comunicam com jornalistas 2013” (2013);
  • Destaque no ranking das empresas mais sustentáveis segundo Guia Exame de Sustentabilidade (2013);
  • Prêmio Best Inovation, conferido pela revista Época Negócios (2013);
  • Recebeu homenagem da Câmara Estadual de Minas Gerais pelos 60 anos de atuação (2014);
  • Recebeu do Anuário Telecom 2014 uma série de premiações: Melhor Empresa para se Trabalhar (nível estadual e nacional), Melhor Empresa de Telefonia Fixa e Melhor Empresa do Ano (2014);
  • 43ª colocação no ranking das 100 + Inovadoras de TI de 2014, da revista IT Fórum (2015);
  • Prêmio Época Negócios 360° na categoria Telecomunicações (2015);
  • Figurou no Guia Exame de Sustentabilidade como empresa-modelo na categoria Ética e Transparência e, pela terceira vez consecutiva, a empresa mais sustentável no setor de Telecomunicações (2015);
  • Eleita a oitava empresa mais inovadora do país pelo prêmio Best Innovator 2015 (2015);
  • Ocupou o 24º lugar no ranking da revista Exame das 50 empresas com funcionários mais satisfeitos no Brasil (2016);
  • Prêmio Época 360º, como a empresa do setor mais bem administrada do país (2016)
  • Prêmio Consumidor Moderno recebido pela Algar Telecom em reconhecimento ao atendimento aos clientes (2016);
  • 2º lugar no Prêmio Inovação Brasil, na categoria Telecomunicações (2017);
  • Vencedora do Prêmio Época Negócios, na categoria Telecomunicações (2017);
  • Eleita uma das 25 empresas mais inovadoras da região sul, pela Revista Amanhã (2017);
  • Eleita a empresa do ano no Anuário de Telecom 2017, produzido pelo Fórum Editorial (2017);
  • 3º lugar no Prêmio Anuário de Inovação do TeleSíntese com o projeto Bitcoin (2017);
  • Eleita pela IT Mídia como uma das 100 empresas mais inovadoras no uso de TI, categoria Indústria digital – TI e Telecom (2017);
  • Troféu de ouro pelo 16º Prêmio Amauta, premiação internacional de marketing, como reconhecimento à ferramenta Mobile Mailing Manager (MMM) (2017);
  • 1º lugar no ranking da Proteste sobre o desempenho da internet oferecida pelas principais provedoras (2017);
  • Eleita a melhor empresa para o consumidor na categoria telecomunicações, no prêmio Época Reclame Aqui (2017);
  • Eleita a mais sustentável do setor pelo Guia Exame de Sustentabilidade (2017);
  • 3º lugar o prêmio Valor Inovação Brasil, no segmento de telecomunicações (2018);
  • 4º lugar entre as companhias mais engajadas no ecossistema de inovação brasileiro. O ranking do 100 Open Startups 2018 (2018);
  • Prêmio Época Reclame Aqui 2018 na categoria serviço de telecomunicações (2018);
  • Prêmio Valor de Inovação 2019, que colocou a empresa entre as 150 mais inovadoras do Brasil, avaliadas em 5 pilares: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento (2019);
  • Recebeu as certificações ISO 20000-1:2011, referente a Gestão de Serviços de TI, e a ISO 27001:2013, referente a Segurança da Informação, pela BSI Brasil (2019);
  • No XIX Prêmio ABT, recebeu o prêmio em Excelência no Relacionamento com o Cliente na categoria de inovação em produtos e serviços, com o case “Operação TIC: Uma nova experiência para clientes de TI da Algar Telecom” (2019).

Algar Telecom ficou em 1° lugar na categoria Serviços de Telecomunicações e é considerada uma das melhores empresas para o consumidor em 2018.

BRAIN

O ano de 2017 marca o início das operações do centro de inovação digital que foi criado pela Algar Telecom, o Brain.

Algar Telecom lançou o Brain, Centro de Inovação Digital com foco em novos produtos e negócios.

O Brain foi fundado com o intuito de criar novos produtos e novos modelos de negócios, atuando em quatro frentes:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Segurança Cibernética;
  • Computação em Nuvem (SaaS);
  • Digital.

O Brain criou uma nova solução para a Algar Telecom em 2018, o SmartFi Pro, que possibilita às empresas terem uma rede Wi-Fi inteligente, unindo segurança, ferramentas de marketing e suporte técnico.

Em 2019, o Brain iniciou seu projeto de expansão, inaugurando um braço em São Paulo com o objetivo de se aproximar do ecossistema de inovação paulista e buscar novas parcerias com foco no desenvolvimento de soluções. No mesmo ano, o Brain marcou presença em um dos maiores encontros nacionais de inovação, tecnologia e empreendedorismo, a Gramado Summit 2019. Ainda em 2019, o Centro de Inovação inaugurou uma filial em Recife.

O Brain lançou, em 2019, o primeiro Hub de Inovação de Indústria 4.0 de Uberlândia, em parceria com o Granja Marileusa, BRF, UFU, Eureka Coworking, Eurobras, Senai/Fiemg, Startadora e VLI Logística.

Área de ideação do Brain, que também vira um auditório que comporta até dois eventos simultâneos.

CSC ALGAR

O Centro de Soluções Corporativas do grupo Algar foi consolidado em 2016, com foco em processos administrativos, suporte de tecnologia e ganhos de escala. 

Reconhecimentos da Década

  • Prêmio Centro de Serviços Compartilhados do ano (2017);
  • 2º lugar na Pesquisa Benchmark em CSC 2018 pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG).
INSTITUTO ALGAR

O Instituto Algar intensificou suas atividades durante os anos 2010. Foram fechadas novas parcerias e desenvolvidas ações em conjunto com as empresas do grupo Algar.

Novidades

O Instituto Algar iniciou a década de 2010 com o lançamento do prêmio Alexandrino Garcia, voltado para projetos desenvolvidos por professores em sala de aula. Em 2014, lançou o programa Talentos de Futuro, voltado para jovens do ensino médio, e realizou o primeiro Encontro Anual de Voluntários.

Em 2018, o Instituto Algar lançou o Programa Conectados, com o objetivo de aprimorar o ensino por meio da formação de educadores e alunos da rede pública de ensino de Uberaba.

Progresso

O Instituto Algar assinou parceria com as Secretarias de Ensino de Balsas e Porto Franco, no Maranhão, para programa Algar Educa em 2011. 

Secretaria de Educação e Instituto Algar promovem capacitação de professores .

Em 2012, ampliou sua atuação para as cidades de Araguari, Araxá, Divinópolis e Patrocínio, que faziam parte do projeto de expansão da Algar Telecom.

No período, contribuiu por meio de doação de um caminhão para o trabalho da Cooperativa de Catadores de Uberlândia (CORU).

Em 2014, realizou uma exibição do programa História nas Escolas, voltada para professores e depoentes entrevistados.

No ano de 2016, o Programa de Voluntariado Algar beneficiou mais de 40 mil pessoas.

Em 2017, foi realizada uma doação ao Hospital de Clínicas de Curitiba, por meio do Imposto de Renda devido, via Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência). 

Também em 2017, o Instituto Algar investiu na ampliação do Programa Transforma, que promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da educação e da cultura. Com a criação de um novo espaço multiuso, localizado no setor oeste de Uberlândia.

Encontro de Voluntários Instituto Algar 2017, em Uberlândia.

Na última década, o Instituto Algar desenvolveu o Programa Talentos do Futuro, cujo objetivo é ajudar os alunos do Ensino Médio, entre 14 e 17 anos, a desenvolverem suas habilidades e competências, para que possam concorrer às vagas de jovem aprendiz nas empresas da cidade.

Em 2019, o Instituto Algar assinou o termo de cooperação para promover a formação de jovens por meio do Talentos de Futuro, juntamente com o Ministério Público do Trabalho e a Promotoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que prevê a formação de jovens que estejam em situação de risco ou vulnerabilidade social.

Sustentabilidade 

Em 2012, o programa Algar Sustentável divulgou um balanço indicando que empresas do grupo reduziram em 17% a emissão de gases nocivos, por meio de mudanças na forma de trabalhar.

Em 2015, o Instituto Algar lançou o Desafio Algar Energia, que mobilizou os associados de todas as empresas do Grupo para o uso consciente da energia elétrica.

Em comemoração ao Dia do Voluntariado, em 2015, associados das empresas Algar Telecom e Algar Tech se mobilizaram para arrecadar leite, que beneficiou instituições de Ituiutaba. Foram arrecadados mais de 2 mil litros de leite. Os associados faziam parte do Comitê de Voluntariado, coordenado pelo Instituto Algar.

Também em 2015, o Instituto Algar realizou uma doação ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos de Minas, via FIA – Funda da Infância e Adolescência. Além de Patos de Minas, outras 11 cidades também foram beneficiadas pela doação. O repasse foi uma extensão do investimento do grupo Algar em projetos que estimulam o desenvolvimento infanto-juvenil. No mesmo ano, foi feito um repasse, por meio do uso dos incentivos fiscais disponibilizados pelo governo, à AACD Uberlândia e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberlândia e Uberaba via FIA – Fundo da Infância e Adolescência.

Em 2018, os programas educacionais do Instituto Algar beneficiaram quase 17 mil estudantes.

Reconhecimentos da Década

  • Homenageado pela Câmara Municipal de Uberlândia pelos 10 anos de atuação na sociedade (2012);
  • Prêmio Empresário Herói conferido pela FIEMG (2013);
  • Certificado de Honra ao Mérito do Prêmio Belmiro Siqueira (2013);
  • Certificado de Honra ao Mérito do Prêmio Belmiro Siqueira, pelas ações bem-sucedidas de responsabilidade social realizadas no ano anterior (2014).
AVIVA

Em 2012, foi inaugurado o hotel Rio Quente Cristal Resorts, oferecendo serviços premium e decoração diferenciada para seus clientes. No mesmo ano, o Rio Quente Resorts lançou uma revista com dicas sobre como aproveitar ao máximo a estadia no resort. Também lançou a atração Xpirado, um novo tobogã inspirado em histórias de suspense. Outra novidade do ano de 2012 foi o início das vendas dos ingressos para o Hotpark, que passou a ser feita também pela internet.

No final de 2017, o Rio Quente Resorts comprou o controle do complexo turístico Costa do Sauípe, na Bahia, e, no ano seguinte, o grupo de empresas passou a se chamar Aviva.

Apresentação da Aviva, a nova marca do Rio Quente e Costa do Sauípe.

Apresentação da Aviva como a nova marca que une Rio Quente (GO) e Costa do Sauípe (BA).

Em 2018, a parceria do grupo Algar com o Santos Futebol Clube possibilitou uma cordo com uma nova empresa do Grupo, o Rio Quente Resorts. Os sócios torcedores e funcionários do clube contaram com descontos no resort.

O clube de futebol Santos FC assinou parceria com o Grupo Rio Quente.

Reconhecimentos da Década

  • Hot Park conquistou o reconhecimento “Destaque em Serviços e Comida”, pelos leitores da revista Viagem e Turismo (2012);
  • Ficou entre as cinco melhores empresas para se trabalhar da região centro-oeste, de acordo com Great Place to Work Institute (2013).
UNIALGAR

Em 2010, a UniAlgar lançou o programa Potenciais Sucessores com desenvolvimento para futuros líderes e o treinamento Jeito de Ser Algar, com objetivo de valorizar a cultura corporativa. 

Luiz Alberto Garcia e Alair Martins participaram de painel da Unialgar.

No mesmo ano, disponibilizou o programa de Educação à Distância com materiais da HSM, voltados para desenvolvimento de lideranças. 

Já em 2011, foi criado um hotsite falando sobre a Cultura Algar, também foi realizada a 7ª Caminhada Ecológica, com plantio de árvores pelos associados da Algar Telecom.

Em 2015, a Unialgar estendeu seus serviços ao público externo, oferecendo treinamento para outras organizações e para profissionais que buscavam se qualificar. No mesmo ano, o grupo Algar foi destaque por diversas vezes, como exemplo de empresas que investe na formação dos funcionários, por meio de cursos oferecidos pela UniAlgar.

Reconhecimentos da Década

  • Prêmio Ser Humano, conferida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos. O projeto premiado é a Academia de Excelência (2011);
  • Prêmio Referência Nacional no congresso sobre eLearning, pelo curso Um Estouro de Atendimento (2011);
  • Reconhecida como a melhor universidade corporativa do país, de acordo com o IQPC Brasil (2012);
  • Conquista Prêmio Ser Humano, Categoria Gestão de Pessoas Empresa (12º ano). Case Academia de Vendas (2013);
  • Prêmio Ser Humano, na modalidade Gestão de Pessoas, pelo case Academia de Vendas (2013);
  • Premiada durante o 13º Prêmio Ser Humano, pelo Plano de Desenvolvimento Integrar (2014);
  • Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2014 na modalidade Gestão de pessoas. O Case vencedor foi o Integrar – Plano de Desenvolvimento de Talentos da Algar Telecom Integrado com a Estratégia do Negócio ​(2014);
  • 3º lugar no Prêmio Educorp 2015. A universidade corporativa do grupo Algar foi reconhecida com case sobre formação em estratégia (2015);

Programa de Educação Corporativa da UniAlgar foi reconhecido com prêmio da Educorp em 2015.

  • Premiada na categoria gestão de pessoas durante o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (ESARH), em função do projeto Academia de Relacionamento com o Cliente, desenvolvido em parceria com a Algar Telecom.
ALGAR FARMING

A Algar Farming foi fundada em 2014 como reestruturação da atividade de agricultura e pecuário do grupo Algar. A empresa atua nas frentes de negócio de produção de commodities agrícolas e investe no confinamento e criação de gado de corte.

Em 2018, a Algar Farming realizou a primeira edição do Rally, um grande evento que reúne produtores rurais e empresas do ramo agro para promover ambientes de discussão, difusão de tecnologias e inovação.

A Algar Farming criou, em 2019, a CIA (Central de Inteligência Agronômica), um novo departamento com o objetivo de consolidar todas as ferramentas tecnológicas.

ALSOL

A Alsol foi fundada em 2012, com o nome de Malagoli Engenharia. Acompanhando a evolução da marca, em 2015, o grupo Algar decidiu acelerar a empresa, que passou a se chamar Alsol Energias Renováveis.

Em 2015, alguns alunos do MBA da renomada Universidade de Cabridge, do Reino Unido, estiveram na Alsol para estudá-la como case e propor soluções de consultoria.

A Alsol venceu a licitação para criação de usina fotovoltaica no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) em 2017. No mesmo ano, a empresa desenvolveu um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com a Cemig, e fechou parceria com o Tribanco para instalação de placas fotovoltaicas.

Usina fotovoltaica da Alsol em Uberlândia.

Em 2017, a Alsol lançou seu programa social, batizado como Alsocial, com o objetivo de reunir iniciativas voltadas ao meio ambiente, inclusão e responsabilidade social.

Ainda em 2017, a Alsol, em parceria com a MRV Engenharia e a Sunew, implantou a primeira árvore de energia solar em Belo Horizonte que permite recarga de baterias e acesso Wi-Fi. No ano seguinte, instalou uma usina solar na empresa Uberlândia Refrescos, centro de distribuição da Coca-Cola em Uberlândia.  

Em 2018, a Alsol lançou, em Uberlândia – MG, uma usina solar combinada com baterias, uma proposta inovadora capaz de abastecer a rede de distribuição durante o dia e a noite. Foi a primeira usina fotovoltaica do Brasil com sistema de armazenamento de 1MW. Ainda em 2018, realizou a instalação do primeiro Empreendimento de Múltiplas Unidades Consumidoras de grande porte do Brasil, em um condomínio residencial em Belo Horizonte – MG. 

Em 2019, o grupo Algar fechou contrato com a Energisa, um dos principais grupos privados do setor elétrico do Brasil e uma empresa 100% nacional, que adquiriu o controle da Alsol Energia.

De 2000 a 2009 2020